Com fábrica inaugurada na Bahia, BYD apresenta o primeiro elétrico 100% brasileiro

Montadora chinesa acelera produção nacional com investimento de R$ 5,5 bilhões e mira liderança na mobilidade elétrica na América Latina

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Imagens: Divulgação

O primeiro Dolphin Mini totalmente montado no Brasil foi produzido em caráter experimental na fábrica recém-construída

O primeiro Dolphin Mini totalmente montado no Brasil foi produzido em caráter experimental na fábrica recém-construída

Em um movimento estratégico que marca um novo capítulo para a indústria automotiva brasileira, a BYD apresentou, no dia 1º de julho, o primeiro Dolphin Mini totalmente montado no Brasil. O modelo, o carro elétrico mais vendido do país, foi produzido em caráter experimental na recém-construída fábrica da montadora chinesa em Camaçari, na Bahia. “O feito representa não apenas o avanço da marca no mercado nacional, mas um marco na transição para uma mobilidade mais sustentável na América Latina”, disse Stella Li, vice-presidente executiva global e CEO da BYD Américas e Europa.

A apresentação do veículo ocorreu no interior do complexo industrial de 4,6 milhões de metros quadrados — uma das maiores estruturas do setor no País. “Esse é um momento histórico, não apenas para a BYD, mas para o futuro da mobilidade elétrica na América Latina”, afirmou Stella. “Levamos apenas 15 meses entre o início das obras e a entrega do primeiro carro.”

O Dolphin Mini, que já superou a marca de 1 milhão de unidades produzidas globalmente e foi eleito o Carro Urbano do Ano de 2025 pelo World Car Awards, é a grande aposta da BYD no consumidor brasileiro. Por aqui, o modelo já soma mais de 34 mil unidades comercializadas. Além do compacto elétrico, a marca também anunciou a chegada do Song Pro — seu primeiro híbrido produzido no Brasil — e confirmou o início da fabricação local de três modelos: Dolphin Mini, Song Pro (GL/GS) e King (GL/GS).

O investimento de R$ 5,5 bilhões em Camaçari promete transformar a cidade baiana em um dos polos mais importantes da indústria automotiva nacional. A planta começa com capacidade para montar 150 mil veículos por ano, mas deve dobrar esse volume na segunda fase do projeto. A expectativa é que o complexo gere até 20 mil empregos diretos e indiretos quando estiver em plena operação.

A linha de produção da BYD na Bahia é a maior da companhia fora da Ásia. Robôs realizam tarefas como fixação de baterias e instalação de vidros, enquanto um sistema de rastreamento permite acompanhar cada veículo em tempo real. Há ainda um sistema de fricção silenciosa que reduz o ruído ambiente para menos de 70 decibéis, proporcionando melhores condições de trabalho.

“Estamos transformando Camaçari em uma potência para o futuro. Esse complexo representa uma vitória da inovação, da sustentabilidade e da confiança no Brasil”, disse Alexandre Baldy, vice-presidente sênior e head comercial e de marketing da BYD Auto Brasil.

Fornecimento nacional e motor híbrido flex

Com o avanço das operações no país, a BYD iniciou também o processo de nacionalização de componentes. Já foram homologadas 106 empresas brasileiras como fornecedoras — a primeira foi a Continental Pneus, também instalada em Camaçari.

Além disso, um dos projetos mais ambiciosos da empresa é o desenvolvimento de um motor híbrido flex, o 1.5 DM-i, resultado da cooperação entre engenheiros chineses e brasileiros. O sistema será compatível com gasolina e etanol, o combustível verde mais emblemático do Brasil, reforçando o compromisso da marca com soluções sustentáveis e adaptadas ao mercado local.

O projeto da BYD também impulsiona a reindustrialização da região. Segundo o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, a fábrica é uma vitrine do potencial baiano para liderar processos de inovação e geração de empregos: “Estamos colocando a Bahia no centro da revolução energética global. Essa nova etapa trará resultados de altíssima qualidade para o estado.”

Desde o início das obras em março de 2024, mais de 1.000 pessoas foram contratadas, e a empresa anunciou recentemente a abertura de mais 3.000 vagas até o fim de 2025. Os postos abrangem desde engenheiros e técnicos até operadores, eletricistas, profissionais de logística e TI. As contratações contarão com apoio de parcerias com o governo estadual e a Prefeitura de Camaçari para priorizar mão de obra local.

“A fábrica vai ativar toda a cadeia produtiva de veículos elétricos e híbridos, estimular novos serviços e gerar milhares de empregos. É um marco para Camaçari e para a Bahia”, acrescentou o prefeito Luiz Carlos Caetano.

Desde sua chegada ao Brasil, em 2014, a BYD vem ampliando sua presença e investindo de forma consistente na eletrificação do setor automotivo. Atualmente, a empresa é líder nas vendas de carros elétricos no país — foi responsável por 9 em cada 10 modelos elétricos vendidos em maio — e figura entre as quatro maiores montadoras em volume de vendas no varejo, superando marcas com décadas de atuação local.

Outro destaque é a expansão da rede de concessionárias: a marca já soma 180 lojas em operação e planeja alcançar 240 até o final de 2025, com presença em todos os estados e nas principais cidades brasileiras.

“A BYD está no centro da transformação energética global, e o Brasil é peça-chave nessa estratégia”, reforçou Tyler Li, presidente da BYD Brasil. “Com inovação, tecnologia de ponta e uma base sólida de produção, estamos preparados para liderar a nova era da mobilidade.”

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