Samsung inaugura estúdio de experiências e lança E-Paper para o segmento B2B

País é o sétimo do mundo a receber o Samsung Business Experience Studio, hub de experiências práticas de como produtos e soluções de serviços podem ser integrados e gerar valor aos clientes corporativos

Compartilhe:

Imagens: Divulgação

Kauê Melo, diretor sênior da Divisão B2B da Samsung Brasil

Kauê Melo, diretor sênior da Divisão B2B da Samsung Brasil

Com 38 anos de operação no Brasil, com duas fábricas e dois centros de pesquisa e desenvolvimento, em Manaus (AM) e Campinas (SP), a Samsung sempre atuou no mercado B2B, mas são as relações com os consumidores brasileiros que tornaram a marca forte por aqui. Os televisores, os smartphones, os wearables e os aparelhos da linha branca fazem a fabricante sul-coreana ser reconhecida como uma das principais corporações de eletroeletrônicos do País. Mas a Samsung quer ser tão relevante para empresas quanto para as pessoas. Por isso, acaba de lançar o Samsung Business Experience Studio, um hub de experiências práticas de como seus produtos e suas soluções de serviços podem ser integrados e, assim, agregar valor aos clientes corporativos. De quebra, a companhia lançou no mercado brasileiro o Color E-paper, um device para casos de uso, principalmente para retail media.

“Na relação B2B, há duas formas de agregar valor aos parceiros: ou ajuda o cliente a vender mais, gerar mais receita, com mais eficiência; ou ajuda a reduzir custos. Quando o projeto é muito bom, você consegue as duas coisas integradas”, disse Kauê Melo, diretor sênior da Divisão B2B da Samsung Brasil.

A declaração do executivo resume bem a proposta da companhia sul-coreana, que visa acelerar os negócios com outras empresas no País. Explicar melhor como as soluções da Samsung podem aumentar faturamento, diminuir gastos e reter consumidores é o caminho para a marca ser ainda mais relevante.

A fabricante pouco falou sobre seus produtos durante a apresentação do espaço para a imprensa, na manhã de terça-feira (12). Afinal, não era sobre produto.

“É sobre o ecossistema de produtos integrados. Não é só sobre smartphone, é o poder do smartphone integrado com os displays. Não é sobre display, é o display integrado com o sistema de ar-condicionado. Mas ar-condicionado com outros aparelhos, geridos por uma plataforma de software que traga, de fato, gestão e eficiência energética”, discorreu Melo.

É também sobre incrementar a receita da Samsung com maior participação das vendas B2B, apesar de isso também não ter sido citado. Aliás, a companhia não divulga o desempenho das soluções corporativas em seus resultados. “Mas posso dizer que é bastante relevante”, esquivou-se Melo.

Entrada do Business Experience Studio da Samsung, em São Paulo
Entrada do Business Experience Studio da Samsung, em São Paulo

Globalmente, a fabricante vem numa crescente. Em 2024, o faturamento foi de US$ 217,1 bilhões (wons coreanos convertidos em dólar no dia 12 de agosto), aumento de 16,2% em relação aos US$ 186,8 bilhões registrados em 2023. No primeiro semestre deste ano, vendas de US$ 110,9 bilhões, 5,3% superior ao mesmo período do ano passado.

A Samsung é líder de vendas de dispositivos no Brasil e no mundo. Em smartphones, por exemplo, tem 18,4% de market share global, à frente de Apple (15,6%) e Xiaomi (14,5%), segundo dados do IDC. No Brasil, de acordo com a StatCounter, a participação é de 35,6%, com Motorola em segundo (19,9%) e Xiaomi (16,7%). A marca também lidera em alguns modelos e tamanhos de televisores por aqui.

Estúdio de experiências

O Samsung Business Experience Studio foi montado na sede da companhia, no 20º andar do Morumbi Corporate – Diamond Tower, na zona sul de São Paulo. São 389 m² onde os clientes corporativos podem observar as oportunidades de implementação de tecnologia para seu setor.

