Do ticketing ao boliche: como a gaúcha Imply pretende dobrar atuação internacional

Exportações da companhia, que atua em quatro linhas de negócios, são responsáveis por 25% do faturamento. Meta é chegar a 50% de vendas a outros países, ao mesmo tempo em que reforça atuação no Brasil. Fábrica está sendo ampliada

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Imagens: Divulgação

Fundador e CEO da Imply, Tironi Paz Ortiz: versatilidade como marca registrada

Fundador e CEO da Imply, Tironi Paz Ortiz: versatilidade como marca registrada

Imagine abrir uma empresa de painéis eletrônicos no Brasil, focada em mobiliário urbano, e seu primeiro contrato ser para construir uma pista de boliche na Espanha. Foi exatamente isso o que aconteceu com a gaúcha Imply, quando iniciou sua operação em 2003. O primeiro desafio mostrou a versatilidade para os negócios do fundador e CEO da companhia, Tironi Paz Ortiz. E parece que ele gostou dessa capacidade de se adaptar a diferentes tarefas. Hoje, mais de duas décadas depois do início das atividades, a empresa atua na construção de pistas de boliche, em painéis de LED e ainda nas áreas de ticketing e totens de autoatendimento.

A Imply, que já nasceu internacionalizada, fornece para 125 países, sendo que as vendas externas são responsáveis por 25% de seu faturamento. A meta é dobrar esse percentual e chegar a 50% da receita nos próximos anos.

Nos negócios em geral, a expectativa é crescer 40% em 2025 e passar dos atuais 400 colaboradores para mais de 500 nos próximos dois anos.

Para atingir essas metas, a Imply tem vários projetos em andamento. Um deles é a expansão da fábrica e do centro de inovação localizado em Santa Cruz do Sul (RS). Com R$ 20 milhões de investimento, o aumento da planta ocorre em duas fases. A primeira, já concluída, adicionou 3.000 m² de área, totalizando 17 mil m². A segunda, em execução, acrescentará mais 3.500 m², chegando a 20,5 mil m² de linhas de produção para abastecer as quatro linhas de negócio.

Na fábrica, localizada a 150 quilômetros da capital Porto Alegre, na região conhecida como Vale do Rio Pardo, são produzidos softwares e dispositivos eletrônicos, além de contar com áreas de matrizaria, mecânica, marcenaria, pintura e gráfica.

Fábrica e centro de inovação localizados em Santa Cruz do Sul (RS) estão sendo expandidos
Fábrica e centro de inovação localizados em Santa Cruz do Sul (RS) estão sendo expandidos

“Estamos atentos às movimentações e tecnologias para estarmos atualizados e poder oferecer aos nossos parceiros os melhores produtos do mercado”, disse Ortiz.

Outra iniciativa comandada pelo CEO é a participação em feiras internacionais, com o objetivo de fortalecer a marca e reforçar a parceria com os distribuidores.

Neste ano, a Imply estará pela 21ª vez consecutiva na IAAPA Expo, uma das maiores feiras de entretenimento do mundo, realizada em novembro, em Orlando, Flórida (EUA). Em setembro, a empresa participará de evento similar em Barcelona (Espanha). Arábia Saudita, Emirados Árabes e Índia também estão no roteiro da Imply.

Apenas no segmento de boliche, a companhia gaúcha exportou para 32 países no ano passado. As principais vendas foram destinadas à Austrália, Espanha, México, Venezuela, Índia, Peru, França, Arábia Saudita, Costa Rica e EUA.

Entre os clientes residenciais de pistas — nicho que cresceu desde a pandemia — está um certo português, um dos maiores jogadores de futebol do mundo.

No Brasil, os projetos mais recentes foram instalados no Shopping Pier 21, em Brasília (DF), e no Shopping Paulista, em São Paulo (SP). Para alavancar as vendas, a Imply iniciou um programa de aluguel de pistas por meio de FIIs (fundos imobiliários), com cobrança a partir de uma taxa de instalação.

