Com Amil entre clientes, MedSimples reduz credenciamento médico de 44 dias para 10 minutos

Healthtech brasileira atua automatização de processos burocráticos, no gerenciamento de escalas médicas e na antecipação de recebíveis. Em 2026, plataforma vai movimentar R$ 7 bilhões

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Imagens: Divulgação / Reprodução Amil

Roberto Chilvarguer, CEO da MedSimples: automação na saúde

Roberto Chilvarguer, CEO da MedSimples: automação na saúde

Ao mesmo tempo em que avança em soluções tecnológicas voltadas para o setor de saúde, a MedSimples acelera seus negócios. Foram movimentados, dentro da plataforma da healthtech brasileira — que atua na automatização de processos críticos como o credenciamento médico para grandes operadoras, o gerenciamento de escalas médicas e a antecipação de recebíveis — R$ 180 milhões em 2024. A empresa vai fechar 2025 com R$ 500 milhões e já tem contratados serviços que vão transacionar R$ 7 bilhões em 2026. Entre os clientes está a Amil, que observou redução do tempo de credenciamento médico de 44 dias para apenas 10 minutos com a ferramenta da MedSimples.

A Amil é um dos grandes clientes da healthtech, que possui contratos com três grandes operadoras, 30 hospitais e 55 mil profissionais de saúde em sua plataforma.

A maior parte do montante movimentado na plataforma refere-se ao pagamento de médicos, justamente o serviço para o qual a companhia foi criada, em 2018, pelo empresário Roberto Chilvarguer. Sete anos atrás, o executivo observou uma oportunidade no mercado em uma conversa com um primo que atua no setor de saúde.

Nela, concluiu que o giro de pagamento dos médicos variava entre 15 e 60 dias após os plantões realizados. A demanda desses profissionais era pela antecipação da remuneração.

Amil é um dos grandes clientes da healthtech MedSimples
Amil é um dos grandes clientes da healthtech MedSimples

Depois vieram outras ferramentas, como a validação automática de documentos e certificações clínicas para que, em poucos cliques, o médico já esteja apto a fazer um plantão ou um atendimento clínico para uma operadora ou hospital.

O setor de saúde é complexo e regulado. Mas as operadoras de planos de saúde, os hospitais, as clínicas e os laboratórios precisavam de agilidade para contratações rápidas — de um dia para o outro, muitas vezes — para suprir a ausência de um médico plantonista, por exemplo. A burocracia era — e ainda é — um entrave para que essa substituição seja dinâmica. A MedSimples se propôs a resolver essa dor com tecnologia, ao disponibilizar um “pack jurídico”, como define Chilvarguer, um “padrão ouro” de contratação.

Esse processo digitalizado reúne dezenas de documentos exigidos dos médicos em uma trilha de fácil acesso e manuseio para os contratantes, levando em consideração as legislações e regras de cada contrato. “Conseguimos entregar um grupo de documentos organizado e formatado de um jeito que chega tudo certo para a formalização de uma contratação rápida”, disse o fundador e CEO da MedSimples. Um dos primeiros grupos do segmento a utilizar a ferramenta foi a Humanitar Saúde.

Dessa solução, naturalmente surgiram outras, em decorrência da demanda por serviços médicos, com a healthtech obtendo cada vez mais expertise no mercado. Assim, passou a fazer a gestão de plantões, agendas e horários dos médicos — algo necessário em ambientes em que a montagem e as mudanças de escalas, substituições de profissionais e aprovações da coordenação são fatores corriqueiros.

E, junto com o primeiro pilar de atuação, o de antecipação de recebíveis, veio também a verificação fiscal e os pagamentos, com controle e conferência de notas fiscais.

“Com isso tudo, grupos de saúde podem se dedicar mais à medicina e deixar essas questões de back office com a gente”, afirmou Chilvarguer, que recentemente integrou à plataforma da MedSimples 32 mil profissionais da Rede Américas, superando a concorrência da gigante californiana Salesforce.

Solução viva

Outras ferramentas têm sido criadas dentro da plataforma MedSimples. “É uma solução viva”, frisou Roberto Chilvarguer. O agendamento de consultas pelos pacientes é uma delas. “Já fazemos, inclusive, a verificação biométrica do paciente para evitar fraudes.”

Outra iniciativa é a captação da conversa entre médico e paciente para a formulação de relatórios e sugestões de diagnósticos, com uso de IA. Obviamente, a decisão do médico é a que prevalece.

“Os médicos hoje gastam de 30% a 40% do seu tempo registrando os relatos dos pacientes, e 77% das prescrições médicas do Brasil ainda são realizadas na caneta”, disse o CEO da MedSimples, ao apontar um grande campo de digitalização no segmento a ser explorado no País.

Muitas das soluções oferecidas pela healthtech já existem e são utilizadas por grandes operadoras e hospitais. Porém, segundo Chilvarguer, a disponibilidade de todas elas em uma mesma plataforma é o diferencial da MedSimples.

“Resolvemos a dor do pagamento, da antecipação de salário, da escala médica, da certificação, do credenciamento, da agilidade e da eficiência na consulta. Enfrentamos o desafio de correlacionar todos esses problemas para trazer soluções a essa complexidade de interações”, salientou o executivo.

O movimento da MedSimples acompanha a tendência identificada na 28ª edição da pesquisa Global CEO Survey, da PwC, a qual aponta que 58% dos CEOs do setor de saúde do Brasil relatam ganhos de eficiência com o uso de IA, 35% observam aumento de receita e 75% planejam expandir a utilização de plataformas tecnológicas nos próximos três anos.

Propósito

Entre algoritmos, inteligência artificial e outras tecnologias embarcadas nas soluções da MedSimples, também existe espaço para propósito. Recentemente, uma criança entrou no sistema de um cliente da healthtech, que fez a busca por um profissional especializado para realizar uma cirurgia de certa urgência.

A partir da qualificação dos médicos no momento do cadastro na plataforma, foi possível, por meio de uma busca simples no sistema, identificar quantos e onde estavam os profissionais capacitados para atender aquele caso. “Esse processo demoraria horas se não fosse nossa ferramenta”, disse Chilvarguer. “Tiramos a agonia de uma família”, complementou.

Com tudo o que a MedSimples tem oferecido aos players do setor de saúde, o executivo considera a companhia uma “concierge de saúde da família”.

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