Logo que foram envasadas as primeiras garrafas do azeite extravirgem Lagar H, a fundadora, diretora e master blender Glenda Haas inscreveu sua criação em alguns concursos, entre eles o EVO IOOC (International Olive Oil Contest) Italy. Na primeira disputa, em 2020, o Monovarietal da Safra – Koroneiki, produzido na fazenda localizada em Cachoeira do Sul (RS), à beira da BR-153, a 200 quilômetros da capital gaúcha, Porto Alegre, ganhou a medalha de ouro e o prêmio especial de melhor azeite do Hemisfério Sul.
Em plena pandemia, Glenda não conseguiu receber a premiação em mãos. Posteriormente, houve uma tentativa de entrega no Brasil, mas Glenda estava grávida e entrou em trabalho de parto no dia em que receberia a honraria. Esse e outros azeites da Lagar H venceram diversos concursos ao longo dos últimos anos, e no dia 12 deste mês voltou a ser destaque no EVO IOOC Italy, ao conquistar a medalha de ouro e o prêmio de melhor azeite da América do Sul. Desta vez, finalmente, Glenda subiu ao palco do evento, realizado na região da Campânia, nos arredores de Roma – ainda que com o pé direito machucado e imobilizado com uma bota ortopédica – para receber o troféu.
Em bom italiano, em discurso emocionado, agradeceu à equipe da Lagar H e celebrou o reconhecimento conquistado em solo italiano, berço da cultura oleícola.
Além da medalha de ouro e da escolha como melhor azeite sul-americano do Monovarietal da Safra, o azeite Blend da Safra também recebeu a golden medal do EVO IOOC Italy, que reúne especialistas internacionais na avaliação dos melhores azeites da safra mundial, com critérios rigorosos de qualidade sensorial, inovação e origem – é uma das competições mais prestigiadas do planeta no universo dos azeites extravirgens.
Na volta da Europa, com a bagagem cheia de troféus e orgulho, Glenda conversou com o BRAZIL ECONOMY sobre o sentimento de receber as premiações, na 10.ª edição do concurso italiano, que avaliou cerca de 700 rótulos de todo o mundo.
“Colocar o Brasil entre os grandes nomes do azeite mundial é muito especial. É o reconhecimento de que estamos fazendo um bom trabalho na Lagar H”, afirmou a master blender.

Mas o que o Monovarietal da Safra – Koroneiki tem de diferente? É um azeite de intensidade média, complexidade intensa e exuberância. “Marcante, tem entrada suave que evolui para sabores potentes, com amargor médio e picância agradável e intensa. Um azeite aromático e persistente”, descreve a Lagar H.
Outros prêmios
Na semana seguinte à premiação na Itália, os azeites da Lagar H ganharam novos prêmios internacionais. O Blend da Safra foi premiado como Double Gold Winner (com pontuação 96) e o Monovarietal da Safra – Koroneiki levou o Silver Winner (pontuação 93) no prestigiado US International Olive Oil Competition 2025, realizado na Califórnia (EUA) – nesse concurso, quem julga os azeites são compradores especializados do mercado.
O Blend da Safra ainda recebeu o Grand Prestige Gold do Terraolivo 2025 – Mediterranean International Olive Oil Competition, realizado em Jerusalém (Israel), uma das competições mais respeitadas do circuito internacional, conhecida por seu rigor técnico e foco na qualidade sensorial dos azeites.
Com esses prêmios, já são cerca de 80 conquistas acumuladas pelos produtos da Lagar H.
Como tudo começou
O interesse de Glenda Haas por azeites extravirgens começou a partir de sua indignação com os inúmeros e constantes relatos de falsificação desse produto. Largou a carreira de advogada em grandes escritórios e fez especializações em azeites para plantar as primeiras oliveiras na fazenda da família, no Rio Grande do Sul.
Dos primeiros pés plantados em 2014 saíram as primeiras garrafas apenas em 2020. “Com técnicas modernas, conseguimos extrair um azeite de ótima qualidade”, disse Glenda.
Mas não bastava a especialista e criadora da “criatura” elogiar sua criação. Por isso, cada chancela de prêmios internacionais é muito comemorada pela Lagar H.
Inicialmente, a plantação de 15 mil pés ocupava 60 hectares da propriedade. Hoje, já são 28 mil oliveiras em 170 hectares. “Podemos chegar a 500 hectares, para produzir as frutas em anos diferentes”, afirmou Glenda.
Envasada em garrafas de 250 ml e 500 ml, a atual produção é de aproximadamente 6.000 litros. Os produtos Lagar H são encontrados em algumas redes de supermercados, como Mambo e St. Marche. Também são comercializados nos e-commerces da Track&Field e da própria marca (www.lagarh.com).
“Nossas vendas são principalmente em São Paulo, responsável por 80% do total. Mas entregamos em todo o Brasil”, afirmou a diretora da Lagar H, que possui escritório administrativo em Barueri (SP).
Carbono negativo
Além da qualidade do azeite, a Lagar H está atenta também à agenda ESG. Em 2023, tornou-se a primeira marca de azeites do mundo a conquistar a certificação de carbono negativo – selo obtido pela certificadora SGS. Isso significa que a empresa remove e armazena mais carbono ao longo do tempo do que emite gases de efeito estufa (GEE).
“É como se a fazenda não existisse, em termos de afetar o meio ambiente. Temos um trabalho efetivo em todo o processo, desde o cultivo das azeitonas até a produção e distribuição dos azeites”, explicou a executiva.
Um bom azeite, que faz bem ao paladar, à saúde e à natureza.