Em um mercado em forte aceleração e com planos bilionários em curso, a Ford segue impulsionando a inovação e consolidando sua presença global por meio do investimento em tecnologias voltadas ao futuro da mobilidade. E o Brasil está nessa rota de inovação, pois um dos nove centros de desenvolvimento da Ford no mundo tem sede em Camaçari, na Bahia. A unidade brasileira conta com um time altamente qualificado com mais de 1.500 especialistas que dedicam 85% do seu tempo para projetos globais. Esse centro se tornou um polo de exportação de tecnologia para diversas regiões do mundo, como Estados Unidos, Europa e China, contribuindo para a transformação da mobilidade com foco em veículos conectados, eletrificados e tecnologias semiautônomas.
“O trabalho realizado aqui tem sido fundamental para avançarmos em projetos de mobilidade do futuro, por meio de desenvolvimento de pesquisas, softwares, projetos de novos veículos e de eletrificação. Estamos investindo em capital humano no Brasil e, hoje, o trabalho dos engenheiros brasileiros está presente em um terço das novas funcionalidades nos carros da Ford no mundo”, afirma Alexandre Machado, diretor de desenvolvimento de produtos da Ford América do Sul.
Entre essas funcionalidades estão o Track Apps, tecnologia presente no Mustang que além de acionar o Drift Brake e o Line Lock (travamento das rodas dianteiras para a manobra conhecida como “borrachão”), faz a medição dos tempos de volta, aceleração, frenagem, força G lateral e longitudinal; o One Pedal Drive do Mustang Mach-E, que permite dirigir usando apenas o acelerador, sem acionar o pedal do freio, e o Contour Seats, bancos altamente sofisticados, oferecidos nos modelos Lincoln Aviator, Corsair e Navigator, que além de vários ajustes contam com a função de massagem. Essa abordagem tem assegurado à Ford um negócio sustentável e rentável na América do Sul.
Liderança em inovação
Com um ecossistema de engenharia integrado, a Ford investe continuamente no desenvolvimento de novas tecnologias. O Centro de Desenvolvimento e Tecnologia gera uma receita anual de aproximadamente R$ 500 milhões e possui iniciativas pioneiras, como o centro de pesquisa em grafeno – material reconhecido por sua leveza e resistência – e projetos em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), envolvendo mais de 200 pesquisadores distribuídos pelo Brasil.
“Como reflexo desse compromisso com a inovação, vamos ampliar as instalações em Camaçari em 2025, com a construção de um novo prédio dedicado à área de engenharia”, completa Machado.
Além disso, a Ford também opera Centro de Desenvolvimento e Testes de Tatuí (SP), um dos mais modernos da América Latina, que possibilita ensaios rigorosos para garantir a segurança, a performance e a eficiência dos veículos.

Crescimento no mercado
O desempenho comercial da Ford no Brasil também reflete o sucesso de sua estratégia. A marca fechou 2024 com um crescimento de 70% e um total de mais de 47 mil veículos vendidos, bem acima dos 14,1% da indústria. É o seu melhor resultado no mercado brasileiro desde a renovação do seu portfólio.
E a empresa já começou 2025 com um crescimento de 40% nas vendas em janeiro, superando a média do mercado, que avançou 6%. Foram 3.931 unidades emplacadas, com destaque para a Nova Ranger, que cresceu 48% e alcançou 2.620 unidades vendidas no mês. O Territory também atingiu recorde histórico de vendas em janeiro, com 2.543 unidades, um crescimento de 71% sobre o mesmo mês de 2024.
A presença da Ford na América do Sul também tem sido fortalecida. A empresa cresceu 43% na região em janeiro, enquanto a indústria avançou 18%, alcançando sua maior participação no mercado desde a reestruturação em 2021. A Nova Ranger registrou recordes históricos, crescendo 60% e atingindo 21,3% de participação no segmento. Na Argentina, o modelo se tornou líder entre as picapes médias e por conta desse crescimento na demanda regional, a Ford vai aumentar a produção anual da picape na fábrica de Pacheco para 70.000 unidades, o que representa um incremento de 15% comparado a 2024.
Com um centro de desenvolvimento avançado e uma estratégia focada em inovação, a Ford busca se firmar como referência na indústria automotiva sul-americana, ampliando sua atuação para além da produção de veículos e investindo em tecnologias e na transformação digital do setor.