CEO da HubSpot afirma que combate sua ansiedade trabalhando aos finais de semana

Yamini Rangan transforma os domingos em tempo produtivo por escolha própria, equilibra pausas estratégicas para evitar o burnout e defende uma liderança guiada por autonomia, disciplina e impacto social

Sydney Lake (Fortune)
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Imagens: Chance Yeh/Getty Images

Yamini Rangan, CEO da HubSpot, afirma que gosta de fazer do domingo um dia útil

Yamini Rangan, CEO da HubSpot, afirma que gosta de fazer do domingo um dia útil

A CEO da HubSpot, Yamini Rangan, não vivencia a conhecida “ansiedade de domingo”. À frente de uma grande empresa de tecnologia, Rangan dedica parte do fim de semana ao trabalho e afirma que gosta disso. Ainda assim, ela faz pausas nas noites de sexta-feira e aos sábados para evitar o esgotamento.

Todos conhecemos aquela sensação de apreensão: ajustar o despertador para a manhã de segunda-feira no domingo à noite (ou até mais cedo no dia) ao perceber que o fim de semana chegou ao fim.

Mas a CEO da HubSpot, Yamini Rangan, disse não sentir nada disso em um episódio do podcast The Grit. Isso porque ela usa os domingos como seu próprio dia de trabalho.

“Eu não tenho medo dos domingos. Eu gosto, porque é o meu tempo”, afirmou Rangan, que comanda a empresa de software avaliada em US$ 20 bilhões. “Eu decido o que estou aprendendo, o que estou fazendo, no que estou pensando, o que estou escrevendo. A agenda é totalmente minha.”

Em vez disso, Rangan, que disse ter dificuldade para ficar parada e se afastar do trabalho, reserva a noite de sexta-feira e todo o sábado para descansar. Nesse período, ela faz caminhadas com o marido, Kash (diretor-executivo do Goldman Sachs), pratica ioga, medita e lê.

“Os sábados são preciosos para mim”, disse Rangan. “Quando eu não fazia pausas, entrava em burnout muito rapidamente.”

Os funcionários da HubSpot sabem que Rangan não lê nem responde e-mails aos sábados, mas ela costuma usar os domingos para agendar mensagens que chegam às caixas de entrada nas primeiras horas da manhã de segunda-feira.

Rangan, que está na HubSpot há cerca de cinco anos, normalmente começa seus dias úteis por volta das 6h e entra em chamadas de trabalho às 7h. Ela afirma que pode trabalhar até as 23h.

Ela ingressou na empresa de software de marketing pouco antes do início da pandemia, como diretora de clientes. A pandemia acabou sendo favorável à HubSpot, à medida que mais empresas passaram a digitalizar seus processos e procedimentos. A receita da companhia mais do que dobrou, segundo Rangan, que se tornou CEO em setembro de 2021. A HubSpot também foi reconhecida em 2024 na lista Future 50 da revista Fortune, que destaca empresas com maior probabilidade de se adaptar, prosperar e crescer. A HubSpot não respondeu imediatamente ao pedido da Fortune para comentar a ética de trabalho de Rangan e seu impacto na empresa.

Rangan construiu uma carreira de mais de 25 anos em tecnologia, ocupando cargos de liderança em grandes empresas de software como Dropbox, Workday e SAP. Mas sua trajetória começou de forma humilde.

Ela nasceu e cresceu no sul da Índia, onde viveu em um apartamento de cerca de 35 metros quadrados com os pais e a irmã mais velha. Segundo Rangan, a mãe a inspirou a se tornar uma mulher pioneira, fosse como a primeira mulher na Índia a vencer um grande caso jurídico, a primeira engenheira a “fazer algo realmente incrível” ou uma médica que realizasse algo extraordinário.

Rangan estudou engenharia da computação na Universidade Bharathiar, na Índia, e mudou-se para os Estados Unidos aos 21 anos para cursar um MBA na Haas School of Business, da Universidade da Califórnia, em Berkeley. Ela combinou sua experiência em engenharia e negócios para se tornar uma vendedora de sucesso, avançando gradualmente na hierarquia do setor de tecnologia.

Embora seja bem-sucedida (e tenha um salário próximo de US$ 26 milhões), Rangan lembra aos dois filhos adolescentes que eles precisarão trabalhar duro, como ela fez, para conquistar o padrão de vida que têm hoje. Ela está entre as CEOs de origem indiana mais bem pagas dos Estados Unidos, ao lado de Nikesh Arora, CEO da Palo Alto Networks.

A executiva leva os filhos à Índia a cada dois anos para mostrar onde ela e o marido cresceram e também os leva para visitar um orfanato local que a família apoia, para “dar a eles uma noção de qual é a sua responsabilidade na sociedade”, disse Rangan.

“Não se trata apenas de ganhar dinheiro e viver na região da Baía de São Francisco”, afirmou. “Trata-se de entender como você pode, de fato, ter um impacto mais amplo.”

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