Com forte investimento em inovação, MSD Saúde Animal visa receita de R$ 2 bi no Brasil

Segunda maior operação da companhia no mundo, o País dobrou seu faturamento entre 2019 e 2024, quando registrou receita recorde de R$ 1,7 bilhão. Planejamento prevê lançar 57 produtos nos próximos quatro anos

Compartilhe:

Imagens: Divulgação

Delair Bolis, presidente da MSD Saúde Animal no Brasil, Paraguai, Uruguai e Bolívia

Delair Bolis, presidente da MSD Saúde Animal no Brasil, Paraguai, Uruguai e Bolívia

Até 2019, a Merck Sharp & Dohme (MSD) Saúde Animal investia basicamente em vacinas e produtos farmacêuticos. A partir de 2020, o foco voltou-se para aquisições na área de tecnologia — startups e empresas dos segmentos de identificação, monitoramento e rastreabilidade, com o objetivo de estudar o comportamento animal. Desde então, a empresa vem crescendo a passos largos.

Há seis anos, a companhia americana Merck, controladora da MSD, faturou globalmente US$ 39,1 bilhões. A sequência de receitas foi positiva: US$ 41,5 bilhões (2020), US$ 48,7 bilhões (2021), US$ 59,3 bilhões (2022), US$ 60,1 bilhões (2023) e US$ 64,2 bilhões (2024). O Brasil tem contribuído de forma significativa para esse desempenho, com estrutura em 50 países e vendas em 150 mercados. A operação brasileira dobrou seu faturamento de 2019 a 2024, quando a MSD registrou R$ 1,7 bilhão em vendas no país. Para este ano, a meta é alcançar R$ 2 bilhões em receita no Brasil, que já é o segundo maior mercado da companhia no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

“Queremos ser reconhecidos como uma empresa pelo uso da tecnologia e pela inteligência de dados para gerar ainda mais insights para a saúde animal — para melhorar o bem-estar e a produtividade dos animais”, afirmou Delair Bolis, presidente da MSD Saúde Animal no Brasil, Paraguai, Uruguai e Bolívia — nesses três últimos países, juntos, o faturamento é de R$ 140 milhões.

O crescimento projetado pela MSD é baseado em inovação. Cerca de 20% do faturamento é investido em pesquisa e desenvolvimento de produtos. “Apostamos muito em uma jornada de pessoas, tecnologia e inovação. Queremos estar cada vez mais próximos do produtor e do tutor”, completou o executivo.

Do lado do produtor rural, a empresa atua com vacinas e produtos de bem-estar voltados para bovinos, aves, suínos e tilápias, com o objetivo de manter a sanidade e a produtividade. O rebanho bovino brasileiro representa cerca de 15% do total mundial. No entanto, na avaliação de Bolis, o país poderia produzir mais proteína e mais leite do que atualmente, mesmo estando entre os maiores produtores globais.

MSD também introduziu no mercado uma vacina sem agulha para suínos
MSD também introduziu no mercado uma vacina sem agulha para suínos

O mesmo ocorre com os pets, segundo ele, outro segmento em que a empresa atua. O Brasil possui a terceira maior população de animais de companhia do mundo, “mas com uma taxa de medicalização baixíssima”. “Apenas 20% dos cães e gatos têm acompanhamento veterinário regular. É uma incoerência”, afirmou o presidente, ao destacar ainda que o Brasil concentra mais de 500 cursos de medicina veterinária, enquanto o restante do mundo soma cerca de 360, segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). “São oportunidades que enxergamos para o setor evoluir.”

O faturamento da MSD é composto por 50% em produtos para ruminantes, 23% para pets, 11% para suínos, 9% para aves, 1% para animais aquáticos e o restante em serviços.

Ao mesmo tempo em que analisa os dados do setor, a MSD investe fortemente em inovação. “No ano passado, aplicamos globalmente quase US$ 20 bilhões em pesquisa, desenvolvimento e aquisições de novas moléculas ou empresas relacionadas ao nosso negócio.”

O planejamento é lançar 57 novos produtos nos próximos quatro anos. “Cerca de 20% do nosso faturamento neste primeiro trimestre veio de produtos lançados há menos de dois anos. E, para ser preciso, 26% do nosso crescimento vêm dessas inovações, que são constantes. Essa é a nossa licença para vencer”, explicou o executivo.

A companhia mantém 26 centros de P&D espalhados por 27 países. No Brasil, possui duas fábricas: uma em Cruzeiro (SP), que produz comprimidos, pomadas e outros produtos para bovinos — principalmente contra endo e ectoparasitas — e outra em Joinville (SC), voltada à tecnologia, que fabrica identificadores visuais e eletrônicos colocados em bezerros ou bois para gerar dados de comportamento e rastreabilidade. Atualmente, são monitoradas 130 mil vacas no país. “A planta paulista abastece 20 países, e a catarinense, 26”, destacou.

Apesar de o Brasil exportar muitos itens, também importa de fábricas da MSD em outros países. “O faturamento local é composto em 80% por produtos importados. É um modelo de negócio diferente”, observou Bolis.

Entre os produtos recém-lançados no Brasil está o Innovax®️ ILT-IBD, vacina que atua contra doença de Marek, doença de Gumboro e doença da Laringotraqueíte Infecciosa em uma única solução.

A MSD também introduziu uma vacina sem agulha para suínos. A aplicação é intradérmica, pois se descobriu que os vasos sanguíneos na derme desses animais estimulam muito mais a produção de anticorpos do que o músculo. Um processo semelhante foi adotado para ruminantes.

“Acreditamos na seguinte fórmula: quem precisa ganhar primeiro é o produtor. Se ele tiver sucesso, a MSD também terá sucesso como consequência”, ressaltou o presidente.

Apesar do foco em inovação, há produtos tradicionais da MSD ainda no mercado, como o Bravecto, que completou 10 anos de vendas no Brasil. Um comprimido protege cães e gatos por até 12 semanas. Agora, o Bravecto 365, recentemente lançado, é a primeira e única solução sistêmica injetável que oferece um ano inteiro de proteção contra pulgas e carrapatos com apenas uma aplicação.

“Entendemos a importância de empoderar o produtor e o tutor, para oferecermos respostas rápidas”, concluiu Bolis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E
FIQUE POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO MERCADO

    Quer receber notícias pelo Whatsapp ou Telegram? Clique nos ícones e participe de nossas comunidades.