Inteligência Artificial conversacional: 8 previsões tecnológicas para 2026

O volume de interações entre marcas e clientes deve se mutiplicar cinco vezes, segundo levantamento da empresa de consultoria em comunicação Sinch

Compartilhe:

Imagens: Freepik

Screenshot 2025 12 16 201700 | Brazil Economy

O levantamento aponta que 42% dos consumidores esperam promoções personalizadas por e-mail, mas 33% afirmam se frustrar quando essas mensagens não são relevantes

A tecnologia segue avançando rapidamente, impulsionada pelas novas aplicações de inteligência artificial. A Sinch, líder global em soluções de comunicação, divulgou um levantamento com as principais previsões para 2026 sobre o uso de IA em mensagens conversacionais.

Segundo a empresa, o volume de interações entre marcas e clientes deve crescer cinco vezes, à medida que agentes inteligentes transformam a forma como consumidores se relacionam com empresas. A expectativa é que esses agentes de IA, tanto para empresas quanto para consumidores, criem novas categorias de interação, redefinindo assim modelos de engajamento e exigindo que as companhias redesenhem suas arquiteturas de comunicação com foco em escala, contexto e confiança.

A seguir, as 8 tendências tecnológicas que devem marcar 2026:

  1. Agentes de IA vão desencadear uma explosão no volume de conversas e nas oportunidades

O tráfego global de mensagens deve aumentar de três a cinco vezes em diversos setores. À medida que a IA conversacional permite que empresas lidem com muito mais interações, novas arquiteturas de dados e fluxos de trabalho serão necessárias para gerenciar bilhões de trocas paralelas, com consciência de contexto. Com agentes de IA agora capazes de se comunicar diretamente entre si, a Sinch espera que o volume total de conversas aumente até cinco vezes.

  1. Agentes de IA deixarão de ser apenas redutores de custos e irão se tornar motores reais de crescimento

A IA deixará de ser vista como ferramenta de contenção e passará a ser vetor de expansão. Cada interação com o cliente se torna uma fonte de insight e potencial receita. Empresas mais avançadas já observaram um aumento no valor médio de até 30% de pedidos em vendas adicionais feitas após a resolução de problemas conduzidas por IA.

  1. Voz com IA será o canal preferido para demandas complexas

Novos sistemas de Voice AI respondem em cerca de 800 milissegundos, quase tão rápido quanto uma conversa humana. Com reconhecimento de intenção em tempo real e memória contextual, esses sistemas entregam uma experiência mais humana e, para o consumidor, mais eficiente na resolução de questões complexas.

  1. Mensagens conversacionais vão redefinir as expectativas dos clientes

O SMS continuará sendo essencial para alcance e verificação, mas canais ricos como RCS e WhatsApp transformarão interações únicas em experiências conversacionais de mão dupla. Marcas que integrarem esses canais em uma camada unificada guiada por IA serão líderes do mercado.

  1. Jornadas conectadas desbloquearão lealdade e valor de longo prazo

A expectativa para 2026 é de experiências contínuas entre canais e dispositivos, com manutenção do contexto ao longo da jornada. Sem integração entre voz, chat e e-mail, empresas tendem a ficar para trás.

  1. Estratégias de comunicação regionalizadas serão decisivas para diferenciar líderes globais de seguidores

A fragmentação dos canais de comunicação impõe um novo desafio às empresas globais. Com o WhatsApp dominante no Brasil e na Índia, o avanço do RCS na América do Norte e a força dos superapps na Ásia, a adaptação regional passa a ser determinante para competitividade e escala.

  1. Comunicações verificadas e seguras definirão o futuro da confiança nas marcas

Com deepfakes e spoofing de voz crescendo rapidamente, remetentes verificados, elementos visuais de marca e autenticação sem atrito serão essenciais para estabelecer confiança digital. Conteúdos não verificados ou irrelevantes serão filtrados antes mesmo de chegar ao usuário.

  1. As caixas de entrada inteligentes do futuro reinventarão o e-mail como um canal de precisão

Embora 42% dos consumidores esperem receber promoções personalizadas por e-mail, 33% relatam frustração quando as mensagens não são relevantes. Com a evolução das caixas de entrada inteligentes, conteúdos genéricos tendem a perder espaço, enquanto comunicações verificadas e contextualmente relevantes passam a ser priorizadas.

A inteligência artificial ultrapassou o campo da infraestrutura tecnológica e já passou a redefinir a comunicação digital. Em 2026, as marcas que abraçarem essa mudança irão transformá-la em um poderoso motor de crescimento.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E
FIQUE POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO MERCADO

    Quer receber notícias pelo Whatsapp ou Telegram? Clique nos ícones e participe de nossas comunidades.