Farmácias investem R$ 120 milhões em soluções para fortalecer o e-commerce

Entre as iniciativas mais procuradas estão a modernização de sistemas de vendas online, personalização do atendimento, integração omnicanal e a automação de processos nas unidades físicas

Compartilhe:

Imagens: Divulgação

Alexsandro Monteiro, da FCamara, diz que as farmácias que apostaram na digitalização têm melhores resultados em vendas

Alexsandro Monteiro, da FCamara, diz que as farmácias que apostaram na digitalização têm melhores resultados em vendas

Com a disputa pela atenção do consumidor cada vez mais acirrada entre e-commerces e marketplaces, o setor de farmácias tem se movimentado para não ficar para trás. Nos últimos dois anos, redes farmacêuticas investiram R$ 120 milhões em transformação digital com soluções da FCamara, multinacional brasileira de tecnologia e inovação. Segundo a empresa, o foco dos aportes está na ampliação dos canais digitais, personalização da jornada de compra e disponibilização de serviços integrados de saúde.

Para Alexsandro Monteiro, head de retail da FCamara, parte desse avanço está relacionada à adoção de tecnologias que aumentam a eficiência operacional e aprimoram a experiência do cliente.

“As farmácias que apostaram na digitalização começaram a operar com mais agilidade, integrando canais e oferecendo soluções mais completas, o que impacta diretamente os resultados de vendas”, disse.

Entre as iniciativas mais procuradas pelas redes estão a modernização dos e-commerces com o uso da inteligência de dados para recomendações personalizadas, a integração omnicanal, como a opção de comprar online e retirar na loja, e a automação de processos nas unidades físicas, incluindo sistemas de self-checkout e melhorias nos sistemas centrais das operações.

O movimento das farmácias em busca de um modelo digital mais eficiente contribui para o faturamento do setor. Segundo dados da IQVA sobre o desempenho das companhias que integram a Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), nos últimos 12 meses até março houve crescimento de 15,79% no faturamento.

Para Edison Tamascia, presidente da Febrafar, a digitalização segue como um dos maiores desafios e, ao mesmo tempo, como uma grande oportunidade para o setor. “Digitalizar-se não é apenas uma tendência, mas uma necessidade”, afirmou o dirigente da federação, que representa 17 mil lojas espalhadas pelo Brasil, com participação de 16,7% no segmento.

Na avaliação de Monteiro, da FCamara, o fortalecimento da cultura do wellness, com ênfase no cuidado integral e na qualidade de vida, impulsionou a diversificação da oferta nos canais digitais.

“Essa expansão demanda maior eficiência na gestão de estoques, rapidez nas entregas e aperfeiçoamento dos canais de atendimento, o que tem levado as empresas a evoluírem continuamente suas estratégias de comércio eletrônico”, destacou.

O executivo ressaltou ainda que a perspectiva para o segundo semestre de 2025 é de um salto ainda mais intenso com o crescimento do uso de inteligência artificial, automação e robótica.

“A farmácia está deixando de ser apenas um ponto de venda para se tornar um centro completo de cuidado com a saúde — físico e online. As marcas que souberem utilizar a tecnologia a seu favor terão vantagem competitiva nos próximos anos”, frisou Monteiro, ao salientar a consolidação das farmácias como hubs de saúde, com o fornecimento de serviços como telemedicina, monitoramento remoto e atendimento preventivo.

Plano de R$ 1 bilhão
O setor farmacêutico é um dos atendidos pelas soluções da FCamara. A empresa atua também no varejo, mercado financeiro, indústria, seguros, logística e transporte. Com ferramentas de digital value creation, marketing digital, design de serviços, segurança, multicloud, CRM, hiperautomação, marketplace e e-commerce, a empresa faturou R$ 500 milhões em 2024.

E possui uma forte vertente de M&A. Nos últimos anos, a FCamara fez 11 aquisições para ampliar seu portfólio, criar um ecossistema e faturar R$ 1 bilhão em 2030.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E
FIQUE POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO MERCADO

    Quer receber notícias pelo Whatsapp ou Telegram? Clique nos ícones e participe de nossas comunidades.