“Para nós, o futebol não se traduz em termos técnicos e táticos, mas puramente emocionais.” A frase do escritor Nelson Rodrigues expressa a paixão dos brasileiros pelo esporte mais popular do mundo. E é com esse espírito que a Reserva, marca masculina do grupo AZZAS 2154, coloca seu time em campo para avançar nesse segmento. Desde a sua criação, a frente de futebol já gerou R$ 100 milhões em receita para a marca – que deve fechar este ano com R$ 1,5 bilhão em faturamento. A expectativa é crescer mais 50% em 2026 no esporte bretão. Desde que passou a integrar a área de Novos Negócios, em 2022, o faturamento da frente triplicou.
Parcerias com grandes clubes do Brasil, lançamentos e linhas exclusivas em torno de importantes efemérides – como o Dia dos Pais, que se aproxima – fazem parte da tática da marca para aumentar sua presença no lifestyle.
A campanha deste ano para a data que homenageia os pais foi lançada no dia 1º de agosto, em evento no Maracanã, no Rio de Janeiro. O local simbólico, um dos estádios mais icônicos do planeta, foi palco de duas finais de Copa do Mundo (1950 e 2014) e leva o nome de Mário Filho, irmão de Nelson Rodrigues – dois apaixonados por futebol.
O BRAZIL ECONOMY esteve no evento, que reuniu ex-jogadores, atores, atrizes e influenciadores. A coleção especial, inspirada na paixão nacional, celebra o elo afetivo entre pais e filhos. Entre os destaques estão camisetas com frases como “Mestre”, “Aprendiz”, “Pedalada”, “Hino” e “Torcedor” – também em versões mini, na linha “Tal Pai, Tal Filho” –, além de camisas clássicas, acessórios em couro e tênis exclusivos dos clubes.
Em entrevista exclusiva, o CEO da Ar&Co, Ruy Kameyama, falou sobre o momento da marca e sua aproximação com o futebol, dentro do posicionamento estratégico.
“A Reserva está sempre no ataque. A gente não descuida da defesa, mas o nosso DNA é ir para frente. Levar inovação é estar no ataque, é estar sempre à frente”, afirmou o executivo, ao relacionar termos futebolísticos ao atual momento da empresa.
Joana Bittencourt, diretora das marcas Reserva, exaltou os aspectos emocionais e culturais envolvidos. “O futebol faz parte da memória afetiva do brasileiro. Está presente nas conversas de família, nos rituais de torcida, nos encontros entre gerações”, disse.

A marca foi precursora ao unir futebol e moda. Começou com o Flamengo, ainda em 2022, com o desenvolvimento de uma camiseta especial com o escudo bordado do time rubro-negro, criada exclusivamente para uso do técnico durante as partidas.
“Desde 2022, enxergamos esse território não apenas como oportunidade comercial, mas como extensão do nosso propósito”, afirmou Joana.
Naquele mesmo ano, a empresa lançou sua primeira collab oficial com o clube, dando início a um movimento que se tornaria um dos pilares estratégicos da marca. Virou, de fato, uma linha de negócios.
Atualmente, são dez clubes parceiros: além do Flamengo, estão Vasco, Botafogo, São Paulo, Grêmio, Internacional, Atlético-MG, Cruzeiro e, mais recentemente, Goiás e Sport. Outros três estão em negociação e devem fechar as bases da collab até o fim do ano.
“Temos ampliado a carteira de times parceiros. Do Sudeste, fomos para o Sul e, agora, avançamos para o Centro-Oeste e Nordeste”, salientou o CEO. “Uma das nossas estratégias é ter uma abrangência nacional mais ampla.”
Esse é o conceito implementado pelo executivo desde que assumiu a marca, há um ano. Forte crescimento, inovação e vínculo com o cliente são os mantras da companhia desde então.
“Temos conseguido avançar bem em todas as frentes. Já passamos de 200 lojas, com avanço expressivo tanto na abertura de lojas próprias quanto de franquias”, disse Kameyama.
A ampliação do portfólio, com lançamentos inclusive na linha de calçados, produtos infantis e acessórios – como mochilas –, está no foco da empresa.
A marca também entrou no mercado de skincare masculino com a linha Dermage Reserva, que conta com produtos multifuncionais, como gel de banho 3 em 1, máscara removedora de cravos, desodorante sem fragrância e balm pós-barba.
Em roupas, outra novidade é a linha Worktech, com tecidos tecnológicos e confortáveis para as rotinas de trabalho masculinas. São 42 produtos, entre camisetas, camisas, calças, jaquetas e uma seleção de tênis Reserva Go.
“É uma tendência que captamos e que tem sido um sucesso”, comemorou o CEO. “Seguimos trazendo inovação no produto, comunicando bem com o mercado e, mesmo em um ambiente econômico mais difícil, conseguimos progredir”, afirmou Kameyama, na Tribuna do Maracanã, durante o evento do Dia dos Pais.
No templo da modalidade esportiva. “No futebol, tudo é paixão, tudo é drama, tudo é exagero”, dizia Nelson Rodrigues. O torcedor gosta. A Reserva sabe disso. E incentiva essa conexão.