Rakuten Advertising se reorganiza e mira protagonismo em marketing de performance

Divisão da companhia japonesa de tecnologia monta time comercial e prepara evento para o mercado de vendas digitais para crescer mais no Brasil, que em 2024 obteve um dos melhores resultados do mundo entre os mercados em que a empresa atua

Compartilhe:

Imagens: Luciano Alves / Divulgação

Salomão Araújo, vice-presidente comercial da Rakuten Advertising no Brasil

Salomão Araújo, vice-presidente comercial da Rakuten Advertising no Brasil

Rakuten, em japonês, significa otimismo. É mais que um nome. É uma filosofia implementada na empresa criada em 1997 no Japão, que se tornou um dos maiores conglomerados tecnológicos do mundo. Com mais de 70 companhias no grupo — que vão desde plataformas de redes sociais e mensageria (Rakuten Viber), passando por eBooks, audiobooks e e-readers (Rakuten Kobo), até streaming (Rakuten Viki) — a corporação faturou, em 2024, US$ 16 bilhões, 10% a mais do que no ano anterior. Mas, com pensamento positivo e atitude, o desempenho pode melhorar ainda mais neste ano. Esse avanço passa pelo Brasil e está sendo fortalecido por meio da divisão Rakuten Advertising, focada em estratégias comerciais e marketing digital de performance, com o objetivo de alavancar principalmente os e-commerces. No ano passado, essa linha de negócios teve um dos melhores resultados entre os mercados em que a companhia atua.

Para comandar esse novo momento, a empresa japonesa contratou Salomão Araújo para ocupar a vice-presidência comercial da Rakuten Advertising no Brasil. Há pouco mais de um ano na função, ele é o principal executivo da empresa no país.
“Vamos escrever um novo capítulo no Brasil a partir de agora. Ainda há muito espaço para crescimento aqui”, afirmou Araújo ao BRAZIL ECONOMY.

No ano passado, ele “arrumou a casa”: organizou as equipes internas e criou um squad comercial para ser mais ativo no mercado em busca dos chamados afiliados — hoje são 5.000 publishers, entre influenciadores, veículos de comunicação e empresas que possuem marketplaces em suas plataformas, como bancos. Do outro lado, estão 150 clientes anunciantes, ou seja, as marcas e varejistas que buscam aumentar e diversificar suas receitas.

No meio disso tudo, está a Rakuten Advertising, que oferece soluções completas de funil de vendas, combinando mídia, dados e estratégias como anúncios, cupons e cashbacks.

Drogasil, Droga Raia, Netshoes, Sephora e Decolar são algumas das empresas que contam com o apoio da companhia japonesa para desenvolver negócios no ambiente digital.

“O publisher tem audiência, e o anunciante quer divulgar e vender seu produto. A Rakuten entra com a tecnologia para potencializar e transacionar essa comercialização”, explicou o executivo. “Conseguimos fazer todo o tracking com tecnologia de implementação e análise, conectando as duas pontas.”

Além de reforçar sua equipe comercial, a Rakuten Advertising também vai organizar um evento próprio para gerar maior impacto no mercado e atrair mais anunciantes. Se antes participava apenas de feiras e eventos de parceiros, agora promoverá seu próprio canal de relacionamento. “Queremos reunir os anunciantes e afiliados em um ambiente no qual possamos gerar mais negócios”, disse Araújo. A ideia é sair um pouco dos bastidores e assumir um papel de protagonismo.

NA PRÁTICA

Um dos cases de sucesso mais recentes foi com a Mastercard. O programa Surpreenda, de fidelidade da companhia americana de serviços financeiros, aumentou em 207% as vendas captadas no ano passado e registrou um crescimento de 45% no ticket médio em comparação a 2023. Os resultados foram obtidos por meio de uma ativação estratégica com cupons personalizados.

Com um cliente do segmento de vestuário esportivo, as soluções da Rakuten Advertising entregaram um ROI (Return on Investment) de 12 vezes. “Um retorno bem expressivo, dado o volume e também as margens apertadas desse setor”, destacou o executivo, que se mostra otimista com o presente e o futuro da companhia no Brasil — como manda a filosofia da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E
FIQUE POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO MERCADO

    Quer receber notícias pelo Whatsapp ou Telegram? Clique nos ícones e participe de nossas comunidades.