A tecnologia 5G ainda é uma realidade distante para grande parte do país, mas a finlandesa Nokia tem se preparado para expandir sua capacidade de fornecimento de infraestrutura para transmissão de dados em todo o mundo. O objetivo é dar suporte tanto a redes 6G quanto a grandes volumes de dados em nuvem e data centers. A companhia anunciou hoje o fechamento da aquisição da americana Infinera Corporation. A empresa, sediada em San José, passou a fazer parte da Nokia com a conclusão do acordo.
A aquisição reúne dois líderes em inovação com um histórico de pioneirismo no setor. Segundo Pekka Lundmark, presidente e CEO global da Nokia, o negócio cria uma potência em redes ópticas, com a escala necessária para acelerar o desenvolvimento de produtos e expandir ainda mais a capacidade da Nokia de ajudar operadoras de rede – sejam provedores de serviços, webscalers ou empresas – a aproveitar as oportunidades e atender às demandas de rede e energia da era da IA.

O valor do negócio não foi revelado, mas a Nokia projeta gerar mais de 200 milhões de euros em sinergias líquidas até 2027 e um aumento de 10% nos resultados globais no mesmo período. “Esta transação melhorará significativamente nossa escala e rentabilidade em redes ópticas e nos permitirá acelerar o ritmo de inovação para atender às demandas da era da IA”, afirmou Lundmark. “A aquisição da Infinera acelerará nossa estratégia de crescimento em data centers e fortalecerá nossa presença junto aos clientes webscale.”
Para Federico Guillén, presidente de Infraestrutura de Rede da Nokia, a velocidade com que a transação foi aprovada é muito positiva para a empresa, assim como o forte apoio que o acordo recebeu dos clientes. “A inovação se beneficia da escala, e a expansão proporcionada pela aquisição significa que poderemos oferecer mais aos clientes, de forma mais rápida.”

A equipe da Infinera se juntará à área de Redes Ópticas da Nokia. Enquanto isso, o CEO da Infinera, David Heard, assumirá o cargo de diretor de estratégia de crescimento da área de Infraestrutura de Rede da Nokia. Nessa posição, ele ajudará a definir e supervisionar a implementação dos planos de crescimento do grupo de negócios na região, incluindo estratégias para segmentos de clientes específicos, mix de produtos e mercados e abordagens de comercialização. “Estou animado com as oportunidades ampliadas que este novo capítulo abre e com o que isso significa para a Nokia e seu negócio de infraestrutura de rede. Estou muito feliz em me juntar à equipe para ajudar a acelerar seu crescimento em todos os segmentos de clientes em todo o mundo.”
Presença global e desafios da era da IA
Com mais de mil clientes globais, as soluções da empresa combinada atendem alguns dos maiores operadores do mundo, além de organizações líderes em setores como empresas, utilities, governo e pesquisa & educação. Os data centers estão em um ponto de inflexão, com a IA e a nuvem impondo novas demandas de capacidade. Para superar esses desafios, segundo a Nokia, são necessárias novas formas de pensar sobre a tecnologia de data centers, com ênfase em aspectos críticos das tecnologias de rede.