Atualmente, o Grupo QuintoAndar é o ecossistema imobiliário líder na América Latina, com presença na Argentina, Brasil, Equador, México, Panamá e Peru, com mais de 50 milhões de visitas mensais e mais de nove milhões de anúncios publicados em suas plataformas. Em um momento onde o Brasil tem a maior taxa Selic dos últimos anos, esse tema tende a ser um dos principais focos de preocupação de uma companhia diretamente ligada aos preços de aluguel e de construção.
Mas, para Lucas Lima, Chief Operating Officer (COO) do grupo desde março deste ano, a filosofia da empresa de colocar o cliente no centro do negócio reduz a importância do cenário macro, inclusive da taxa Selic que teima em não cair para patamares menores. Confira a entrevista concedida pelo executivo ao BRAZIL ECONOMY.
O QuintoAndar lançou uma pesquisa esta semana apontando que 50% dos jovens de 18 a 28 anos querem comprar um imóvel, enquanto a média nacional é de 41%. O que esses números querem dizer?
A pesquisa é parte do nosso esforço contínuo de ouvir e entender as necessidades reais dos brasileiros, e capta perfeitamente um grande dilema atual: o sonho da casa própria está vivo, especialmente entre os mais jovens, mas ele esbarra em um cenário macroeconômico desafiador, com alta taxa de juros e dificuldade de poupar. Isso mostra a necessidade de se propor alternativas. Aqui no QuintoAndar, por exemplo, decidimos usar a tecnologia para repaginar o consórcio tradicional.
A nossa versão oferece cashback e opção de resgate em cinco anos, uma opção que pode chegar a ser até 50% menor que um financiamento comum, desbloqueando caminhos para essa conquista. O brasileiro enxerga o imóvel como um pilar de segurança e de realização. Nossa responsabilidade, como a maior plataforma de moradia da América Latina e com um profundo conhecimento do comportamento do consumidor, é continuar criando soluções que atendam tanto quem precisa de agilidade hoje quanto quem está nesse planejamento de médio e longo prazo.
Então, a Selic alta tem afetado o planejamento dos clientes do QuintoAndar. Isso se reflete também nos investimentos do grupo?
A gente sempre fala que o foco no cliente é a maior vantagem competitiva. Quando você está focado em resolver problemas reais dos seus clientes, não se presta tanta atenção ao ambiente macro. Se a taxa de juros baixar vai ser bom para todo mundo e vamos andar mais rápido com vento a favor. Mas, se ela continuar nos patamares atuais, vamos continuar remando pesado e crescendo. Com cliente no centro, não prestamos tanta atenção na Selic.
Exemplo disso é que nossos resultados do negócio de aluguel fez com que a participação de mercado do QuintoAndar crescesse 30% em outubro de 2025, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Foram 16.300 contratos de aluguel fechados só naquele mês. Se olhar no compra e venda, mesmo com os juros mais altos dos últimos 15 anos e a contração do volume de financiamento, a gente cresceu 50% nossa participação de mercado, o que representa 2.600 contratos só no mês de outubro. É um número muito impressionante para essa condição.
Como o senhor avalia o papel do marketplace do QuintoAndar?
Estou muito feliz já que honramos nosso papel de continuar oferecendo aos clientes, seja os que buscam alugar, comprar ou vender um imóvel, uma experiência cada vez melhor. Isso se dá por causa dos investimentos em tecnologia e melhorando a experiência e produtividade dos nossos parceiros, sejam corretores ou imobiliárias parceiras do QuintoAndar. Temos ainda honrado o compromisso de continuar inovando.
Como essa inovação se deu?
Principalmente com lançamentos feitos no início do ano, como o QPreço (calculadora de precificação de imóveis) e a experiência de busca de Inteligência Artificial. Outro exemplo é a possibilidade dos clientes fazerem consórcios (modalidade lançada pelo QuintoAndar em agosto de 2025). Outras inovações estão por vir nos próximos meses e anos.
Qual a estratégia do Quinto Andar para 2026?
Gostamos de definir nossas estratégias baseadas nas necessidades reais dos clientes. Se fizermos isso, não precisamos revisitar os objetivos traçados todo mês e ano. A nossa estratégia é oferecer o melhor estoque de imóveis, com qualidade altíssima de anúncios. Todos os anúncios e contratos são confirmados pela nossa Garantia QuintoAndar que existe há 12 anos e ninguém copiou até hoje.
Do lado da demanda, temos uma plataforma cada vez mais líquida e que possibilita que quem quer vender possa fazer isso mais rápido com segurança aumentada. Por outro lado, quem quer alugar pode ficar mais seguro de que receberá o valor no final do mês. Então, nossa estratégia não é muito diferente da feita este ano ou no ano passado, mas sim, baseia-se na nossa filosofia de desenhar a estratégia em função de necessidades reais e que vai se manter aí por muito tempo.
O Quinto Andar injetou R$ 10 bilhões na economia nacional nos últimos quatro anos. Quais foram os principais mercados atingidos?
A gente está presente em todas as grandes regiões metropolitanas, mas as mais importantes no momento são São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Para o ano que vem, a tendência é investir em quais cidades?
Neste próximo ano a gente vai investir muito também em Campinas, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia e Brasília.

