EXCLUSIVO: Grupo SADA acelera no Mercosul e adquire empresa uruguaia Manatil

Presença no Uruguai é estratégica para a companhia porque o país está no trajeto entre Brasil e Argentina, duas regiões com grande fluxo de veículos transportados pelo Grupo SADA

Compartilhe:

Imagens: Grupo SADA / Divulgação

Em 2024, o Grupo SADA movimentou mais de 2,5 milhões de veículos, em cerca de 300 mil viagens realizadas e 595 milhões de quilômetros percorridos

Em 2024, o Grupo SADA movimentou mais de 2,5 milhões de veículos, em cerca de 300 mil viagens realizadas e 595 milhões de quilômetros percorridos

Maior conglomerado de logística e transporte de veículos zero quilômetro da América Latina, o Grupo SADA acaba de adquirir a empresa uruguaia Manatil e, assim, expande sua atuação no Mercosul. A operação faz parte do planejamento estratégico da companhia para consolidar sua presença em mercados estratégicos da região, oferecendo serviços de logística e transporte de veículos, contêineres e cargas especiais. A informação foi obtida com exclusividade pelo BRAZIL ECONOMY.

“A expansão para o Uruguai está alinhada à nossa estratégia de crescimento sustentável e fortalecimento da nossa presença no Mercosul. Com essa aquisição, garantimos maior integração logística e estamos preparados para atender tanto as montadoras que já atuam na região quanto aquelas que estão entrando no mercado”, disse Daniela Medioli, vice-presidente do Grupo SADA. Os valores da transação não foram revelados.

Daniela é filha do empresário italiano Vittorio Medioli, que fundou o Grupo SADA em 1976, na cidade de Contagem (MG) — a sede foi transferida para Betim (MG) em 1983 — e ainda hoje preside o conglomerado, que reúne mais de 30 empresas. Entre os setores em que o grupo atua estão energia, serviços, indústria, concessionárias, silvicultura, reciclagem, esporte, terceiro setor e comunicação (este último com editora, instituto de pesquisa e o jornal O Tempo). Presente em mais de 50 cidades em todas as regiões brasileiras, o grupo possui mais de 8 mil colaboradores nos 10 segmentos em que opera.

Mas o maior dos segmentos do grupo é o de logística e transporte de veículos. A compra da Manatil torna a presença no Uruguai estratégica para a companhia, pois o país está localizado no trajeto entre Brasil e Argentina, duas regiões com grande fluxo de veículos transportados pelo Grupo SADA, além de contar com a atuação de diversas marcas e da montadora de veículos pesados Nordex.

Daniela Medioli, vice-presidente do Grupo SADA: maior integração logística
Daniela Medioli, vice-presidente do Grupo SADA: maior integração logística

De acordo com a ACAU (Associação do Comércio Automotivo do Uruguai), o mercado movimenta cerca de 60 mil carros zero quilômetro por ano, a maioria importados do Brasil. Além disso, o território uruguaio se destaca como um dos principais na América Latina em participação de veículos elétricos, que representam 9% do total da frota.

Na Argentina, o Grupo SADA já está presente por meio da Elta Transportes, líder na gestão logística de veículos novos e em operações de PDI (Inspeção Pré-Entrega) no país.

Em 2024, o Grupo SADA movimentou mais de 2,5 milhões de veículos, em cerca de 300 mil viagens realizadas e 595 milhões de quilômetros percorridos. Desse total, 162 mil foram destinados à exportação.

CARGAS GERAL

Na vertical de Cargas Geral, a empresa mira expandir sua atuação nos setores alimentício, siderúrgico e de materiais reciclados. Para isso, vai investir R$ 38,8 milhões, principalmente em expansão e modernização da frota.

No ano passado, esse segmento registrou crescimento de 40% no volume transportado em comparação com o período anterior. O movimento foi da ordem de R$ 9 trilhões em mercadorias transportadas, provenientes de 81 clientes ativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E
FIQUE POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO MERCADO

    Quer receber notícias pelo Whatsapp ou Telegram? Clique nos ícones e participe de nossas comunidades.