Com lançamento da primeira fase previsto para o início de 2026, o Rio Parque será o primeiro bairro-parque de Tijucas, no litoral norte de Santa Catarina. O empreendimento de alto padrão terá Valor Geral de Vendas (VGV) estimado em R$ 1 bilhão e será implantado em uma área de mais de 460 mil metros quadrados, o equivalente a cerca de 65 campos de futebol.
Localizado às margens dos rios Tijucas e Oliveira, o projeto aposta em um conceito urbanístico que integra moradia, comércio, serviços e lazer à preservação ambiental. O masterplan prevê um parque linear aberto ao público, um corredor ecológico de aproximadamente dois quilômetros e infraestrutura completa, consolidando um novo eixo de desenvolvimento urbano no município.

Um dos principais diferenciais do Rio Parque será a marina privativa, com acesso ao mar por via fluvial. A partir do empreendimento, será possível chegar de barco, em cerca de 20 minutos, a destinos como Governador Celso Ramos e Bombinhas, o que reforça o apelo do projeto para um público que valoriza o lazer náutico e a proximidade com a natureza.
A primeira etapa do bairro-parque já está em obras e concentra investimentos da ordem de R$ 50 milhões, com previsão de entrega em 30 meses. A expectativa é que o empreendimento contribua para posicionar Tijucas como uma nova fronteira de valorização imobiliária no litoral catarinense, impulsionada pela proximidade com mercados consolidados como Balneário Camboriú, Itapema, Itajaí e Florianópolis, cidades que figuram entre as mais caras do país no preço do metro quadrado, segundo o índice FipeZap.
Segundo Ricardo Laus, especialista em mercado imobiliário e diretor da Novo Ambiente Urbanismo, responsável pelo desenvolvimento do projeto, o Rio Parque representa mais do que um loteamento tradicional. “O empreendimento está inserido em uma proposta de crescimento urbano planejado e sustentável para Tijucas, integrando diferentes usos e uma relação direta com os rios e áreas verdes. O lançamento previsto para o início do próximo ano marca uma nova fase para a cidade, alinhada às tendências de bairros-parque de alto padrão e ao perfil de quem busca investir ou viver no litoral de Santa Catarina”, afirma.
