“Nike dos Pneus.” A expressão foi usada pelo CEO da Cantu.Inc, Beto Cantu, para explicar a atuação da empresa, que utiliza fábricas espalhadas pelo mundo para terceirizar a produção, possui uma distribuição avançada, centenas de SKUs (stock keeping unit), penetração em diversas categorias e um forte investimento em P&D (pesquisa e desenvolvimento).
Com essa operação e a partir da fusão com a GP Pneus, anunciada no fim do ano passado e atualmente sob análise do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), a Cantu deve encerrar 2025 com 10 milhões de pneus vendidos e um faturamento na casa dos R$ 5 bilhões – o dobro do registrado no ano passado. Trata-se da maior distribuidora de pneus de reposição do Brasil.
Será um ano de consolidação e integração do negócio conjunto com a GP, segundo o CEO e fundador da Cantu. “É um grande desafio. São cerca de 1.700 colaboradores da GP e 1.600 da Cantu. Juntos, teremos 3.300 funcionários, além de 120 lojas de varejo e 60 de atacado da GP, somadas às 60 unidades da Cantu, totalizando 240 pontos de venda físicos”, enumerou o executivo, destacando ainda a incorporação dos sistemas tecnológicos nesse processo.
A intenção é potencializar os negócios a partir das sinergias das empresas. Enquanto a Cantu aporta sua expertise digital, por meio da Pneu Store – maior e-commerce do setor no País, que comercializa multimarcas –, a GP contribui com seu know-how em vendas presenciais.

Mas o ano também será de avanços para a Cantu.Inc. Inclusive, a mudança de nome, de Cantu Store para a versão atual com a abreviação de incorporated, ocorreu justamente devido ao apetite da companhia por M&As (mergers and acquisitions – fusões e aquisições) nos últimos anos. Além da GP em 2024, a empresa realizou três aquisições em 2023: a Verum (soluções tecnológicas de gestão e logística para o varejo), a Digitire (e-commerce de pneus sediado em Connecticut, nos EUA) e a Gripmaster (do segmento de pneus off the road).
E o interesse da empresa não se limita a novas aquisições. Beto Cantu segue atento ao mercado americano em busca de oportunidades. Além disso, a companhia vai investir em mais uma fábrica de pneus no Brasil – atualmente, já possui uma unidade dedicada a produtos para motocicletas. O local e o modelo da nova planta ainda são mantidos sob sigilo. Também está prevista uma produção na Argentina, para fortalecer sua presença na América do Sul.
Essas fábricas reforçarão a produção terceirizada da Cantu, que já conta com 60 unidades fabris espalhadas pelo mundo, em países como Vietnã, Índia, China e México.
Para manter uma estrutura robusta, os lançamentos são fundamentais. São aproximadamente 10 novidades por mês, cada uma delas com dezenas de SKUs, que atendem ao mercado com diferentes tamanhos, larguras e formatos.
Para disponibilizar tudo isso aos clientes, os investimentos em P&D e TI, juntos, chegam a R$ 50 milhões por ano. “Estamos sempre buscando inovações em produtos e em soluções tecnológicas”, afirmou Beto Cantu.
Entre os segmentos em que a companhia atua estão motocicletas, carros, caminhões, tratores e veículos de mineração. Na aviação, a Cantu ainda não está presente. Ainda. Porém, tratando-se de uma empresa que tem em seu DNA a busca por novos mercados, é apenas uma questão de tempo.
As vendas são divididas entre 60% para pneus de veículos comerciais comuns e 40% para a linha de pesados. O market share da empresa é de 10%, um índice alto para um mercado pulverizado. Ao contabilizar serviços de logística e montagem, por exemplo, o percentual sobe para 12%. No e-commerce, a participação é ainda mais expressiva: de 30% a 40% nas vendas totais do país.
Com presença em 22 estados, mais de 60 filiais, cinco centros de distribuição, um e-commerce pioneiro no setor e duas marcas próprias – Speedmax, dedicada aos canais de Revendas (B2B) e Frotas (B2Fleet), e Itaro, voltada ao canal online B2C –, a Cantu.Inc tem se posicionado cada vez mais como uma plataforma completa de soluções em pneus. E nessa trajetória, tem aberto novos caminhos para seguir evoluindo nos negócios.