Vendas na semana da Black Friday crescem 17,3% em seis dos 10 maiores e-commerces do País

Dados da Senior Sistemas mostram ainda que durante todo o mês de novembro o comércio online desses players avançou 14,5% e na exata sexta-feira dos descontos o movimento foi 9,8% maior do que no ano anterior

Compartilhe:

Imagens: Imagem criada pelo Leonardo.ia / Divulgação Senior

Houve crescimento geral em vendas, pedidos e volume de itens, tendência que se refletiu em todas as empresas

Houve crescimento geral em vendas, pedidos e volume de itens, tendência que se refletiu em todas as empresas

Os resultados da Black Friday superaram as expectativas de seis dos dez maiores grupos de e-commerce do País, segundo dados da Senior Sistemas, multinacional brasileira de tecnologia que atende esses clientes com software de gestão empresarial. O crescimento nas vendas ocorreu mesmo diante do cenário econômico marcado por incertezas, tanto externas, como o tarifaço, quanto internas, como a reforma tributária, segundo a companhia de tecnologia. O BRAZIL ECONOMY obteve os dados da evolução dos players com exclusividade.

“Observamos um crescimento geral em vendas, pedidos e volume de itens, tendência que se refletiu em todas as empresas, ainda que com variações conforme a categoria de produtos e os segmentos. De modo geral, todas ficaram bastante satisfeitas com o desempenho alcançado, que superou a projeção inicial para o período”, disse Anderson Benetti, head de produtos, estratégia, tecnologia e gestão de pessoas da Senior Sistemas.

Na Black November, durante todo o mês de novembro, foram registrados 8,5 milhões de pedidos, um aumento de 14,5% em relação a 2024, com um total de 307 milhões de itens comprados.

Já na Black Week, a semana de vendas com descontos, foram 3 milhões de pedidos, crescimento de 17,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, com 98 milhões de itens comprados.

Enquanto isso, no dia da Black Friday foram 683 mil pedidos, alta de 9,8% na comparação com o ano passado, e um total de 18 milhões de itens comprados.

Anderson Benetti, head de produtos, estratégia, tecnologia e gestão de pessoas da Senior Sistemas
Anderson Benetti, head de produtos, estratégia, tecnologia e gestão de pessoas da Senior Sistemas

Análise

Segundo Benetti, as empresas se prepararam melhor para a Black Friday deste ano, especialmente em automação, integração e capacitação — tanto em tecnologia quanto em pessoas.

“Esse movimento vem se fortalecendo ano após ano, elevando a maturidade dos processos logísticos. O foco tem sido estruturar operações de entrega mais eficientes, com redução de prazos, apoiadas pela evolução do planejamento e pela preparação integrada de todas as áreas para a Black Friday. É um esforço conjunto que envolve compras, marketing, logística e demais setores de forma coordenada”, analisou o executivo.

Benetti ressaltou ainda a adoção crescente de tecnologias voltadas à gestão de estoque, gestão de frete, rastreabilidade de entregas e ferramentas de previsão de demanda, que ajudam a orquestrar toda a malha logística durante períodos de alta sazonalidade.

“De forma geral, os maiores avanços na operação tecnológica estão na ampliação do uso dessas soluções e na integração cada vez mais eficiente entre quem vende e quem realiza o transporte, permitindo um monitoramento mais preciso e operações mais ágeis”, frisou.

Joelma Vieira, head de produtos da Senior Sistemas, avaliou que o consumo esteve mais distribuído ao longo de novembro, e não apenas concentrado na semana ou no dia da Black Friday.

“Datas como o 11/11 também impulsionaram as vendas online, reforçando que o e-commerce vem ganhando relevância ano após ano no comportamento de compra do consumidor”, disse a especialista, ao revelar que um ponto de atenção foi a redução na quantidade de itens por pedido.

“Embora os consumidores tenham comprado, cada pedido teve menos itens, o que impactou diretamente na queda do ticket médio. Isso explica também a variação em relação ao ano anterior: foram menos itens por transação, resultando em um valor médio ligeiramente menor”, destacou Joelma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E
FIQUE POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO MERCADO

    Quer receber notícias pelo Whatsapp ou Telegram? Clique nos ícones e participe de nossas comunidades.