Com a disputa pela atenção do consumidor cada vez mais acirrada entre e-commerces e marketplaces, o setor de farmácias tem se movimentado para não ficar para trás. Nos últimos dois anos, redes farmacêuticas investiram R$ 120 milhões em transformação digital com soluções da FCamara, multinacional brasileira de tecnologia e inovação. Segundo a empresa, o foco dos aportes está na ampliação dos canais digitais, personalização da jornada de compra e disponibilização de serviços integrados de saúde.
Para Alexsandro Monteiro, head de retail da FCamara, parte desse avanço está relacionada à adoção de tecnologias que aumentam a eficiência operacional e aprimoram a experiência do cliente.
“As farmácias que apostaram na digitalização começaram a operar com mais agilidade, integrando canais e oferecendo soluções mais completas, o que impacta diretamente os resultados de vendas”, disse.
Entre as iniciativas mais procuradas pelas redes estão a modernização dos e-commerces com o uso da inteligência de dados para recomendações personalizadas, a integração omnicanal, como a opção de comprar online e retirar na loja, e a automação de processos nas unidades físicas, incluindo sistemas de self-checkout e melhorias nos sistemas centrais das operações.
O movimento das farmácias em busca de um modelo digital mais eficiente contribui para o faturamento do setor. Segundo dados da IQVA sobre o desempenho das companhias que integram a Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), nos últimos 12 meses até março houve crescimento de 15,79% no faturamento.
Para Edison Tamascia, presidente da Febrafar, a digitalização segue como um dos maiores desafios e, ao mesmo tempo, como uma grande oportunidade para o setor. “Digitalizar-se não é apenas uma tendência, mas uma necessidade”, afirmou o dirigente da federação, que representa 17 mil lojas espalhadas pelo Brasil, com participação de 16,7% no segmento.
Na avaliação de Monteiro, da FCamara, o fortalecimento da cultura do wellness, com ênfase no cuidado integral e na qualidade de vida, impulsionou a diversificação da oferta nos canais digitais.
“Essa expansão demanda maior eficiência na gestão de estoques, rapidez nas entregas e aperfeiçoamento dos canais de atendimento, o que tem levado as empresas a evoluírem continuamente suas estratégias de comércio eletrônico”, destacou.
O executivo ressaltou ainda que a perspectiva para o segundo semestre de 2025 é de um salto ainda mais intenso com o crescimento do uso de inteligência artificial, automação e robótica.
“A farmácia está deixando de ser apenas um ponto de venda para se tornar um centro completo de cuidado com a saúde — físico e online. As marcas que souberem utilizar a tecnologia a seu favor terão vantagem competitiva nos próximos anos”, frisou Monteiro, ao salientar a consolidação das farmácias como hubs de saúde, com o fornecimento de serviços como telemedicina, monitoramento remoto e atendimento preventivo.
Plano de R$ 1 bilhão
O setor farmacêutico é um dos atendidos pelas soluções da FCamara. A empresa atua também no varejo, mercado financeiro, indústria, seguros, logística e transporte. Com ferramentas de digital value creation, marketing digital, design de serviços, segurança, multicloud, CRM, hiperautomação, marketplace e e-commerce, a empresa faturou R$ 500 milhões em 2024.
E possui uma forte vertente de M&A. Nos últimos anos, a FCamara fez 11 aquisições para ampliar seu portfólio, criar um ecossistema e faturar R$ 1 bilhão em 2030.