A Grana.ai, techfin especializada em tecnologia para operações com recebíveis de cartão, anunciou que deve viabilizar R$ 3 bilhões em volume financeiro nos próximos dois anos, por meio do acesso facilitado a dados estratégicos para análise e concessão de crédito. A plataforma está integrada às principais registradoras e adquirentes do mercado, com acesso ao Open Finance, permitindo operações mais inteligentes, com maior controle, personalização e segurança.
A empresa acaba de captar R$ 1 milhão em rodada liderada por Domo.VC, SC Angels e WOW Aceleradora, que será direcionado à expansão da plataforma plug-and-play que conecta credores — como FIDCs, securitizadoras e empresas não financeiras — aos seus clientes, profissionalizando operações garantidas por vendas no cartão. “Fundamos a Grana.ai para destravar o potencial dos recebíveis como ativo estratégico. Com esta última rodada, aceleramos nossa missão de ser a infraestrutura de referência para esse tipo de operação no Brasil”, afirma Thiago Karan, CEO da Grana.ai.
Com sede em Porto Alegre (RS), a companhia está posicionada para atender a uma demanda crescente por soluções B2B no mercado financeiro, promovendo mais competitividade para credores que desejam atuar com recebíveis como garantia. Diferentemente das soluções voltadas ao tomador final, a Grana.ai atua nos bastidores como tecnologia de conexão e automação entre quem oferece crédito e quem precisa dele.
O objetivo é simplificar o uso dos recebíveis de cartão, permitindo que credores ofereçam a seus clientes a antecipação de vendas ou utilizem esses ativos como garantia para gerar novas oportunidades. Em 2025, a companhia entrou na lista de “Startups para ficar de olho”, elencada pelo Sebrae.
“Nascemos para resolver uma dor do lado do credor: acessar dados, formalizar operações e acompanhar liquidações com agilidade. Com a evolução regulatória do Banco Central e nossa tecnologia de rápida implementação, é possível transformar os recebíveis de cartão em uma moeda estratégica para diversos fins”, afirma Carlos Gustavo Pulga, cofundador e COO da Grana.ai.