Diante de um mundo hiperdigitalizado, de guerras no Oriente Médio e no Leste Europeu, de relações comerciais abaladas entre países e de um redesenho da economia global, os CEOs da Boehringer Ingelheim, Alstom e TotalPass destacam que, entre os desafios atuais, estão inspirar pessoas, conduzir transformações rápidas e manter o propósito da corporação, mesmo diante de cenários adversos.
Esses foram alguns dos ensinamentos transmitidos pelos executivos que participam do CEOx1dia, programa global da consultoria estratégica Odgers, que está em sua 11ª edição no Brasil. O BRAZIL ECONOMY é media partner do projeto. Esta é a terceira reportagem da série sobre o programa, que visa aproximar jovens talentos de executivos de expressão.
Boehringer Ingelheim
Andrea Sambati, CEO da Boehringer Ingelheim no Brasil, afirmou que o papel de um líder hoje é inspirar pessoas em um cenário de constante transformação. “Liderar significa equilibrar inovação, propósito e resultados, ao mesmo tempo em que cultivamos uma cultura que valoriza talentos e diversidade de ideias”, disse.
“O grande desafio é manter a organização conectada ao seu propósito, servindo nossos clientes e pacientes com excelência, engajando os times e garantindo que continuemos transformando vidas por meio da ciência e da inovação”, afirmou Andrea, que recebeu a estudante Gabrielle Cattan para um dia de imersão em seu trabalho.
A executiva procurou mostrar à jovem que o bem-estar emocional impacta diretamente a qualidade das decisões, a segurança dos ambientes e os resultados entregues. “O líder tem um papel fundamental em criar um ambiente positivo e seguro na sua organização. Isso ajuda todos (inclusive o próprio líder) a manter uma saúde mental positiva e a impactar nas entregas de resultados.”
E o que Gabrielle ensinou a Andrea? “Estar curiosa e aberta a novos aprendizados. A nova geração tem um olhar equilibrado sobre o trabalho e a vida pessoal e uma conexão forte com o propósito”, disse a executiva da Boehringer Ingelheim, que mantém o hábito da escuta ativa com seu time.
“Mas também estar próxima a várias pessoas da organização. As pessoas que estão mais próximas do negócio ou de um problema são as que mais o entendem e, muitas vezes, têm as melhores soluções”, frisou Andrea.

Alstom
Bernard Peille, general manager da Alstom na América Latina, afirmou que o maior desafio de um CEO atualmente é conduzir transformações rápidas sem perder a consistência.
“Lideramos em um cenário de incerteza global, no qual é essencial garantir sustentabilidade, inclusão e inovação. Equilibrar o desempenho de curto prazo com a responsabilidade de longo prazo é, sem dúvida, o núcleo da liderança contemporânea”, destacou.
Peille procurou mostrar ao estudante que a liderança não se conquista sozinho. “É um exercício contínuo de escuta, colaboração e visão de futuro. Também compartilhei a importância de equilibrar decisões técnicas com sensibilidade humana — algo essencial em um setor tão estratégico e impactante para a sociedade quanto a indústria ferroviária”, afirmou.
Na busca por talentos, as características fundamentais para a Alstom são jovens com curiosidade, capacidade de aprender e resiliência. “O setor de mobilidade está passando por uma transformação acelerada, e precisamos de talentos que questionem, proponham soluções e estejam dispostos a colaborar em equipes diversas, considerando ambientes multiculturais e desafiadores”, ressaltou Peille.
Totalpass

Para Felipe Calbucci, CEO da Totalpass, entre as decisões mais difíceis que já tomou estão aquelas que envolveram pessoas. “Redefinir times ou mudar estratégias exige coragem para equilibrar resultados com valores humanos”, afirmou.
“Nesses momentos, o propósito da empresa se torna o nosso norte, pois está ligado àquilo que queremos alcançar como companhia, como profissionais e como pessoas — garantindo que, mesmo em decisões difíceis, possamos sempre manter em vista os valores e objetivos que nos motivam”, destacou Calbucci.
Para o executivo, na posição de CEO é preponderante investir nas relações. “A parte técnica é essencial para a gente performar, mas a parte comportamental — relacionar-se bem com as pessoas e construir relações de confiança — é muito importante para ter sucesso.”
Calbucci disse ainda que, na TotalPass, o propósito é cuidar de pessoas para que vivam mais e melhor. “Isso só faz sentido quando quem está aqui acredita nessa missão e coloca energia para transformá-la em realidade no dia a dia”, ressaltou o executivo, que desde a infância pratica esportes, especialmente o basquete — modalidade que lhe ensina a importância da disciplina, do trabalho em equipe e da resiliência para superar desafios.
“Hoje, manter uma rotina de exercícios com a TotalPass, experimentando diferentes modalidades, me ajuda a trazer mais clareza e, ao mesmo tempo, aumenta minha capacidade de escolher o melhor caminho em diversas situações do dia a dia”, afirmou Calbucci.