Trabalho presencial e festas geram 117% de aumento de gastos em bares e restaurantes

Dados são da Biz, empresa de multibenefícios flexíveis. Para executivo, escritório voltou a ser um ponto de encontro dos colaboradores e impulsiona consumo

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Imagens: Wanezza Soares/Divulgação

Douglas Barrochelo, CEO da Biz: convivência diária entre colaboradores reflete no consumo fora do expediente

Douglas Barrochelo, CEO da Biz: convivência diária entre colaboradores reflete no consumo fora do expediente

Levantamento da Biz, empresa de multibenefícios flexíveis e hiperpersonalizados, revela que os gastos em bares e restaurantes na primeira quinzena de dezembro cresceram 117% em comparação com o mesmo período de 2024, saltando de R$ 70 mil para R$ 152,5 mil. É um pequeno recorte da companhia, que possui 12 milhões de cartões emitidos e processa R$ 23 bilhões anualmente, mas reflete uma tendência de avanço do trabalho presencial ao longo de 2025.

Segundo Douglas Barrochelo, CEO da Biz, a convivência diária entre colaboradores voltou a fazer parte da rotina de muitas empresas, e isso se refletiu diretamente no consumo fora do expediente.

“Esse crescimento de 117% vai além de um indicador econômico. Ele reflete uma mudança no comportamento dos colaboradores, impulsionada pelo retorno mais consistente ao trabalho presencial”, ressaltou o executivo.

Com mais empresas retomando atividades 100% presenciais ou ampliando a frequência no escritório, as interações do dia a dia voltaram a acontecer. E, neste fim de ano, há ainda outro fator decisivo para esse aumento no consumo em bares e restaurantes: as festas de confraternização de fim de ano organizadas entre os próprios times.

Barrochelo destacou que os dados também ajudam a entender o papel do ambiente corporativo na retomada do convívio social. “O escritório voltou a ser um ponto de encontro. Quando as equipes convivem mais, esses laços extrapolam o ambiente de trabalho e se transformam em momentos de celebração fora dele, especialmente no fim do ano”, discorreu.

O volume de transações acompanhou a tendência, com alta aproximada de 128%, passando de 1.406 para 3.202 operações aprovadas no comparativo anual, o que reforça o impacto do retorno às rotinas presenciais sobre o consumo fora do ambiente de trabalho.

A sazonalidade típica do período também se confirma na comparação mês a mês. Entre a primeira quinzena de novembro e o mesmo período de dezembro de 2025, houve um crescimento de 13% no valor total transacionado, que passou de R$ 135,5 mil para R$ 152,5 mil.

No mesmo recorte, o número de transações subiu de 2.947 para 3.194, consolidando dezembro como o principal mês para eventos corporativos e encontros sociais.

 

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