“O tempo corre, e as nossas sensações com ele se modificam.” A frase de Machado de Assis em Histórias da Meia-Noite (1873) convida a uma reflexão: muitas coisas necessitam de maturidade para serem entendidas e compreendidas. Trazendo essa análise para o mundo da tecnologia e dos negócios, existem ações e inovações que precisam de tempo para dar certo e render frutos. Foi assim com o QR Code, por exemplo. Nos anos 2010, muitas revistas e jornais inseriam o código bidimensional em suas páginas, convidando o leitor a acessar, por meio dele, outras informações, fotos e vídeos que não estavam publicadas naquela edição. Não deu certo, pelo simples fato de que era uma tecnologia que ainda não estava acessível nem evoluída a ponto de ser utilizada de maneira correta e massiva.
Algo parecido aconteceu com a realidade virtual, muito presente em óculos especiais. Mas o tempo passou. E, com ele, as sensações se modificaram em relação à tecnologia que hoje é utilizada pela Barts&Co para vender imóveis de luxo.
A conhecida realidade virtual pode não ser considerada uma novidade na atuação da empresa fundada em 2024 pelo empresário Alessandro Bartelle. Porém, é uma inovação que tem redefinido a experiência de compra de imóveis no Brasil, a partir de imagens em alta definição, uma jornada fluida pelos espaços e detalhes de cada apartamento e casa apresentados aos clientes, que de fato se sentem dentro dos ambientes.

Esqueça aquele formato de realidade virtual com figuras e ilustrações gamificadas, granuladas, escuras e difíceis de serem visualizadas, que estavam longe da tal realidade a que se propunham. Sem contar as tonturas de quem colocava os óculos futuristas e desconfortáveis na cabeça para observar – ou tentar observar – as imagens.
O software proprietário da Barts&Co é avançado para apresentar ao público da Classe A – ou AAA, em muitos casos – os imóveis de sua carteira, que somam R$ 10 bilhões em VGV (Valor Geral de Vendas). “E vamos dobrar esse montante até o ano que vem”, disse Bartelle ao BRAZIL ECONOMY.
“Com os óculos, consigo colocar os clientes em todos os lugares. Vamos até a empresa, o escritório ou a casa dele, onde achar melhor, e fazemos a apresentação. A partir da necessidade, já realizamos a seleção dos imóveis”, afirmou o executivo. “Em poucos minutos, ele visita cinco ou seis projetos. Em um mundo cada vez mais dinâmico, em que o tempo é escasso, isso faz toda a diferença.”
No portfólio estão projetos em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Itajaí (SC), Punta del Este (Uruguai) e Miami (EUA). Entre os empreendimentos, destaque para Cipriani (Punta), Enora Residence (Jardins, São Paulo), 280 Art Boulevard (Itaim Bibi, São Paulo), Faena (Faria Lima, São Paulo), Pagani Residences e Ora By Casa Tua (Brickell, Miami), Coupé Tower (Barra da Tijuca, Rio de Janeiro) e, mais recentemente fechado, o Tempo (Itajaí, Santa Catarina).
E não é apenas essa versão mais apurada da realidade virtual que a companhia apresenta ao mercado imobiliário premium. Em outra iniciativa diferenciada, vende também as obras de arte (quadros e esculturas) e os objetos de decoração de cada unidade visualizada pelos clientes em sua plataforma de tecnologia.
Uma linha de viagens também está disponível para os clientes por meio de parceiros. “A vertente de destinos funciona de maneira muito parecida, com hotéis, por exemplo”, frisou Bartelle.
Como funciona a criação
A Barts&Co, em parceria com as construtoras e empreendedores, tem acesso aos projetos arquitetônicos e estuda o layout das unidades. A equipe de designers da companhia faz a decoração virtual dos espaços e monta o tour que estará disponível nos óculos de realidade virtual.
Com o equipamento na cabeça, o cliente visita cada um dos ambientes. Olhando para os lados, para cima e para baixo, tem uma visão 360º de cada local.
Living, cozinha, closet, suíte master e terraço da cobertura são alguns dos espaços que podem ser visualizados em detalhes. Ambientes comuns, como academias e piscinas, também estão à disposição para visitas virtuais.
Ao se deparar com a suntuosa adega de uma das amplas salas de um apartamento, a sensação é de deslumbre e desejo de pegar uma das garrafas para relaxar com a vista panorâmica de São Paulo.

Se achar que está muito claro, é só acionar a versão do skyline noturno para ter a ideia exata de onde vai morar, caso escolha aquela unidade. “Nosso objetivo é gerar a percepção perfeita”, disse o fundador da Barts&Co.
Hub de experiências
Como parte da evolução da companhia, neste semestre Alessandro Bartelle vai inaugurar a Casa Barts, um espaço-conceito para clientes e parceiros. “Será nosso hub de experiências desse ecossistema de lifestyle que é o universo do luxo”, afirmou o empresário.
Em um andar inteiro no edifício em frente ao Shopping Iguatemi, na Avenida Faria Lima, um dos centros financeiros mais importantes do Brasil, a Barts&Co está montando lounges de atendimento, espaços para eventos com catering, pâtisserie e lançamentos de produtos e serviços de empresas. “Teremos um membership também”, frisou Bartelle.
Uma iniciativa física que também agrega tecnologia e completa a proposta da Barts&Co. Mais uma pérola de Machado de Assis, em A Mão e a Luva (1874), ajuda a traduzir o conceito: “É melhor, muito melhor, contentar-se com a realidade; se ela não é tão brilhante como os sonhos, tem pelo menos a vantagem de existir.” Junto, claro, com o tempo que corre e modifica nossas sensações.