Esporte em tempo real: como a IBM transforma dados em emoção (e em faturamento bilionário)

Com soluções baseadas em Inteligência Artificial, companhia americana fortalece parcerias em modalidades como Fórmula 1, tênis, golfe, MMA e futebol, unindo inovação e experiência dos fãs. Receita global da empresa foi de US$ 62,8 bilhões em 2024

Compartilhe:

Imagens: Divulgação

Na edição deste ano, Wimbledon terá duas novas soluções de IA com o suporte do Watsonx da IBM em seu aplicativo

Na edição deste ano, Wimbledon terá duas novas soluções de IA com o suporte do Watsonx da IBM em seu aplicativo

Para ganhar o jogo no concorrido setor de tecnologia contra gigantes como AWS, Microsoft, Google, Oracle, SAP e Cisco, a americana IBM entrou no esporte. Ou melhor, nos esportes. A companhia tem sido parceira na criação de soluções para modalidades como automobilismo, tênis, golfe, artes marciais e também para empresas de mídia. As ferramentas visam aproximar ainda mais os fãs dos times e dos esportes.

Essa vertente esportiva tem colaborado para incrementar o faturamento da IBM, que em 2024 foi de US$ 62,8 bilhões, um pouco acima do registrado no ano anterior. No primeiro trimestre deste ano, a receita foi de US$ 14,5 bilhões, também ligeiramente superior ao mesmo período do ano passado.

Uma das soluções mais recentes da IBM é um aplicativo desenvolvido para a tradicional Scuderia Ferrari HP, da Fórmula 1. A ferramenta foi reformulada para turbinar a experiência global dos fãs da categoria.

O novo app foi criado com a metodologia IBM Design e impulsionado, em parte, pelas tecnologias de IA generativa do Watsonx — plataforma comercial da companhia que oferece estúdio, armazenamento de dados e um kit de ferramentas de governança. A Red Hat, empresa adquirida pela IBM em 2019, também participou da construção da solução.

No chamado Race Center, o enorme volume de dados atuais e históricos da Ferrari foi transformado em experiências mais imersivas, personalizadas e interativas. Essas novas experiências digitais estão disponíveis em inglês e, pela primeira vez, no idioma nativo da equipe: o italiano.

Solução IBM: No chamado Race Center, o enorme volume de dados atuais e históricos da Ferrari foi transformado em experiências mais imersivas, personalizadas e interativas
Solução IBM: No chamado Race Center, o enorme volume de dados atuais e históricos da Ferrari foi transformado em experiências mais imersivas, personalizadas e interativas

Os recursos incluem detalhamentos pós-corrida sobre o desempenho da equipe, transformados em narrativas envolventes que destacam os principais momentos e colocam pontos de dados relevantes em contexto — incluindo reflexões dos pilotos e do diretor da equipe.

Também há informações históricas sobre pilotos e equipes, com comparações entre os principais momentos das corridas de 2025 e marcos anteriores da escuderia italiana. É possível ainda acessar uma visualização interativa de dados e insights pós-corrida, que permite aos fãs interagir com dados do piloto e do carro, utilizando informações como telemetria, clima, condições da pista, resultados das sessões e estratégias de carro e pneus.

Outra novidade é a função de envio de mensagens dos fãs diretamente para a Scuderia Ferrari HP, com a chance de aparecer em comunicações oficiais da equipe, incluindo postagens em redes sociais, blogs, enquetes e resumos de corridas icônicas da história.

“Por meio do poder transformador da IA, estamos redefinindo o futuro do engajamento dos fãs, ao mesmo tempo em que permanecemos fiéis à voz e à história distintas da Ferrari”, disse Jonathan Adashek, vice-presidente sênior de marketing e comunicações da IBM.

“O aplicativo foi criado com os mesmos dados e tecnologias de análise usados pelos clientes da IBM em diversos setores, com o objetivo de proporcionar experiências aprimoradas aos usuários, ajudar funcionários a atingir novos níveis de produtividade e tomar decisões de negócios mais informadas e baseadas em dados”, completou.

