Gerenciar com propósito no negócio e cuidar das pessoas são duas das muitas lições que estudantes aprenderam ao passar um dia inteiro ao lado dos CEOs das empresas AstraZeneca, ABB, Howden e Lwart. Esta é a primeira de uma série de reportagens sobre o projeto CEOx1dia do BRAZIL ECONOMY, parceiro de mídia do programa global da consultoria estratégica Odgers, que está em sua 11ª edição no Brasil. O intuito é aproximar jovens talentos — que passam por um processo de seleção — do mundo da alta liderança corporativa, com executivos dispostos a transmitir conhecimento.
ABB Brasil
CEO da ABB Brasil, Marcelo Palavani destacou que o CEOx1dia é uma experiência que amplia horizontes e inspira confiança para o estudante construir sua própria trajetória. “É vivenciar, na prática, algo que o estudante não costuma ter nas universidades. Para chegar à liderança é necessário dedicação, transpiração e inspiração”, disse.
“Não é sobre ter todas as respostas, mas sim sobre como fazer as perguntas certas, ouvir com empatia e tomar decisões com responsabilidade. Mostrei que o papel do CEO é servir não apenas ao propósito da empresa, mas também às pessoas ao seu redor”, frisou, ao ressaltar que o jovem que o acompanhou lhe ensinou sobre a importância de manter a mente aberta.
De acordo com Palavani, as decisões que envolvem pessoas são sempre as mais difíceis. “O desafio está em equilibrar o impacto humano com a sustentabilidade do negócio, sempre com transparência e respeito.”
O executivo destacou que o mundo atual exige respostas rápidas, mas decisões conscientes demandam tempo e escuta. “Outro grande desafio é liderar com humanidade em meio à transformação digital, mantendo o foco em pessoas, propósito e impacto positivo.”

AstraZeneca
Segundo Olavo Corrêa, CEO da AstraZeneca no Brasil, acompanhar a rotina executiva por um dia proporciona ao estudante uma visão única sobre como grandes decisões são tomadas e como uma empresa global se organiza para gerar impacto positivo na sociedade.
“Compartilhei que a liderança se constrói com propósito, resiliência e colaboração. Resultados sustentáveis só acontecem quando cuidamos de pessoas, valorizamos a diversidade e temos clareza de que nosso trabalho deve gerar impacto positivo para a sociedade”, disse Corrêa, um dos cerca de 25 CEOs que participaram da atual edição, que será encerrada em um jantar no dia 21 de outubro.
Para o executivo, também há aprendizados na experiência. “O estudante me ensinou sobre a força da curiosidade e da inquietação de quem está começando. Essa visão fresca e sem vícios de experiência é muito valiosa, pois nos lembra da importância de repensar modelos e de não perder a capacidade de questionar.”
Corrêa salientou que as decisões mais difíceis de serem tomadas “são aquelas que envolvem pessoas”. “Ter a necessidade de reorganizar equipes ou priorizar recursos exige equilíbrio entre racionalidade e empatia. São momentos que testam nossa capacidade de liderança porque precisamos olhar para o futuro sem perder o cuidado humano.”
Entre os maiores desafios de ser CEO atualmente está equilibrar velocidade e responsabilidade. “Vivemos um ambiente de mudanças rápidas e expectativas altas, especialmente na saúde, e precisamos entregar inovação sem perder de vista a sustentabilidade e a confiança da sociedade. Liderar nesse contexto exige clareza de propósito e capacidade de inspirar pessoas a seguir na mesma direção.”

Lwart Soluções Ambientais
Thiago Trecenti, CEO da Lwart Soluções Ambientais, observou que o programa CEOx1dia reforça o papel de inspirar, ao mesmo tempo em que ajuda a enxergar o futuro de forma diferente. Para o estudante, é transformador.
“Ele vê, na prática, o que significa liderar, tomar decisões sob pressão e equilibrar responsabilidades. Muitas vezes esse contato abre horizontes, ajuda a clarear escolhas de carreira e dá coragem para sonhar mais alto”, afirmou Trecenti, que mostrou que “liderança não é sobre ter todas as respostas, mas sim sobre fazer boas perguntas, ouvir as pessoas certas e manter o propósito sempre claro”.
Redesenhar times e mudar rumos estratégicos que impactam carreiras e famílias sempre foram as decisões mais difíceis em sua trajetória. “É preciso coragem, empatia e visão de longo prazo ao mesmo tempo”, ensinou.
Entre os desafios de hoje, o CEO da Lwart apontou a necessidade de equilibrar velocidade e consistência. “O mundo muda rápido, mas decisões estratégicas precisam ter solidez. Além disso, manter a empresa competitiva sem perder a cultura e o lado humano é talvez o maior desafio da liderança atual”, disse.

Howden Brasil
Andoni Hernández, CEO da Howden Brasil, afirmou que liderar é, antes de tudo, ajudar no desenvolvimento do potencial de cada colaborador. “Para a Howden, participar do programa significa abrir as portas para novas ideias e reforçar nossa cultura de People First. Para mim, como CEO, é um lembrete poderoso de que liderança também se aprende com a curiosidade e a visão atual dos jovens. Essa troca me desafia a repensar prioridades e manter a empresa conectada ao futuro.”
Para o executivo, apesar da brevidade, experiências como essa podem ser muito marcantes para o estudante. “No fim do dia, liderança não é apenas sobre metas ou números, mas sobre pessoas. Nosso setor lida com riscos e soluções complexas, mas nada funciona sem empatia, comunicação e confiança. O grande ensinamento que quis deixar é que um líder precisa criar um ambiente onde as pessoas possam florescer e se sentir parte de algo maior.”
Diante de um contexto de mudanças rápidas, crises globais e transformação digital acelerada, o CEO da Howden enfatizou que agir de maneira rápida é fundamental.
“Porém, tenho um perfil de liderança por reconhecimento mais do que por autoridade, e isso exige muita conversa e ser didático. Quando, apesar de tudo, você não convence (ou não é convencido do oposto), é preciso ter caráter para decidir e aplicar seu critério com firmeza”, disse Hernández, ao observar que “comunicação é essencial, embora seja difícil, pois é preciso equilibrar transparência com o devido sigilo e cautela”. “Comunicar é uma arte”, ensinou.