A evolução já é acelerada. São 35% ao ano, em média, nos últimos anos. Mas a operação da Targit no Brasil quer avançar ainda mais e aumentar em 50% seu faturamento neste ano. Para isso, a companhia dinamarquesa de análise de dados e Business Intelligence (BI) tem virado a chave do negócio e se apresentado cada vez mais como consultora e implementadora de serviços de dados. “Temos investido na ampliação do negócio no Brasil, com uma equipe comercial maior, ampliando bastante os investimentos em marketing, participação em feiras e eventos, além da expansão do portfólio”, disse Guilherme Fernandes, head de growth da Targit Brasil.
Dobrar a operação em dois anos não será tarefa fácil. Mas Fernandes se mostra confiante “diante de tudo” que a empresa tem feito e entregado nos últimos tempos para seus cerca de 400 clientes no Brasil e na América Latina (dos 8.000 espalhados pelo mundo), responsáveis por 5% da receita global da companhia de tecnologia – os números absolutos não são divulgados.
Para traduzir esse “tudo” em algum resultado tangível, o executivo cita o case da Casa Flora, importadora e distribuidora de alimentos, bebidas, vinhos e destilados, que reduziu o tempo de geração dos relatórios corporativos de 36 horas para 30 segundos ao utilizar a solução da Targit chamada Decision Suite.

Com a ferramenta, é possível realizar o monitoramento em tempo real dos Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs), obtendo insights contínuos que permitem o ajuste das operações conforme as mudanças do mercado.
Foram customizados painéis com informações que impactam diversas áreas, como vendas, logística, financeiro, abastecimento e marketing. Também houve a eliminação da coleta manual de dados, o que resultou em mais rapidez na execução de tarefas de negócios. Além disso, com uma compreensão mais profunda do seu público-alvo, a Casa Flora adaptou suas ofertas e aperfeiçoou o atendimento ao cliente.
A partir dos resultados conquistados, a importadora vai ampliar sua relação com a Targit. Nesse aspecto, entra também o posicionamento da companhia dinamarquesa como parceira no treinamento dos clientes. “Mais do que fornecer uma ferramenta, pensamos na capacitação das pessoas que vão utilizar essas soluções”, afirmou Fernandes.
Para Vinícius Alves, que atua na área de Transformação e Melhoria Contínua (TMC) da Casa Flora, o crescimento da empresa está diretamente ligado ao desenvolvimento das pessoas. “Quando eliminamos suas tarefas repetitivas e lhes damos tarefas mais inovadoras, todo o time ganha e contribui para o crescimento da Casa Flora.”
Alves ressaltou ainda que a geração automática de relatórios permite que os profissionais se concentrem em análises estratégicas para decisões relacionadas a margens financeiras, fluxo de caixa, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e mapas de estoque.