E-commerce deve crescer entre 9% e 12% no Dia das Crianças deste ano

Levantamento da Social Digital Commerce projeta movimentação de R$ 7,2 bilhões para este domingo, a terceira data mais importante do comércio

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Imagens: Daniel Shime/Divulgação

O Sudeste deve alavancar o setor, concentrando mais de 60% das compras online

O Sudeste deve alavancar o setor, concentrando mais de 60% das compras online

O Dia das Crianças é a terceira data mais importante para o comércio brasileiro, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. Em 2025, segundo projeções da Social Digital Commerce, o setor deve registrar um crescimento estimado entre 9% e 12% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que representa uma movimentação de cerca de R$ 7,2 bilhões no e-commerce.

“O Dia das Crianças é uma das datas mais relevantes para o e-commerce brasileiro porque combina forte apelo emocional com um comportamento de compra altamente impulsivo”, afirmou Diogo Olher, cofundador da Social Digital Commerce, empresa especializada em digitalizar e escalar operações de vendas, com presença na América Latina, Europa e Estados Unidos.

Diogo Olher, cofundador da Social Digital Commerce: expectativa é que os cinco dias que antecedem a data concentrem os maiores picos de vendas em 2025
Diogo Olher, cofundador da Social Digital Commerce: os cinco dias que antecedem a data concentram as vendas

Em 2024, a Social processou mais de 60 mil pedidos e 230 mil itens, com média de aproximadamente quatro itens por carrinho e tíquete médio de R$ 239 por pedido, impulsionada pelo mix de moda. Para este ano, a expectativa é alcançar cerca de 70 mil pedidos, com média de dois itens por carrinho e elevação do tíquete médio para R$ 350, com forte concentração nas categorias de jogos e brinquedos, reflexo do ajuste de portfólio e do ganho de eficiência operacional. Mesmo com a redução no número de itens por pedido, o faturamento total deve acompanhar o crescimento do mercado, sustentado por um tíquete mais alto e maior volume de pedidos.

“Muitos compradores ainda acabam deixando para a última hora. Os cinco dias que antecedem o Dia das Crianças, até um dia antes, com pedidos same day e next day, concentram os maiores picos de vendas. Diferentemente de outras sazonalidades, o consumidor tende a decidir e comprar em um curto espaço de tempo, o que exige das marcas uma operação digital preparada para conversões rápidas, campanhas bem segmentadas e logística ágil. É uma excelente oportunidade para quem quer testar elasticidade de vendas e maturidade operacional”, enfatizou Olher.

Para lidar com o aumento natural de volume, a estrutura tecnológica e de processos da Social permite escalar a operação sem necessidade de ampliar o time. A empresa utiliza ferramentas de inteligência artificial e gestão integrada de fulfillment, garantindo elasticidade e eficiência mesmo nos períodos de pico.

Com relação às regiões que devem alavancar o setor neste Dia das Crianças, o Sudeste aparece como a principal, concentrando mais de 60% das compras online no período, seguido pelo Nordeste, que mantém ritmo crescente de novos consumidores. Entre os itens mais procurados, brinquedos, jogos educativos e artigos de lazer em família continuam liderando, enquanto moda infantil e eletrônicos devem apresentar comportamento mais estável em 2025.

Entre as empresas atendidas pela Social Digital Commerce no Brasil está a Estrela, uma das marcas de brinquedos mais tradicionais e importantes do país. A companhia, já acostumada à sazonalidade, concentra mais de 65% de seu resultado anual entre julho e dezembro e tem expectativa de alta para este ano.

“Nossa sazonalidade começa em meados de setembro e termina no Natal, e é necessário um planejamento muito minucioso para conseguir passar pelas três datas mais importantes. Estamos com expectativa alta, haja vista que o cenário econômico também apresenta sinais de melhora. O brasileiro gosta de presentear, e nós somos referência em brinquedos e qualidade. Por esse motivo, nos preparamos muito para que outubro seja um mês de grandes resultados e eleve a régua para os meses seguintes até o final do ano”, disse Bruno Gobbato, head de E-commerce Digital e Experiência do Cliente da Estrela.

 

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