Depois de lançar vinhos próprios, rede Cortés Asador vai ganhar as ruas

Rede especializada em carnes do Grupo Ráscal terá unidade no condomínio residencial de luxo V3rso Jardins by Emiliano, em São Paulo

Celso Masson
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Imagens: Julia Mataruna/Divulgação

A chef Daniela França Pinto e a sommelière Luciana Bernardes com as garrafas dos vinhos da casa areA15

A chef Daniela França Pinto e a sommelière Luciana Bernardes com as garrafas dos vinhos da casa areA15

O conceito da rede Cortés Asador nasceu de um vácuo, um espaço pouco explorado entre as casas de carne de tíquete mais alto, acima de R$ 350, e as de perfil simples, que não oferecem bom padrão de qualidade. Foi nesse intervalo que os controladores do Grupo Ráscal enxergaram uma janela. “Queríamos entregar uma carne de altíssimo nível a preço acessível, algo raro no mercado”, afirma Rodrigo Testa, CEO do grupo e um dos sócios do Cortés Asador.

A primeira casa foi aberta em 2014, em São Paulo, e hoje há quatro unidades: duas em shoppings da capital paulista, uma no Rio de Janeiro e outra no Aeroporto de Guarulhos. O foco é o sabor que vem do fogo, seja em carnes, vegetais ou pescados, sempre preparados na parrilla argentina.

O CEO do Grupo Ráscal da rede Cortés Asador, Rodrigo Testa: proposta de valor baseada em sinergias e sociedade com frigorífico
O CEO do Grupo Ráscal da rede Cortés Asador, Rodrigo Testa: proposta de valor baseada em sinergias e sociedade

Para viabilizar essa proposta, o modelo de negócios se apoia em um pilar decisivo: a parceria societária com o Frigorífico BB, empresa familiar fundada em 1960 pelo húngaro Laszlo Braun. “A maneira mais eficiente de garantir a qualidade seria nos tornando sócios do fornecedor. E escolhemos um parceiro histórico do Ráscal”, diz Testa. Foi assim que BB passou a criar rebanhos exclusivos para a rede Cortés, de raças como Angus e Wagyu australiano, seguindo especificações rígidas de manejo, alimentação e logística.

Toda a operação é monitorada pelo consultor Flávio Saldanha, também sócio do Cortés e com larga experiência no setor. Ele acompanha a cadeia do pasto ao prato, cuida da seleção dos cortes e supervisiona o controle de qualidade. As peças que não se enquadram no padrão seguem para outras linhas de venda do frigorífico. “A proposta de valor do Cortés se viabiliza graças a esse controle rígido e às sinergias que mantemos com a operação Ráscal”, diz Testa.

A rede mãe ficou conhecida por apresentar uma seleção de iguarias em sistema self service com uma pegada gourmet, primando pela qualidade, frescor e variedade. No Cortés, é um pouco diferente. Para escoltar seus assados com opções criativas de acompanhamentos, os sócios chamaram a chef Daniela França Pinto, responsável pelo menu. Ela não dispensou itens básicos, que atendem aos mais tradicionalistas, mas introduziu novidades. “Pouco a pouco entendemos melhor as demandas e fomos além da parrilla de carne”, diz a chef, que destaca vegetais preparados no fogo, peixes tostados na chapa de ferro, massas como nhoque com aroma de carvão e opções frescas para dias quentes. À noite, os hambúrgueres na brasa têm público fiel. Nas sobremesas, o tabletón mendocino é um clássico.

Vinhos de marca própria 

E como nem só de comida se vive, o vinho é outro ponto alto do Cortés. Recentemente, a rede lançou dois rótulos próprios: o Corte Bordalês e o Blends Cabernet Sauvignon e Marselan. Ambos são produzidos pela vinícola gaúcha areA15, de Bento Gonçalves, com assinatura do enólogo Jean Paulo Raimondi. “Nossa ideia era lançar um vinho só, como fizemos no passado com o Bonarda, da Arte Viva, que foi um sucesso. Mas, ao provar as amostras, tivemos certeza de que ambos se encaixariam na nossa carta”, afirma Testa.

Cada um tem seu perfil bem definido. O Blends, mais pronto para beber, tem ótimo aroma de frutas vermelhas e taninos doces, enquanto o Corte Bordalês, estruturado e complexo, exige mais tempo para evoluir na taça. Para Testa, “é um vinho que o cliente pode levar para casa e beber daqui 10 ou 15 anos”. O preço de cada garrafa é R$ 218 (exceto na unidade de Guarulhos, onde custa R$ 236).

A escolha da vinícola areA15, ainda pouco conhecida no Brasil, é fruto de uma pesquisa da sommelière Luciana Bernardes, que viajou pelo País em busca de produtores com propostas inovadoras e capazes de entregar bons vinhos a preços atraentes. “Chamou minha atenção o cuidado que eles têm em conseguir cepas de grande qualidade”, diz a sommelière. “Isso aparece no vinho”.

O Corte Bordalês reúne quatro castas de diferentes regiões do Rio Grande do Sul: 40% Cabernet Sauvignon (safra 2022) do município de Guaporé; 20% Merlot de Pinheiro Machado (2023); 20% Cabernet Franc de Quaraí (2021) e 20% Petit Verdot de Mariana Pimentel (2020). As duas últimas passaram 12 meses por barrica de carvalho francês. A Cabernet Sauvignon, 16 meses. A produção é de 1.700 garrafas. No caso do Blends, apenas 1.130.

Loja de rua

Quem passa pela Alameda Santos, nos Jardins, em São Paulo – onde já funcionam duas unidades da rede Ráscal – pode ver a fachada do piso térreo de um edifício em obras já envelopada com a marca Cortés Asador. Mas a inauguração está prevista apenas para o primeiro trimestre de 2026. Ela irá testar um novo formato, incluindo um bufê de saladas e antepastos inspirado no que consagrou a rede mãe. “Iremos combinar o melhor de dois mundos”, diz o CEO do grupo que controla as duas marcas.

A escolha do local se deve ao mix de públicos: no almoço, profissionais que trabalham em escritórios da região da Avenida Paulista; no jantar, moradores dos Jardins que não encontram na vizinhança um “restaurante informal elegante”, com foco no sabor do fogo e proposta de valor atraente. O endereço tem ainda outro apelo: fica na entrada de um empreendimento residencial do grupo V3rso, que traz a expertise em hospitalidade dos hotéis Emiliano.

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