A Vhita, marca brasileira de suplementos nutricionais, acaba de definir uma nova estratégia de crescimento. Embora tenha multiplicado por sete seu faturamento desde 2022, quando passou a integrar o portfólio da Emerge Ventures, com R$ 50 milhões neste ano, agora aposta na chegada do sócio Gustavo Borges, ex-nadador olímpico e empresário, para acelerar seu crescimento.
Mais do que emprestar sua imagem, Borges também assume um papel estratégico e consultivo. Sua missão é fortalecer o propósito da Vhita: tornar a suplementação de qualidade acessível a quem está começando a cuidar da saúde de forma preventiva. “Estamos em um momento muito especial. Somos a marca que mais cresce no segmento de suplementos voltados para o consumidor final, com destaque para nossa qualidade e alta concentração de ativos”, afirmou Thiago Pires, CEO e fundador da Vhita. “A chegada do Gustavo fortalece nosso propósito. Ele é um entusiasta da ciência por trás da longevidade e se conecta profundamente com tudo o que acreditamos.”
A Vhita, segundo ele, se consolidou como porta de entrada para um público que começa a sentir os primeiros sinais do envelhecimento — perda de disposição, de massa muscular, preocupação com a saúde cardiovascular — e busca soluções eficazes e seguras. Produtos como ômega 3, creatina e coenzimas têm sido os pilares dessa jornada. De acordo com o último Censo, esse público ultrapassa 40 milhões de brasileiros, tornando o mercado extremamente promissor.
E a tendência é de alta. Segundo relatório da Future Market Insights (FMI), o mercado global de suplementos deve ultrapassar US$ 75 bilhões até 2025, com o Brasil seguindo a mesma trilha, impulsionado pela busca crescente por bem-estar e envelhecimento saudável. “O consumidor está cada vez mais atento à nutrição preventiva, e isso tem impactado diretamente a demanda por suplementação”, explicou Thiago.
Para Gustavo Borges, a sintonia com a Vhita foi natural. “Já sou empresário há mais tempo do que fui atleta, e gosto de investir em negócios que têm propósito. A proposta da Vhita tem tudo a ver comigo. A suplementação ajuda a manter o corpo e a mente em equilíbrio, o que é fundamental para ter performance no trabalho e qualidade de vida”, afirmou ele. “É uma parceria que nasceu com propósito e está sendo incrível.”
O crescimento vertiginoso da Vhita não aconteceu por acaso. Desde sua entrada na Emerge Ventures, fundo de venture capital especializado em marcas de consumo, a empresa passou por uma verdadeira transformação. Diferentemente de outros fundos, a Emerge adota um modelo único que une capital, expertise operacional e controle estratégico, com foco em escalar negócios de nicho para o mercado de massa.
A metodologia envolve desde o reposicionamento do negócio até a construção de equipes e estratégias de aquisição multicanal. Tudo com base em dados de consumo e gestão de performance e branding. “O suporte da Emerge tem sido essencial. Eles estão ao nosso lado no dia a dia, contribuindo com decisões estratégicas e ajudando a estruturar nosso crescimento de forma sólida”, disse Pires.
Para Leonardo Tonini, cofundador da Vhita e sócio da Emerge Ventures, a empresa está apenas começando. “Nossa missão é potencializar marcas com grande propósito, como a Vhita, e criar caminhos reais para que elas se tornem líderes em seus segmentos. Temos orgulho do que já foi construído e confiança de que o melhor ainda está por vir.”