A Leve Saúde, healthtech carioca que oferece planos médicos populares, vem apostando na prevenção de doenças acima do registrado neste mercado. A empresa destina atualmente R$ 4,5 milhões para seus programas e iniciativas de prevenção e cuidados, superando em seis vezes a média de investimentos das demais companhias do setor. Para 2025, o objetivo é mais do que dobrar a alocação de recursos voltados à prevenção de doenças e cuidados chegando em R$ 10 milhões. Os números da Leve são ainda maiores se forem incluídos investimentos em tecnologia e marketing para ampliar o uso e o conhecimento dos seus programas de prevenção e cuidados. Juntos, os dois itens movimentaram R$ 8 milhões em investimentos.
Desde que abriu as portas em setembro de 2020, a Leve Saúde focou seu atendimento ao público com mais de 45 anos e vem ampliando rapidamente a carteira de clientes que já chega a mais de 70 mil, com cerca de R$ 500 milhões de faturamento. Ulisses Silva, fundador e CEO da companhia, explica:
“Quando comecei a Leve, muitos achavam que seria impossível construir uma operadora sem o respaldo de um grande fundo de investimento. No entanto, apostamos na nossa experiência e em soluções digitais para criar uma empresa ‘figital’, que une o melhor do atendimento físico e digital, com soluções como telemedicina e inteligência artificial, oferecendo um serviço eficiente e acessível”.
O foco em medicina preventiva foi a estratégia de negócios escolhida justamente para preencher uma lacuna no mercado brasileiro, como afirma Sandro Silva, COO da companhia: “O conceito da assistência primária e os investimentos em prevenção fazem parte do DNA da Leve desde seu nascimento. Para nós, é importante investir em cuidados visando a prevenção de doenças e outras condições de saúde, estimulando uma vida mais saudável e o bem-estar de nossos clientes. Isso é benéfico para todos e seguirá sendo prioridade para os próximos anos, com a ampliação de programas e linhas de cuidados estratégicos de acordo com as principais demandas dos nossos clientes”.
Hoje a Leve possui nove programas voltados para atenção primária à saúde, como os que focam em desospitalização segura, em home care, em casos de alta complexidade e no acompanhamento de puérperas, gestantes e planejamento reprodutivo. Outros três acabam de ser lançados: um voltado para saúde mental, outro para saúde renal e o TEabraça, que foca o acompanhamento de pacientes com autismo. Em breve, o décimo programa, para emagrecimento saudável, será colocado à disposição dos clientes da empresa.
“O modelo de negócio foi muito bem fundamentado. Estudamos profundamente cases de melhor performance operacional”, afirma o CEO Ulisses Silva, destacando que a americana Kaiser Permanente foi uma das principais inspirações.
Para reforçar a atenção primária, outro pilar é o uso da tecnologia. A empresa tem utilizado modelos de IA Inteligência Artificial Regenerativa que identificam comportamentos do cliente, quadros clínicos, cruzam dados relativos a exames e histórico médico, entre outras funcionalidades. Hoje, 60% dos exames feitos por clientes da Leve já estão registrados no próprio aplicativo da empresa e a porcentagem segue crescendo dia a dia. Como resultado de todas as ações, a Leve registrou o segundo menor índice de sinistralidade entre as operadoras brasileiras, com apenas 58%, bem abaixo da média de mercado.