Fraiburgo não é apenas uma charmosa cidade de Santa Catarina conhecida nacionalmente como a “Terra da Maçã”, por suas inúmeras indústrias de processamento e seleção da fruta, sendo responsável por 20% de toda a produção do Estado. O pacato município turístico de 34 mil habitantes é também a localidade escolhida pela Trombini, uma das três maiores empresas do setor de embalagens de papelão ondulado do Brasil, para um investimento de R$ 350 milhões na ampliação e modernização de sua fábrica. A unidade aumentará em 36% a capacidade de produção da empresa.
“A nova planta representa um avanço estratégico. Investimos em tecnologia, na adoção de práticas sustentáveis e de segurança alimentar. Tudo para melhorar a eficiência e a qualidade dos nossos produtos e serviços”, disse Marcelo Natividade, superintendente industrial da Trombini, ao anunciar a conclusão da ampliação com exclusividade ao BRAZIL ECONOMY.
A companhia possui outras duas fábricas, uma no Paraná e outra no Rio Grande do Sul. “A escolha por Fraiburgo também reflete a visão de fortalecer as operações logísticas e ampliar nossa atuação no Brasil e no Mercosul”, afirmou o executivo.
Segundo a empresa, o movimento de expansão operacional responde à crescente demanda do setor de embalagens, impulsionada pelo aumento do e-commerce e por mudanças nos hábitos de consumo, com a busca dos consumidores por embalagens sustentáveis. Segundo o relatório Webshoppers, edição número 50, as vendas online no país cresceram 18,7%, alcançando R$ 160,3 bilhões no primeiro semestre de 2024.
Com 180 colaboradores, a mais nova unidade do grupo opera atualmente em dois turnos, mas já planeja expandir para três e chegar a 220 colaboradores até o segundo semestre de 2025. A capacidade da empresa será ampliada para 60 milhões de m² de produtos por mês.

Entre os itens fabricados na planta de Fraiburgo estão chapas de papelão ondulado com diversas configurações de ondas e caixas de papelão nos formatos corte e vinco, além de modelos com impressão FFG (flexo folder glue). Os produtos atendem a diversos mercados, como os setores alimentício, automotivo, moveleiro, cerâmico, de construção civil, bebidas e higiene e limpeza.
Automatização é a aposta da Trombini para ganhar eficiência
A modernização da unidade representa um marco tecnológico para a Trombini. Totalmente automatizada, a planta está equipada com sistemas que otimizam a eficiência operacional, proporcionando ganhos de performance que podem chegar a 30% no processo de conversão. As inovações incluem equipamentos de ponta de fornecedores como a alemã BHS e a suíça Bobst. Na área logística, houve avanços na operação e no monitoramento de rotas.
No aspecto da sustentabilidade, a automação instalada contribui para a redução do uso de empilhadeiras a combustão, diminuindo a emissão de gases poluentes. Além disso, a integração com a unidade de Celulose e Papel, localizada na mesma planta fabril, permite o aproveitamento de insumos renováveis, como aparas de papel e papelão ondulado.
Atualmente, a empresa reaproveita, em média, 80% dos produtos que coloca no mercado. A Trombini recicla e processa cerca de 27 mil toneladas mensais de aparas, que retornam às suas fábricas para a produção de novas embalagens.