A Blip, principal plataforma de inteligência conversacional do Brasil, que tem como objetivo conectar marcas e consumidores por meio de redes sociais ao implementar o chamado “contato inteligente”, anunciou com exclusividade ao BRAZIL ECONOMY seus resultados de expansão na Europa: nos últimos 12 meses, a companhia registrou um aumento de 62% nos serviços contratados na região, evidenciando a força do modelo conversacional em mercados como Espanha, Itália e Reino Unido. Além dos indicadores de negócio, a Blip também reporta um crescimento expressivo de quatro vezes nas conversas iniciadas por usuários finais em contatos inteligentes desenvolvidos para clientes europeus.
O sucesso da empresa na Europa é resultado da iniciativa do paulista Roberto Oliveira, que tinha o desejo de ser empresário. Em 1997, decidiu abrir um pequeno quiosque de venda de celulares na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, cidade onde mora há 40 anos.
Em paralelo, a Nokia o convidou para montar uma assistência técnica em Minas Gerais, e isso fez com que Roberto se envolvesse cada vez mais no mundo da tecnologia. O negócio foi se transformando e o levou a fundar a Blip, que, de lá para cá, contou com aportes do SoftBank, da Microsoft e do fundo de private equity Warburg Pincus, que, juntos, somam US$ 230 milhões.
A Blip entende que, muitas vezes, as empresas oferecem inteligência genérica e isolada, sem conexão com a marca e com dificuldade em gerar valor estratégico durante os contatos entre as pessoas envolvidas nos negócios. Modelos como GPTs, sem treinamento e sem estratégia, podem agir como “funcionários despreparados” e, muitas vezes, até recomendar concorrentes. O objetivo da Blip é organizar a maneira como esses contatos são feitos.
“Entregamos o chamado ‘contato inteligente’, ou seja, uma nova categoria de plataforma tecnológica, na qual vamos gerar engajamento, atendimento e vendas por meio de um custo menor, com mais retorno e maior satisfação do cliente”, afirmou Roberto Oliveira, CEO da companhia.
“Quando nosso serviço deu certo no Brasil, vimos a importância de exportar esse conhecimento. Abrimos o primeiro escritório fora do país no México, onde atendemos a América Latina, e depois em Madri, onde cobrimos a Europa. Nosso próximo passo é abrir uma operação no Oriente Médio”, disse Oliveira.
No mercado europeu, um dos principais clientes é a companhia aérea espanhola Iberojet, que automatizou o atendimento aos usuários em múltiplos idiomas, oferecendo suporte automatizado a viajantes de diferentes países por meio do WhatsApp.
A estratégia gerou um aumento de 122% na receita, crescimento de 172% no número de usuários ativos por mês e aumento na taxa de satisfação da experiência do usuário.
Já a Kruk, uma das mais tradicionais financeiras da Europa, com sede na Polônia, implementou soluções com IA no WhatsApp para tornar a comunicação com seus clientes sobre dívidas, pagamentos e outros assuntos mais ágil, empática e eficiente. O número de usuários ativos mensalmente no canal cresceu 270%, e o número de novos usuários aumentou 312%.
“Quando chegamos à Europa, vimos que, lá, as empresas não entendiam os contatos como ativos estratégicos. Diria que eles estão cinco anos atrás do Brasil nesse tipo de serviço. Então, não é um mercado onde eu chego e vou capturar clientes. Eu preciso criar e convencê-los da importância. Os números de expansão apontam que estamos no caminho certo”, frisou o CEO.
Sucesso “Made in MG”
Antes de olhar para o exterior, a empresa mineira mirou o mercado nacional e investiu no desenvolvimento de produtos inovadores. Entre os projetos apresentados pela empresa, destacam-se o Blip Copilot – uma solução baseada em IA, criada para ampliar a produtividade dos atendentes humanos, aumentando em até 10 vezes a performance e garantindo interações de alto nível com os consumidores – e o Blip Go Personal – permite que colaboradores utilizem números verificados do WhatsApp para se comunicar com clientes, com total segurança, governança e conformidade com as políticas de dados das empresas.
Só neste ano, a companhia está investindo cerca de R$ 125 milhões em desenvolvimento e pesquisa para gerar novos produtos.
Por meio da metodologia desenvolvida pela Blip, a XP Investimentos reduziu em 99,99% o tempo de resposta no WhatsApp. Já na área agrícola, um dos principais cases de sucesso no Brasil foi a parceria com a Camil Alimentos: com o objetivo de transformar a gestão da informação no relacionamento com os produtores de arroz, especialmente nos períodos de safra, quando há um pico nas solicitações, a companhia automatizou diversos fluxos e centralizou os atendimentos em um contato inteligente no WhatsApp.
O canal já ultrapassou 100 mil mensagens trocadas com uma base de mais de 450 produtores de arroz, dos quais apenas 3% necessitaram de auxílio humano para concluir alguma solicitação. Esse modelo de negócios com a Camil já está sendo desenvolvido também para fornecedores de feijão, café e outras commodities.
“Na estratégia da Camil para relacionamento com produtores, o contato inteligente no WhatsApp se consolidou como o canal preferido para a entrega de serviços e informações”, afirmou Pedro Dorico, diretor de Tecnologia e Inovação da Camil.
“Sua praticidade e engajamento superam os canais tradicionais, como portais e apps, oferecendo uma experiência mais direta e eficiente. Essa iniciativa foi pioneira na companhia, e, a partir dela, surgiram outras oportunidades e estratégias conversacionais para o negócio”, disse o executivo.
Na carteira de clientes da Blip já estão cerca de 4.000 empresas, como Dell, Nestlé, Mercado Pago, Itaú Unibanco, GM, Claro, entre outras. Até agora, a empresa já registrou 52 bilhões de mensagens trafegadas na plataforma e, só neste mês, alcançou a marca de 90 milhões de conversas sob seus serviços.