O Brasil é o sétimo país do mundo a receber esse hub, que já existe no Panamá, Espanha, China, Índia, Singapura e Estados Unidos. O mercado brasileiro foi contemplado pelo projeto global por ser uma região estratégica e prioritária para a Samsung.

São oito espaços para experiências práticas da integração dos aparelhos, como smartphones, telas e monitores, com a VXT, plataforma proprietária de gerenciamento das soluções da marca, que possui Inteligência Artificial embarcada e segurança, a partir da aplicação Knox.

Os setores destacados pela companhia são food retail, segurança pública, educação, medicina, escritório, premium retail, finanças, além de treinamento para instalação e utilização das soluções, com certificação. “Nossa responsabilidade é treinar, educar e certificar esse parceiro. Também fazemos testes de conceito, para verificar se as propostas funcionam na prática”, disse o diretor da Samsung.

Espaço com soluções para varejo e restaurantes no Samsung Business Experience Studio
Espaço com soluções para varejo e restaurantes no Samsung Business Experience Studio

Casos de uso
Em um fast food montado no local, os displays Samsung são usados para fazer os pedidos e as telas mostram propagandas. Mesmo depois dos pedidos feitos, um QR Code impresso no cupom possibilita acessar a plataforma e acrescentar produtos na cesta.

As telas de retail media são gerenciadas a partir da plataforma VXT, de onde o usuário estiver – pode ser de outro estado ou país, inclusive. “É um exemplo claro da integração dos dispositivos”, disse Melo. “As lojas de Porto Alegre (RS) vendem melhor a sobremesa. E as lojas de São Paulo (SP) vendem melhor o café. Isso é customizável, pelo celular”, afirmou. “É conectividade, integração e produtividade, para aumentar a receita e reduzir custos.”

Na área médica, uma réplica de um consultório foi elaborada para mostrar as funcionalidades práticas das soluções tanto para pacientes quanto para médicos e para a gestão hospitalar.

Equipamentos com maior qualidade de imagem para ultrassonografias, por exemplo, painéis interativos para mostrar exames a pacientes, dar aulas online ou apresentar resultados de exames à distância para equipes de outros hospitais são alguns dos casos de uso apresentados.

Na agência bancária reproduzida no hub de experiências da Samsung, todos os dispositivos e soluções para atendimento e abertura de contas estão disponíveis, inclusive com Avatar de IA para auxiliar o cliente.

Serviços como escaneamento de documentos, captação de impressão digital e facial, além de assinatura digital, são disponibilizados pelas soluções Samsung. “Espaço criado especialmente para transformar a experiência com o banco em algo mais prático, moderno e confortável.”

E no setor de educação, uma sala de aula foi montada para exemplificar as utilizações de telas interativas e de gestão das instituições de ensino sobre desempenho dos alunos e produtividade dos professores. “Centenas de salas de aula estão recebendo esse projeto, que abrange desde a educação infantil até o ensino superior, inclusive com conexão a aplicações de Google e Microsoft Education”, afirmou o diretor.

Área com soluções para varejo premium no Samsung Business Experience Studio
Área com soluções para varejo premium no Samsung Business Experience Studio

E-paper

Além do hub de experiências, a Samsung apresentou seu mais novo produto para o mercado corporativo: o Color E-Paper. Trata-se de um display ultrafino e leve como papel, mas eletrônico. Talvez a melhor definição seja um Kindle gigante, pois oferece qualidade de imagem comparável à do papel.

Segundo a marca, é ideal para ambientes de varejo, hospitais, escritórios e instituições de ensino, para retail media estática ou sinalização. “É um dispositivo que complementa nosso portfólio”, disse Kauê Melo.

A bateria pode durar até 30 dias, com uma atualização por dia da mensagem, dependendo do manuseio e atualizações. “Além do baixo consumo de energia, tem outra responsabilidade ambiental, já que 55% dos materiais de revestimento são feitos com plásticos reciclados”, frisou o executivo. Já está à venda nas versões de 13 e 32 polegadas. Mais um device para o portfólio da Samsung avançar no mercado B2B brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E
FIQUE POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO MERCADO

    Quer receber notícias pelo Whatsapp ou Telegram? Clique nos ícones e participe de nossas comunidades.