Lubrizol, de Warren Buffett, amplia investimentos e foca em beleza no Brasil

Empresa vai injetar R$ 150 milhões no país e inaugurar um centro de pesquisas voltado ao mercado de cosméticos e cuidados pessoais

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Imagens: Divulgação

Warren Buffett

O Lubrizol Beauty Research Institute se tornará o hub de pesquisas da empresa para cosméticos

Sem que você saiba, desde a hora que acorda até a hora de dormir, de alguma forma consome produtos da gigante americana Lubrizol, maior empresa do mundo em especialidades químicas. Suas fórmulas fazem parte da pasta de dente clareadora, do sabonete de rosto, do alinhador de dentes Invisalign, do óleo lubrificante do motor do carro, além de uma infinidade de outras aplicações. É essa empresa controlada pela Berkshire Hathaway, do megainvestidor Warren Buffett, que está expandindo seus negócios no Brasil.

Nos próximos meses, a companhia dará início a uma série de investimentos por aqui, reforçando o país como um mercado estratégico. Com um plano de R$ 150 milhões nos próximos três anos, a companhia pretende expandir sua capacidade produtiva, ampliar o portfólio de produtos e inaugurar um centro de pesquisa e desenvolvimento em São Paulo, focado em inovação para o setor de beleza e cuidados pessoais.

A presidente e CEO global da Lubrizol, Rebecca Liebert, afirma que o Brasil é um pilar das estratégias globais de crescimento. “O País representa uma oportunidade estratégica de investimento para a Lubrizol em muitos dos diversos mercados que atendemos. Entre as nossas principais oportunidades está impulsionar o crescimento no setor de beleza e cuidados pessoais”, afirmou a executiva ao BRAZIL ECONOMY. “O Brasil ocupa uma posição de destaque entre os cinco principais países do mundo nesta categoria, tanto em termos de receitas quanto de taxas de crescimento.”

Um dos destaques do plano de investimentos é a inauguração do Lubrizol Beauty Research Institute, prevista para o terceiro trimestre de 2025. O centro, que será o primeiro no mundo dedicado a pesquisas avançadas em cuidados com o cabelo, utilizará a diversidade étnica brasileira como base para o desenvolvimento de produtos inovadores. Com razão. O Brasil é o segundo maior mercado em lançamentos de produtos para cabelo, atrás apenas dos Estados Unidos, e o quarto em volume de vendas.

A Lubrizol já tem desenvolvido novas fórmulas a partir de sua unidade em Brecksville, Ohio
Separations Solutions Labs, Brecksville, Ohio, nos Estados Unidos                                                                  

O novo instituto contará com tecnologias de ponta, incluindo inteligência artificial, para avaliar a performance dos produtos. Além disso, a Lubrizol planeja dobrar o número de funcionários no Brasil, reforçando o país como um celeiro de talentos para a empresa globalmente. Atualmente, a América Latina representa 10% das vendas globais da Lubrizol e 13% do lucro líquido, com o Brasil desempenhando um papel central nesse desempenho.

PARCERIA COM A SUZANO

A Lubrizol também firmou uma parceria estratégica com a Suzano, líder global na produção de celulose, para o lançamento de um novo ingrediente biodegradável para a área de skincare. O produto, resultado de quatro anos de desenvolvimento conjunto, será lançado globalmente em abril deste ano, com um pré-lançamento no Brasil em março. “Essa iniciativa reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a inovação aberta, modelo no qual a Lubrizol colabora com empresas de diversos setores para desenvolver soluções inovadoras”, afirmou Bernardo Medeiros, vice-presidente LATAM da Lubrizol.

Além do setor de beleza, a Lubrizol planeja expandir sua atuação em mercados adjacentes, como agronegócio e mineração. O Brasil, com seu forte setor agrícola e vastas reservas de lítio, é visto como um mercado promissor para produtos como lubrificantes para maquinários pesados e materiais utilizados em processos de extração mineral. A empresa também está investindo em tecnologias para fertilizantes e proteção de cultivos, áreas que devem ganhar destaque nos próximos anos.

Apesar de ser pouco conhecida pelo consumidor final, a Lubrizol está presente no cotidiano de bilhões de pessoas. Seus produtos são utilizados em uma ampla gama de aplicações, desde lubrificantes para veículos e aditivos para combustíveis até polímeros para tubulações de água e materiais médicos, como cateteres. A empresa é líder global no mercado de CPVC, material utilizado em tubulações de água potável e sistemas de combate a incêndios.

A Lubrizol também está focada em fortalecer sua marca globalmente, destacando seu papel como uma empresa de tecnologia e inovação. Embora mantenha seu negócio no modelo B2B (business-to-business), a empresa busca aumentar o reconhecimento de sua marca, especialmente entre investidores e talentos. “Queremos que as pessoas entendam o valor que a Lubrizol traz para o mundo, seja por meio de produtos que melhoram o dia a dia ou tecnologias que salvam vidas”, afirmou Medeiros.

Com investimentos robustos e uma estratégia clara de crescimento, a Lubrizol reforça seu compromisso com o Brasil, não apenas como um mercado consumidor, mas como um hub de inovação e produção para o mundo. A empresa está posicionada para continuar liderando em setores-chave, como beleza, lubrificantes e materiais avançados, enquanto explora novas oportunidades em agronegócio e mineração. O futuro da Lubrizol no Brasil promete ser tão diversificado e dinâmico quanto os produtos que desenvolve.

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