Novo processo do BS2 reduz em mais de 75% o tempo para abertura de contas

Com uso de Inteligência Artificial, instituição voltada para público PJ conseguiu reduzir o esforço operacional em 85% por meio do fortalecimento da plataforma

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Imagens: Divulgação

Marcos Magalhães, CEO do BS2: desafio de modernizar um banco tradicional voltado para empresas

Marcos Magalhães, CEO do BS2: desafio de modernizar um banco tradicional voltado para empresas

Comodidade tecnológica para atrair novos clientes. Essa é a receita seguida pelo BS2 para garantir a abertura de novas contas em seu sistema. O banco, voltado para empresas de todos os portes, anunciou um novo formato de atendimento para garantir otimização da jornada por meio de redução de campos para preenchimentos e personalização do tipo de cliente. O resultado é um ganho superior a 75% no tempo de abertura de uma conta.

“A robustez de nossa plataforma nos permite escalar fortemente nosso negócio”, afirmou Marcos Magalhães, CEO do banco desde 2021, após passar quase 19 anos em diversos cargos no Itaú Unibanco, onde chegou a diretor executivo de crédito e cobrança. Ao assumir o BS2, encontrou um prejuízo de R$ 31,4 milhões e uma estrutura baseada praticamente em São Paulo e Belo Horizonte. Mais de quatro anos depois, o banco já abriu escritórios em cidades como Campo Grande, Brasília e Curitiba e, em 2024, registrou um lucro líquido de R$ 101 milhões, além de ter um rating A.br pela Moody’s.

Ao “recuperar” um banco com cerca de 30 anos de história, o executivo entende que o processo de transformação digital, exemplificado pelos novos processos que reduzem o tempo de abertura de contas, foi essencial nesta jornada. “Nosso diferencial é acoplar inteligência de negócios à tecnologia, permitindo que isso chegue diretamente no ambiente do nosso parceiro, trazendo eficiência e novas fontes de receitas que nos conferem estabilidade e nos favorecem em diferentes ambientes”, disse Magalhães.

Para colocar a nova estrutura em funcionamento foram necessários cerca de seis meses e o envolvimento dos times de tecnologia, operações, design e customer experience. O processo contou com pesquisa, conceituação, definição de tecnologia, escolha de arquitetura, desenvolvimento, prototipação, testes e aprovação até que a nova jornada fosse finalizada.

A companhia apostou no resultado da escuta ativa dos usuários para criar o modelo personalizado de acordo com os diferentes grupos de empresas. Ao invés de desenhar um modelo único para todas, o novo sistema traz estruturas diferentes de acordo com o tamanho de cada uma. Hoje, o novo formato possui entre oito e 19 campos para abertura de novas contas, dependendo da estrutura de cada empresa.

Com isso, o BS2 desenvolveu uma evolução significativa de experiência: a abertura de conta de forma completamente digital mesmo no caso de grandes corporações, já que, na maioria dos casos, uma empresa do segmento Corporate não consegue contar com um sistema digital e o pedido de abertura de conta passa pelo backoffice, o que leva mais tempo. Para atingir este objetivo, o BS2 introduziu IA na jornada, o que contribuiu na leitura e interpretação dos contratos sociais e otimizou a atuação do backoffice. O banco também passou a utilizar captura e validação biométrica, trazendo mais segurança, além da melhoria do visual e da linguagem, que facilitaram a experiência do usuário.

Com o uso de inteligência artificial, o BS2 conseguiu reduzir o esforço operacional em 85%, o que otimizou a jornada do cliente e permitiu que o time de tecnologia e atendimento pudesse focar em questões que a IA não consegue resolver. Em muitos casos, o novo cliente não precisa preencher os campos, apenas confirmar as informações que são preenchidas com ajuda de APIs e Inteligência Artificial. “Nosso objetivo foi construir um processo 100% digital, independentemente do tamanho da empresa. Além disso, buscamos auxílio na tecnologia para facilitar o processo. É mais simples confirmar informações do que digitar uma infinidade de campos”, comentou Danilo Zimmermann, COO e CIO do BS2.

Outro avanço desenvolvido pelo BS2 é a possibilidade de uma jornada multicanal, que significa que o cliente pode iniciar o processo pelo celular e concluir pela web e vice-versa. A ideia é monitorar e tagear toda a experiência do cliente já que assim conseguem identificar onde o usuário tem dificuldade para avançar e ajudá-lo a concluir a abertura.

“O BS2 não nasceu digital. Ele é fruto da evolução de um modelo bancário tradicional e isso, muitas vezes, significa lidar com um legado em que precisamos conectar diferentes tipos de tecnologia, ferramentas e soluções. Por esta razão, implementar um sistema que é 100% digital, mostra o quanto nos desafiamos e estamos dispostos em investir na melhor experiência para nossos clientes”, enfatizou Zimmermann.

 

 

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