A Remessa Online, maior plataforma brasileira especializada em transferências de moedas internacionais, fechou uma parceria com a Mastercard para ampliar a liquidação de pagamentos cross border. Com o acordo, a Mastercard passa a atuar diretamente na liquidação de transações em euro (EUR) e libra esterlina (GBP) realizadas pela fintech brasileira em diversos países.
Na prática, os valores enviados pelos clientes da Remessa Online no Brasil em euro e libra são direcionados a uma conta da Mastercard centralizada em Londres, que garantirá a liquidação e a distribuição para as contas de destino nos países que aceitam estas moedas com maior agilidade e segurança. Neste primeiro momento, a parceria contempla apenas as transações com essas duas moedas, mas a ideia é expandir para outras.
De acordo com Márcio William, CEO da Remessa Online, a iniciativa reforça o compromisso das duas empresas em ampliar a eficiência, a segurança e a confiabilidade nas operações internacionais: “A parceria com a Mastercard representa um avanço significativo para os nossos clientes que transacionam em euro e libra. Ao conectar a nossa plataforma à infraestrutura global da Mastercard, contribuímos no fortalecimento do ecossistema global de pagamentos”, disse.
Negócio bilionário surgido após perrengue no exterior
A ideia da Remessa Online surgiu de um apuro passado por Alexandre Liuzzi quando estudava no exterior. Ao fazer remessas internacionais, notou que recebia 15% a menos do que tinha enviado. Em 2016, fundou a companhia ao lado de Fernando Pavani e Marcio William e em poucos anos viu o negócio se tornar uma alternativa de sucesso para pessoas físicas e jurídicas que desejam operar pagamentos no mercado internacional.
O grande salto inicial se deu em 2017 quando Marcelo Maisonnave, ex-sócio da XP Investimentos, fez um aporte que garantiu a expansão dos negócios. Em 2020, a companhia levantou um investimento de US$ 20 milhões liderado pela Kaszek Ventures, com a participação de Kevin Efrusy, Bewater Ventures e MAR Ventures.
Isso abriu as portas para a venda da Remessa Online ao grupo EBANX, que processa pagamentos globais para marcas de grande porte, como Uber, Spotify e Airbnb. Na ocasião, a venda foi de mais de R$ 1,2 bilhão. O conselho da companhia hoje conta com nomes de peso, como Hernan Kazah, cofundador do Mercado Livre, André Penha, cofundador do Quinto Andar e ex-diretor de operações da Kraft Heinz.
Prestes a completar dez anos, a companhia já atendeu mais de 500 mil clientes que fizeram remessas entre cerca de 100 países e, atualmente, transaciona mais de R$ 2 bilhões por mês. A parceria com a Mastercard é mais um passo para consolidar ainda mais a internacionalização da marca.
“Com a nova solução, clientes que enviam recursos ao exterior contam com um processo ainda mais integrado, apoiado por duas empresas que são referência em tecnologia financeira e inovação”, enfatizou o CEO Márcio William.