O Mercado Livre quer deixar claro que o Mercado Pago não é só um braço financeiro do grupo, mas sim um ativo estratégico que precisa crescer. Para isso, “boa parte” dos R$ 34 bilhões em investimentos previstos para 2025 deve ser direcionada ao banco digital da casa.
Durante o lançamento da nova identidade visual do Mercado Pago, que agora carrega mais da cor amarela do grupo e menos do tradicional azul do banco, André Chaves, vice-presidente sênior e líder da operação no Brasil, evitou cravar os valores que vão para o banco. Mas deu pistas. “O Mercado Pago representa algo próximo de 40% do faturamento do Mercado Livre. Isso já mostra a relevância da operação”, disse ao BRAZIL ECONOMY. No Brasil, esse faturamento gira em torno de R$ 24 bilhões.
A missão é ambiciosa: ser o maior e melhor banco da América Latina. Para isso, o plano passa por fortalecer os produtos financeiros e ampliar a base de clientes. No crédito, o Mercado Pago tem aumentado a duração e os valores dos empréstimos, além de crescer em penetração no uso do cartão. Segundo Chaves, a fintech foi a que mais ganhou market share em 2024 nesse produto.
De janeiro a março do ano passado, o volume gasto com cartões de crédito cresceu 138% frente ao mesmo período de 2023. Os ativos sob gestão — isto é, os depósitos de clientes — subiram 111% no mesmo intervalo.
Além disso, recentemente, o Mercado Pago firmou parceria com a seguradora Prudential para oferecer seguro prestamista aos clientes com cartão de crédito ativo.
“Nosso foco é democratizar o acesso a serviços financeiros para todos os nossos clientes”, disse Osvaldo Gimenez, CEO do braço financeiro do Mercado Livre, no evento.
Atualmente, o banco digital soma mais de 61 milhões de usuários únicos na América Latina. Para acelerar esse número, o Mercado Pago chamou Anitta para ser embaixadora da marca. O valor do contrato não foi divulgado, mas Chaves confirmou que está incluso no pacote de investimentos do grupo.
Anitta é a nova embaixadora do Mercado Pago
A cantora não é bem uma estreante no universo financeiro. Entre 2021 e 2022, ela foi membro do conselho de administração do Nubank.
Em vídeo da campanha com o Mercado Pago, ela cutuca o ex-parceiro: “Meu relacionamento com banco digital não estava rendendo. E quando não está rendendo, melhor mudar, né?”. E finalizou: “Vai ficar aí roxo de vontade?”, disse, numa referência direta ao roxo do Nubank.
Já na apresentação, a artista amenizou o tom. “Eu não saí de um [banco] para entrar no outro”, acrescentando que o relacionamento com o Nubank já havia se encerrado antes do início das conversas com o atual parceiro.
Ela afirmou também que não fará parte do conselho do Mercado Pago ou terá qualquer cargo executivo no banco. “Independente de rótulos e títulos, eu me sinto com mais voz para opinar e garantir algo a mais para meu público. O que é vantajoso e mais seguro, com comunicação fácil e sem pegadinhas”, esclareceu.
Com a parceria, o Mercado Pago lançou o Cofrinho “Rendimento Perfeito”, uma reformulação da ferramenta “Reservas”, em que o usuário pode separar valores para metas e objetivos financeiros diferentes. A solução terá rendimento de até 112% do CDI, para quem depositar R$ 1 mil ou mais na conta todos os meses ou for assinante Meli+ – programa de fidelidade do Mercado Livre, no valor total de até R$ 10 mil. O valor aplicado pode ser resgatado a qualquer momento, e o rendimento tem liquidez diária. O Cofrinho “Rendimento Perfeito” já está disponível.