Tênis

No tênis, a IBM trabalha com Wimbledon — o torneio mais antigo da modalidade — há mais de 30 anos, com o objetivo de engajar os fãs e atrair novos públicos.

Na edição deste ano, que começa em 30 de junho, duas novas soluções de IA com o suporte do Watsonx da IBM “permitirão que os fãs mergulhem e se envolvam com as partidas de uma forma nunca antes vista”, afirmou Chris Clements, líder de produtos digitais do All England Club, em comunicado à imprensa.

O Match Chat, um novo assistente interativo de IA, responderá às perguntas dos torcedores em tempo real durante partidas de simples ao vivo e nas coberturas pós-jogo. Perguntas como “quem tem mais chances de vencer?”, “quem sacou mais aces na partida?” ou “quais as curiosidades sobre as tradições de Wimbledon?” poderão ser feitas.

A segunda solução, Live Likelihood to Win, usa projeções de IA para determinar qual jogador tem mais chances de vencer com base em dados em tempo real. Enquanto versões anteriores da ferramenta projetavam o vencedor antes da partida, agora as estimativas consideram dados de cada momento do jogo.

Tecnologia da IBM oferece no app insights históricos sobre o desempenho em cada buraco, com base em nove anos de dados do campeonato, que incluem mais de 180 mil tacadas
Tecnologia da IBM oferece no app insights históricos sobre o desempenho em cada buraco, com base em nove anos de dados do campeonato, que incluem mais de 180 mil tacadas

Golfe

A IBM e o Masters Tournament, parceiros há três décadas, anunciaram em abril uma série de recursos digitais para torcedores, disponíveis no aplicativo Masters e no site masters.com, antes do torneio de 2025.

A tecnologia da IBM permite recapitulações baseadas em dados sobre como cada buraco foi jogado, tanto diariamente quanto ao longo de todo o torneio. Também há projeções sobre como cada buraco poderá ser jogado, com base em dados de desempenho passados e atuais. Por exemplo, o buraco nº 9 foi projetado para ser o terceiro mais difícil em determinado dia.

Além disso, são oferecidos insights históricos sobre o desempenho em cada buraco, com base em nove anos de dados do campeonato, que incluem mais de 180 mil tacadas.

Artes marciais mistas

No MMA (Mixed Martial Arts), a IBM firmou um acordo com o UFC (Ultimate Fighting Championship), maior organização da modalidade no mundo. É o primeiro parceiro oficial de IA da entidade.

Foi desenvolvido o UFC Insights Engine, com a tecnologia do IBM Watsonx, para oferecer análises de luta aprimoradas nas plataformas de visualização. A solução aproveita a experiência da IBM em dados e inteligência artificial — incluindo sua família de modelos de linguagem Granite — e os feeds de dados do UFC, para fornecer ao público global informações atualizadas e detalhadas.

Entre os recursos, estão insights exclusivos e análises avançadas de lutas ao vivo, tendências de lutadores, projeções de resultados e métodos de vitória — tudo atualizado em tempo real à medida que novos dados são gerados.

“Soluções de dados e IA, como o UFC Insights Engine, podem oferecer aos fãs maneiras totalmente novas de se conectar com seus atletas e esportes favoritos, além de gerar entusiasmo entre novas gerações de fãs de MMA”, disse Jonathan Adashek.

Cazé TV

No Brasil, a IBM também atua no esporte por meio da parceira de mídia Cazé TV. O IAlisson, um assistente virtual desenvolvido com a tecnologia da gigante americana, foi utilizado como recurso inovador em diversas transmissões.

A ferramenta, criada com a participação da empresa Redesing, teve como objetivo enriquecer a experiência do público e dos comentaristas, fornecendo uma nova camada de informações durante as partidas de futebol.

O IAlisson apresentou dados estatísticos, históricos e previsões sobre os principais jogos da rodada, oferecendo insights que complementam a análise esportiva. Seu diferencial foi a entrega de informações precisas e atualizadas, sempre com um toque descontraído e bem-humorado — característica das transmissões da Cazé TV. Inteligência artificial com emoção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E
FIQUE POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO MERCADO

    Quer receber notícias pelo Whatsapp ou Telegram? Clique nos ícones e participe de nossas comunidades.