Poucas vinícolas podem afirmar que sua certidão de nascimento não foi assinada em um vinhedo, mas em uma sala de aula. A história da Alpasión começou bem longe de Mendoza, na Argentina, onde seus vinhos são produzidos. Ela teve início nos corredores do Insead Business School, uma das mais prestigiadas escolas de negócios do mundo, na França. Foi ali, em 2009, que um grupo de executivos de diferentes nacionalidades, trajetórias e culturas descobriu algo em comum que ia além das finanças e da estratégia corporativa: uma paixão genuína pelo vinho.
Inspirados pelo lema que acabaria se tornando o espírito da marca (“Viva a vida ao máximo, o que conta é a jornada, não o destino”), decidiram transformar afinidade em ação. Em setembro daquele ano, uma viagem exploratória ao Vale do Uco, em Mendoza, selou o compromisso. A região, hoje consagrada uma das mais espetaculares da vitivinicultura argentina, oferecia altitude, solos pedregosos e um clima extremo capaz de produzir vinhos de identidade marcante.
A compra das terras e a fundação formal da Alpasión ocorreram em março de 2010. Meses depois, em novembro, começava a construção do lodge, o primeiro sinal concreto de que o projeto não se limitaria à produção de vinho. A visão sempre foi mais ampla: criar um lugar onde vinho, hospitalidade e experiência caminham juntos.
Os primeiros frutos vieram em 2012, ano decisivo na consolidação da vinícola. Em março, o lodge recebeu seus primeiros hóspedes; em junho, chegava ao mercado o Alpasión Malbec 2011, a safra inaugural. No ano seguinte, o lançamento da linha Private Selection e a licença para perfuração de um novo poço viabilizaram a expansão dos vinhedos e deram escala ao projeto.
Desde então, a Alpasión cresceu de forma orgânica e consistente. Hoje, com um portfólio de 13 rótulos, produz 250 mil garrafas por ano e está presente em 25 países. No Brasil, a distribuição é da JC Wines.
O plantio cuidadoso, as colheitas bem-sucedidas, a certificação orgânica e os prêmios internacionais ajudaram a posicionar a marca entre os nomes relevantes do Vale do Uco.
Grand Malbec
Um bom exemplo da qualidade alcançada com essa filosofia é o Alpasión Grand Malbec. Nascido no coração da Cordilheira dos Andes, em Los Chacayes, uma região especial do Vale do Uco, esse vinho reflete a essência do terroir, revelando a altitude, amplitude térmica e solos pedregosos e calcários, favorecendo a produção de uvas de excelente qualidade, resultando em vinhos estruturados, potentes e elegantes. “O Grand Malbec é o vinho que melhor expressa a identidade e o espírito da vinícola Alpasión. Considerado o nosso rótulo emblemático, ele combina os principais atributos que qualificam o terroir único de Mendoza e a filosofia de paixão que inspira a marca desde sua fundação”, afirma Jorge Santos Carneiro, um dos sócios-fundadores da vinícola.
Produzido a partir de uvas cultivadas a mais de 1.200 metros de altitude, o Grand Malbec obteve medalha de ouro no Decanter World Wine Awards e outros reconhecimentos importantes da crítica internacional. Envelhecido por 12 meses em barricas de carvalho francês no estilo Bordeaux, apresenta coloração violeta profunda e uma impressionante concentração aromática, marcada por frutas vermelhas e negras maduras, chocolate amargo, mocha e um sutil toque de menta. No paladar, é rico, ousado e encorpado, com taninos maduros e macios, que conduzem a um final longo e persistente. Com elevada graduação alcoólica de 14,7%, entrega estrutura e elegância.
Mais do que uma vinícola, a Alpasión é o retrato de uma ideia que atravessou continentes e saiu do papel para ganhar forma no coração do Vale do Uco. E o melhor é que esse bem-sucedido projeto que une vinho, gastronomia e hospitalidade está aberto a investidores. O modelo de negócio foi desenhado para permitir que mais sócios participem da jornada. “Ainda estamos recebendo amigos e pessoas com a mesma mentalidade no projeto Alpasión. Amantes do vinho que compartilham nossa visão e paixão pelo vinho e pela vida”, afirma um texto publicado no site da Alpasión. Ficou interessado? Entre em contato Norbert Verbeek pelo e-mail [email protected].
As digitais são a marca registrada de rótulos como o Grand Malbec, um dos mais representativo da filosofia do grupo

