A paisagem industrial de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, ganhou um novo e emblemático símbolo da transformação verde que o Brasil vem vivendo. Nesta quinta-feira (9), a BYD (sigla para Build Your Dreams) inaugurou oficialmente a maior fábrica de veículos elétricos da América Latina, um complexo de proporções continentais que reposiciona o País no mapa global da mobilidade sustentável.
O evento, que reuniu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o fundador e CEO global da companhia, Wang Chuanfu, e autoridades de todas as esferas de poder, marcou também a apresentação do primeiro carro super-híbrido plug-in flex fuel do mundo: o BYD Song Pro Edição Especial COP30.
Com a nova unidade, o Brasil entra de vez na rota de produção de veículos eletrificados e se torna o epicentro das operações da BYD nas Américas. A fábrica baiana, a maior da empresa fora da Ásia, ocupa uma área total de 4,6 milhões de metros quadrados, o equivalente a 645 campos de futebol, e foi erguida em tempo recorde: 15 meses.
A primeira das 26 instalações do complexo já está em operação, abrigando uma linha de montagem de 156 mil m², de onde começaram a sair os primeiros veículos destinados à rede de concessionárias. Nesta fase inicial, a capacidade produtiva é de 150 mil unidades por ano, mas a meta é chegar a 300 mil na segunda etapa e, futuramente, 600 mil veículos anuais, segundo o anúncio feito por Wang Chuanfu durante o evento.

“Há 16 anos criei os Três Sonhos Verdes da BYD: gerar, armazenar e utilizar energia limpa. Ver esse ecossistema se tornando realidade aqui na Bahia é a materialização dessa missão”, declarou o executivo. “Há dois anos, em uma visita ao Brasil, percebi o potencial do etanol. Decidimos, então, desenvolver um motor flex especialmente para este país. O carro que entregamos hoje ao presidente Lula simboliza essa cocriação, um projeto feito com e para o Brasil.”
Montado em Camaçari, o Song Pro Edição Especial COP30 não é apenas o 14º milionésimo veículo produzido pela BYD no mundo. É, sobretudo, o emblema de um novo ciclo industrial que combina eletrificação, biocombustíveis e inovação. A edição especial, limitada a 30 unidades, será doada à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025.
O modelo traz uma tecnologia inédita: o sistema DM-i (Dual Mode Intelligent), que combina um motor elétrico de alta eficiência a um motor 1.5 flex, desenvolvido para operar com qualquer proporção de gasolina e etanol. Nesse sistema, o motor a combustão atua prioritariamente como gerador de energia para as baterias, resultando em uma experiência de condução similar à de um veículo 100% elétrico, com baixos níveis de emissão e alta autonomia.
“O etanol é um dos maiores diferenciais estratégicos do Brasil na transição energética”, destacou Tyler Li, presidente da BYD no País. “Ao incorporá-lo à nossa arquitetura DM-i, valorizamos a matriz renovável nacional, a produção agrícola e o agronegócio, ao mesmo tempo em que oferecemos ao consumidor um carro mais eficiente, limpo e adaptado à realidade brasileira.”
A inovação é fruto de uma parceria entre engenheiros chineses e brasileiros. Foram dois anos de pesquisa e testes para integrar o biocombustível à estrutura híbrida plug-in, um feito que coloca o País na vanguarda mundial da mobilidade verde.
A fábrica que redefine o futuro da indústria automotiva
Com tecnologia de ponta e automação completa, a planta de Camaçari (ex-fábrica da Ford) nasce como referência de eficiência e conectividade. O maquinário de última geração permite um nível de precisão inédito na produção de veículos eletrificados, e o projeto arquitetônico da unidade foi pensado para ser expansível, sustentável e digitalmente integrado.
“Estamos muito orgulhosos de trazer ao Brasil o que há de mais moderno em produção de veículos”, afirmou Stella Li, vice-presidente executiva global e CEO da BYD para Américas e Europa. “Esta data ficará gravada na história como o dia em que uma companhia teve a coragem de fabricar carros eletrificados no Brasil e no Nordeste. A BYD acredita no potencial do mercado brasileiro e seguirá investindo para gerar empregos, qualificar profissionais e impulsionar o desenvolvimento econômico.”
A fábrica já emprega mais de 1,5 mil colaboradores, número que deve crescer significativamente nos próximos meses com a ampliação da operação. Quando o complexo estiver completo, abrigará toda a cadeia de produção de veículos da BYD, incluindo estamparia, soldagem, pintura, montagem e testes finais.
Liderança consolidada no mercado nacional
A BYD desembarcou no Brasil em 2014 e rapidamente se tornou protagonista da transição energética no setor automotivo. Hoje, a empresa responde por 76,36% das vendas de veículos elétricos e 27,42% dos híbridos no país, com presença em todos os estados e capitais. A rede de concessionárias ultrapassa 200 pontos de venda, com previsão de atingir 250 lojas até o fim do ano.
Em agosto, a companhia alcançou a quarta posição no ranking de vendas no varejo, superando montadoras tradicionais com décadas de atuação. “Em menos de três anos, ultrapassamos 170 mil carros vendidos no Brasil, um feito inédito no mercado nacional”, afirmou Alexandre Baldy, vice-presidente sênior e head de marketing da BYD Brasil. “Esse avanço é resultado de uma estratégia sólida e da confiança dos grupos empresariais que integram nossa rede de concessionárias. A BYD continuará investindo para modernizar a frota brasileira com tecnologia, conforto, conectividade e sustentabilidade.”
A instalação da BYD em Camaçari representa mais do que um investimento industrial. É um divisor de águas para o setor automotivo e para a economia nacional. O projeto consolida a Bahia como novo polo de produção tecnológica e sustentável, ao mesmo tempo em que reforça o papel do Brasil como protagonista da mobilidade limpa.
O nome da avenida que dá acesso à planta (agora oficialmente Avenida BYD, conforme decreto aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia) simboliza essa nova fase.
“Esta fábrica é 100% nacional, criada para que os brasileiros tenham acesso a carros mais modernos, conectados e sustentáveis”, destacou Stella Li. “A presença do presidente Lula e do nosso fundador aqui hoje mostra que governo e iniciativa privada estão unidos na construção de uma nova indústria automotiva, mais verde, mais inclusiva e mais inovadora.”
Com a operação em Camaçari, a BYD inscreve o Brasil no epicentro de uma revolução energética e tecnológica que redefine o futuro do setor automotivo mundial. E faz isso com uma mensagem clara: a mobilidade do amanhã será verde, flex e feita no Brasil.