A evolução já é acelerada. São 35% ao ano, em média, nos últimos anos. Mas a operação da Targit no Brasil quer avançar ainda mais e aumentar em 50% seu faturamento neste ano. Para isso, a companhia dinamarquesa de análise de dados e Business Intelligence (BI) tem virado a chave do negócio e se apresentado cada vez mais como consultora e implementadora de serviços de dados. “Temos investido na ampliação do negócio no Brasil, com uma equipe comercial maior, ampliando bastante os investimentos em marketing, participação em feiras e eventos, além da expansão do portfólio”, disse Guilherme Fernandes, head de growth da Targit Brasil.
Dobrar a operação em dois anos não será tarefa fácil. Mas Fernandes se mostra confiante “diante de tudo” que a empresa tem feito e entregado nos últimos tempos para seus cerca de 400 clientes no Brasil e na América Latina (dos 8.000 espalhados pelo mundo), responsáveis por 5% da receita global da companhia de tecnologia – os números absolutos não são divulgados.
Para traduzir esse “tudo” em algum resultado tangível, o executivo cita o case da Casa Flora, importadora e distribuidora de alimentos, bebidas, vinhos e destilados, que reduziu o tempo de geração dos relatórios corporativos de 36 horas para 30 segundos ao utilizar a solução da Targit chamada Decision Suite.

Com a ferramenta, é possível realizar o monitoramento em tempo real dos Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs), obtendo insights contínuos que permitem o ajuste das operações conforme as mudanças do mercado.
Foram customizados painéis com informações que impactam diversas áreas, como vendas, logística, financeiro, abastecimento e marketing. Também houve a eliminação da coleta manual de dados, o que resultou em mais rapidez na execução de tarefas de negócios. Além disso, com uma compreensão mais profunda do seu público-alvo, a Casa Flora adaptou suas ofertas e aperfeiçoou o atendimento ao cliente.
A partir dos resultados conquistados, a importadora vai ampliar sua relação com a Targit. Nesse aspecto, entra também o posicionamento da companhia dinamarquesa como parceira no treinamento dos clientes. “Mais do que fornecer uma ferramenta, pensamos na capacitação das pessoas que vão utilizar essas soluções”, afirmou Fernandes.
Para o CEO da Casa Flora, Vinícius Alves, o crescimento da empresa está diretamente ligado ao desenvolvimento das pessoas. “Quando eliminamos suas tarefas repetitivas e lhes damos tarefas mais inovadoras, todo o time ganha e contribui para o crescimento da Casa Flora.”
Alves ressaltou ainda que a geração automática de relatórios permite que os profissionais se concentrem em análises estratégicas para decisões relacionadas a margens financeiras, fluxo de caixa, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e mapas de estoque.