Na indústria da estética feminina, o “Brazilian wax” é tão brasileiro quanto o futebol, o samba ou a caipirinha. Mas não é apenas esse estilo de depilação que tem ganhado destaque mundo afora – e sim os negócios que giram em torno desse setor. Um exemplo desse fenômeno é a Espaçolaser, maior rede de depilação a laser do mundo, que segue em ritmo acelerado de expansão, consolidando sua liderança no setor. Entre setembro de 2023 e setembro de 2024, a marca inaugurou 54 novas unidades, sendo 35 no Brasil e 19 no exterior, alcançando a marca de mais de 870 lojas distribuídas por quatro países da América Latina.
Sob o comando da CEO Magali Leite, a estratégia de crescimento da Espaçolaser está pautada em um modelo de franquias. Das 54 inaugurações no período, 51 foram por meio de franqueados. As três unidades próprias abertas estão localizadas na Argentina. No Brasil, a expansão foi liderada pelo Sudeste, que recebeu 23 novas lojas, sendo 18 em São Paulo, três em Minas Gerais e duas no Rio de Janeiro.
O Centro-Oeste também teve um avanço significativo, com quatro unidades em Goiás e duas no Mato Grosso. Outras regiões também registraram crescimento, com novas unidades no Maranhão, Ceará, Paraná e Rio Grande do Sul. “Nossa intenção é continuar expandindo por meio dos franqueados, mas não descarto voltar a investir em lojas próprias”, disse a executiva. “Por enquanto, isso não é uma diretriz. Em áreas mais periféricas e distantes, é mais eficiente operar através dos franqueados. Os grandes centros já contam com um número significativo de lojas próprias”, acrescentou.
No mercado internacional, a rede está presente na Argentina (8 unidades), no Chile (10) e no Paraguai (1), consolidando sua posição entre as dez maiores empresas brasileiras com franquias no exterior, de acordo com o ranking da Associação Brasileira de Franchising (ABF). “Estamos com um pipeline robusto de franqueados. É uma maneira muito interessante de aumentar a capilaridade, porque eles já operam nas regiões onde vamos inaugurar”, afirmou Magali.

De acordo com Daniel de Almeida, diretor da Unidade de Negócios de Franquias da Espaçolaser, a empresa tem priorizado a expansão para cidades com mais de 50 mil habitantes, fortalecendo sua presença além das capitais e grandes centros urbanos. “Nosso crescimento é resultado de um modelo de negócios robusto, da confiança dos franqueados e da preferência dos clientes pela marca”, afirmou.
O sucesso da rede também está atrelado à capacitação de seus profissionais, segundo a empresa. A Universidade do Laser, centro de formação da marca, garante um padrão de excelência nos atendimentos, com mais de 100 horas de treinamento para as especialistas antes de iniciarem os procedimentos.

Outro diferencial competitivo da Espaçolaser é sua presença na Bolsa de Valores (ESPA3), sendo a única empresa do setor de estética com capital aberto. Em 2023, a companhia alcançou um faturamento total de R$ 1,6 bilhão, um crescimento de 7%, e um Ebitda ajustado de R$ 213 milhões, um aumento de 39% em relação ao ano anterior. Os resultados atestam o sucesso internacional do “Brazilian wax”.