O Grupo OLX encerrou ontem seu principal evento anual: a 12ª edição do Conecta Imobi, maior encontro do mercado imobiliário da América Latina, realizado na capital paulista. Entre todos os temas discutidos o principal deles foi a importância de se trazer a Inteligência Artificial para empresas da área. Marcos Leite, CRO da companhia, concedeu entrevista exclusiva ao BRAZIL ECONOMY e se disse animado com a possibilidade de players do setor conhecerem os benefícios que a IA disponibiliza.
“Nos EUA, cerca de 85% das imobiliárias utilizam IA, enquanto no Brasil isso não passa de 20%. Então, a possibilidade de crescimento é enorme. Hoje a maior parte dos corretores levam em média 12 horas para responder pessoas interessadas em adquirir imóveis, mas com a IA isso cai para segundos. É um marco importante se considerarmos que 60% das pessoas respondidas em até cinco minutos quando entram em contato conosco fecham negócio”, afirmou.
A grande novidade do evento foi o lançamento da Izi, uma assistente virtual de IA que auxiliará o corretor dando respostas em tempo real aos contatos que receber pelos portais em que o profissional tiver imóveis anunciados, não se restringindo a ZAP e Viva Real que fazem parte do Grupo OLX. Disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana, essa ferramenta tem potencial para solucionar um dilema do setor, uma vez que quase 60% dos interessados entram em contato fora do horário comercial. Ela estava em fase de teste, mas esta semana passou a seu uso pleno.
Assim que o usuário manifestar o interesse por um imóvel anunciado, ele recebe atendimento imediato por meio do Whatsapp, a partir de um número específico de cada imobiliária ou corretor. Em caso de dúvidas, ela fornece respostas automatizadas por IA e se disponibiliza a fazer o agendamento de visitas por meio da coleta de datas e horários de preferência do contato.
“Já usamos Inteligência Artificial na OLX há muito tempo, mas até agora era utilizado internamente, como precificação de imóveis. A grande novidade é que a Izi leva para o corretor a possibilidade de usar essa ferramenta. Fizemos um espaço no evento para eles nos darem feedbacks sobre o que acharam e a percepção é a melhor possível. Exatamente por isso que estamos aumentando nosso investimento na contratação de profissionais que atuam com Inteligência Artificial”, disse Leite.
Cesar Zanella, corretor da empresa gaúcha Crédito Real Praia de Belas, já percebeu aumento na captação de clientes usando a ferramenta. “Essa é a primeira vez que uso um serviço desse tipo, e decidi testar justamente para garantir agilidade, atendimento inicial a todos os clientes e maior aproveitamento dos leads. Hoje sabemos que, quando um potencial cliente clica em um anúncio, ele acaba sendo abordado por vários corretores, então, esse contato inicial feito rapidamente pela Izi faz toda a diferença, em especial fora do horário comercial, e ela já ajudou bastante na captação”, conta.
Criada em Buenos Aires, a OLX chegou ao Brasil há cerca de 12 anos e Marcos Leite foi um dos principais responsáveis por essa consolidação. Ele trabalhava na Holanda e voltou ao seu país de nascimento para ajudar a trazer a marca para cá, onde, logo depois, se fundiu com a empresa Bom Negócio e depois com a ZAP. Leite foi o primeiro CEO da companhia no país e hoje atua como CRO, responsável pelas receitas de todas as linhas de negócio da companhia que se tornou o principal marketplace de classificados para negócios imobiliários no Brasil e, desde esse mês, deu mais um passo expandindo o uso de IA.
“Existem algumas mudanças nos padrões de consumo que devem ser observadas. As pessoas não querem mais digitar e sim falar com aplicativos para que eles apresentem soluções. Por isso que o lançamento da Izi é um começo para a OLX e o mercado imobiliário como um todo, já que a IA tem uma jornada longa pela frente para melhorar o atendimento aos clientes que buscam imóveis”, afirmou Leite.