A Porsche é referência de luxo no setor automobilístico. Não por acaso, a fabricante segue como a marca de luxo mais valiosa do mundo pelo oitavo ano consecutivo, acumulando um robusto valor de marca de US$ 41,1 bilhões na lista “Luxury & Premium 50-2025” da Brand Finance, consultoria líder global em avaliação de marcas. Apesar do protagonismo da Porsche, o setor que domina o top 10 é o de moda e acessórios, responsável por quase metade das empresas listadas e pela maior parcela do valor total de marca. Chanel, Louis Vuitton, Hermès, Dior e Gucci são os destaques desse setor. No conjunto, as dez marcas mais valiosas somam aproximadamente US$ 217,2 bilhões.
Confira a lista das 10 marcas de luxo e premium mais valiosas do mundo em 2025:
1.Porsche
Com valor de marca de US$41,1 bilhões, a Porsche permanece como a marca de luxo e premium mais valiosa do mundo pelo oitavo ano consecutivo.
2.Chanel
O valor de marca da Chanel cresceu 45%, resultado que elevou a grife do terceiro para o segundo lugar entre as 50 marcas de luxo e premium mais valiosas do mundo, atingindo US$ 37,9 bilhões.
3.Louis Vuitton
Louis Vuitton perdeu uma posição do ranking comparado ao ano anterior, apesar do seu crescimento modesto de 2%, atingindo US$32,9 bilhões.
4.Hermès
A Hermès segue como a quarta marca de luxo e premium mais valiosa globalmente e é uma das duas únicas marcas no top 10 que mantiveram a mesma posição do ano anterior.
5.Rolex
A Rolex subiu duas posições em relação a 2024 e agora ocupa o quinto lugar, impulsionada por um aumento de 36% no valor de marca, que chegou a US$18,8 bilhões. Isso também a coloca como a quinta marca que mais cresceu no ranking. A Brand Finance cita a demanda consistente por relógios de luxo e as receitas recordes como principais fatores que justificam esse crescimento. No entanto, relatos apontam que a empresa anunciou aumento de cerca de 3% nos preços em resposta às tarifas dos EUA, que agora aplicam imposto de 10% sobre produtos suíços. A medida pode criar desafios para a relojoeira suiça, já que o mercado norte-americano é o principal destino da empresa.
6. Dior
A sexta marca de luxo do ranking é reconhecida por sua influência no mundo da moda. A Dior cresceu 18% o seu valor de marca, alcançando US$17,3 bilhões e mantendo a empresa na mesma posição do ranking de 2024.
7. Cartier
A tradicional e prestigiada marca de jóias subiu uma posição e alcançou o sétimo lugar. A Cartier elevou seu valor de marca em 15% em relação a 2024, chegando a US$15,7 bilhões.
8. Ferrari
A Ferrari registrou um salto de 36%, atingindo US$14,4 bilhões, tornando-se a quarta marca que mais cresceu no ranking e a 11ª marca de automóveis mais valiosa do mundo. A Ferrari continua priorizando modelos de alta margem, reforçando seu apelo de luxo e performance financeira robusta. A força da marca também se deve ao foco em customização, preços premium e parcerias nos segmentos lifestyle, como a colaboração com a S.Pellegrino, marca italiana de água mineral.
9.Gucci
Apesar da queda de 24% no valor de marca para US$11,4 bilhões, o que ocasionou a perda de quatro posições, a Gucci permanece entre as 10 marcas de luxo e premium mais valiosas do mundo.
10.Guerlain
Pela primeira vez no top 10 desde 2021, a marca de perfumes registrou aumento de 23% no valor de marca, chegando a US$7,7 bilhões. A Brand Finance atribui esse crescimento ao seu desempenho financeiro sólido. A LVMH reportou crescimento orgânico de 4% ano a ano em sua divisão de perfumes e cosméticos em 2024.