Como uma pista custa cerca de R$ 200 mil, um projeto com 10 pistas requer investimento de R$ 2 milhões.

“Queremos viabilizar para aquele cliente que, muitas vezes, não tem capacidade de comprar as pistas. Temos dezenas de pistas locadas no Brasil, já atuamos na Austrália e estamos iniciando o primeiro projeto no Chile. É uma nova modalidade de negócio”, explicou Ortiz, ressaltando que a companhia tem zero de alavancagem. “Inclusive, temos feito adiantamento de crédito para os nossos clientes”, disse, sem revelar o faturamento.

Ingressos

A ElevenTickets, plataforma de ingressos da Imply, bateu recorde ao comercializar mais de 10 milhões de bilhetes em 2024. Além da venda de tickets, a empresa fornece tecnologias integradas para e-commerce, gestão de consumo, gestão de sócios e controle de acessos — inclusive com reconhecimento facial.

“É uma das nossas vias de crescimento”, afirmou o executivo, destacando que essa linha de negócio representa 35% do faturamento da companhia. Os outros 65% são divididos entre as áreas de boliche, autoatendimento e painéis de LED.

A Imply detém 31% de participação no mercado da Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol, além de prestar serviços para mais de 1.800 eventos culturais e atrações premium, com personalização de experiências e otimização de operações.

No mercado esportivo, a ElevenTickets atuou em 424 jogos realizados em 18 campeonatos, atendendo a 19 clubes e seleções.

Entre os destaques está o recorde de renda em jogos no Brasil: R$ 15,7 milhões gerados na Final da Copa do Brasil de 2024 (Flamengo x Atlético-MG), com público de 61.305 pessoas no Maracanã (RJ).

“A tecnologia também demonstrou sua eficiência ao atingir picos operacionais, processando a venda de 3.800 tickets por minuto em eventos de alta demanda, além de controlar acessos em 18 estádios, sendo sete com reconhecimento facial”, comentou Ortiz.

Painéis eletrônicos

Os painéis de LED da Imply estão presentes em 25 países. Com alta resolução, são utilizados em arenas multiuso, estádios, centros urbanos, outdoors e ambientes corporativos. A empresa oferece soluções personalizadas para publicidade, comunicação visual e transmissões ao vivo.

Os telões dos estádios Arena das Dunas, em Natal (RN), e Arena Castelão, em Fortaleza (CE), foram recentemente trocados pela Imply, que também tem projetos semelhantes em centros esportivos no Uruguai.

Os estádios Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), e MorumBis, em São Paulo (SP) — um dos maiores da América Latina, com 154 m² — também estão sendo modernizados pela empresa gaúcha.

Além disso, os painéis da Imply estão presentes em rodovias de São Paulo e Minas Gerais, por meio de contratos com as operadoras das estradas.

Autoatendimento

Na área de autoatendimento, a Imply atua com empresas e órgãos públicos por meio de terminais multifuncionais, que oferecem serviços como pagamento de contas, emissão de documentos, recarga de créditos, compra de passagens de ônibus, trem e metrô, entre outras funcionalidades.

Em Minas Gerais, a empresa já realizou 7 milhões de atendimentos em serviços públicos e biometria, com 248 serviços disponíveis no estado.

Em São Paulo, em parceria com a Autopass — referência em mobilidade e bilhetagem eletrônica com o TOP (bilhete digital via QR Code) —, foram instalados 140 novos terminais de autoatendimento no último ano, em pontos estratégicos da capital paulista. Esses terminais se somam a centenas de totens operantes desde 2016 em estações do Metrô, CPTM e EMTU.

Juntos, os equipamentos processam cerca de 5 milhões de transações mensais, movimentando aproximadamente R$ 70 milhões.

Assim a Imply segue sua jornada com uma fábrica, quatro negócios e versatilidade que gera infinitas possibilidades.

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