Os golpes com criptomoedas estão em constante evolução e se tornam cada vez mais sofisticados, mas você pode tomar medidas preventivas para evitar que se torne uma vítima. E, caso suas criptos sejam roubadas, há maneiras de tentar recuperá-las.
Seja seu objetivo recuperar suas criptomoedas ou garantir que você nunca perca nenhuma, você precisa conhecer as melhores práticas de guardá-las e recuperá-las, além de saber identificar um golpista ou hacker.
Veja a seguir como recuperar e gerenciar suas criptomoedas de maneira segura.
Como Recuperar Criptomoedas Roubadas
Você foi vítima de um golpe com criptomoedas? A recuperação dos seus ativos, infelizmente, nunca é garantida. Você pode precisar envolver a polícia, mas a natureza anônima e descentralizada da criptomoeda pode dificultar os esforços. Ainda assim, há algumas etapas que você pode seguir para aumentar a probabilidade de sucesso ao tentar recuperar seus tokens:
- Documente o roubo imediatamente. Registre todos os detalhes relacionados ao roubo, incluindo IDs de transação, endereços de carteiras digitais, registros de data e hora e quaisquer comunicações relacionadas. Esta informação é relevante tanto para as autoridades policiais quanto para as empresas de análise de blockchain.
- Use exploradores de blockchain. Utilize um explorador de blockchain para rastrear e registrar o movimento de suas criptomoedas roubadas. Configure alertas para ser notificado sobre transações de endereços de carteiras específicos.
- Contrate uma empresa de análise de blockchain. Algumas empresas usam ferramentas forenses de blockchain para rastrear ativos roubados. Um rastreamento bem sucedido pode resultar no congelamento dos fundos por uma carteira ou exchange, podendo levar a sua recuperação.
- Notifique as exchanges de criptomoedas. Alerte as plataformas de negociação sobre o roubo. Se uma exchange receber a criptomoeda roubada, ela poderá congelar os ativos para facilitar a recuperação.
- Alerta sua comunidade de cripto: Não fique em silêncio. Sem revelar informações confidenciais, fale sobre o roubo em fóruns públicos de criptomoedas. Outros usuários podem te ajudar de maneiras inesperadas.
Como Recuperar Criptomoedas Perdidas
Seja roubada ou perdida, a criptomoeda infelizmente é difícil de recuperar. Se sua criptomoeda está desaparecida porque você perdeu suas chaves privadas (o que é como perder a senha da sua carteira digital), suas opções de recuperação são limitadas. Dependendo do valor perdido, aqui estão algumas coisas que você pode tentar:
- Verifique se há um arquivo de backup da carteira. Algumas carteiras digitais baseadas em software permitem criar arquivos de backup. Se você tiver um, tente usá-lo para restaurar o acesso.
- Use uma ferramenta de recuperação de senha. Se o problema for uma senha esquecida, considere usar uma ferramenta de recuperação de senha. Mas tenha certeza de usar uma ferramenta confiável para evitar expor indevidamente as informações confidenciais da sua carteira.
- Contrate um serviço de recuperação de criptomoedas. Existem serviços que podem ajudar a recuperar senhas perdidas de carteiras e acessar arquivos de carteira corrompidos. Novamente, verifique minuciosamente qualquer serviço de recuperação de cripto para garantir que seja legítimo.
- Entre em contato com o suporte da carteira. Algumas carteiras digitais oferecem suporte ao cliente para recuperar o acesso perdido.
Note que algumas dessas abordagens podem ser custosas e demoradas. A não ser que você tenha perdido uma quantia considerável de cripto ativos, talvez valha mais a pena aceitar o prejuízo como “lição aprendida”.
8 Melhores Práticas para Proteger Seus Ativos Digitais
Quando se trata de evitar golpes, prevenir é melhor do que remediar. Aqui estão oito maneiras eficazes de manter seus ativos digitais seguros:
- Escolha uma carteira digital não custodial
Uma carteira não custodial garante a você o acesso exclusivo às chaves privadas da carteira, o que é mais seguro do que permitir que a custódia permaneça com o provedor da carteira.
- Armazene suas chaves privadas com segurança
Se você é o único a ter acesso das suas chaves privadas, você é responsável por armazenar com segurança essa frase de recuperação de 12 ou 24 palavras:
- Escreva a frase em um pedaço de papel físico.
- Armazene a frase somente offline.
- Faça várias cópias da sua frase de recuperação para guardar em vários locais (e seguros!).
- Use uma carteira digital multiassinatura
Uma carteira multi-sig exige duas ou mais chaves privadas para autorizar uma transação, fornecendo uma camada adicional de segurança. É especialmente útil para contas de alto valor, pois elimina pontos únicos de falha.
- Maximize o uso de armazenamento a frio (cold storage)
A carteira hardware (hardware wallet) permite o armazenamento a frio, que é o mais seguro porque não está conectado à Internet. Priorize o cold storage para seus ativos digitais, especialmente aqueles que você planeja manter a longo prazo.
- Não acumule grandes saldos em carteiras de software
As carteiras de software conectadas à Internet são convenientes, mas menos seguras do que suas equivalentes em hardware. Se usar uma, evite acumular um saldo grande. Transfira regularmente os ativos para uma hardware wallet.
- Mantenha-se informado sobre golpes comuns e emergentes
É fundamental aprender sobre as maneiras como outros detentores de ativos digitais estão sendo enganados. As redes sociais das comunidades de criptomoedas normalmente debatem freneticamente sobre os relatos dos últimos roubos, com as vítimas postando depoimentos pessoais. Novas formas de golpes surgem continuamente, portanto, é crucial manter-se atento.
- Evite moedas e projetos altamente especulativos
Projetos altamente especulativos que parecem “bons demais para ser verdade” são mais propensos a serem golpes. Invista apenas em tokens e projetos críveis para minimizar a probabilidade de perder seus ativos.
- Não divulgue publicamente suas posses de criptomoedas
Resista à vontade de se gabar publicamente nas redes sociais. Revelar suas posses pode fazer de você um alvo principal para golpes, tentativas de hacking e até ameaças na vida real.
Fonte: Enciclopédia Britannica.