“Os hábitos não podem ser arremessados para fora da janela.” Essa é uma parte de uma das mais categóricas frases de Mark Twain, pseudônimo do escritor, romancista e humorista americano Samuel Langhorne Clemens (1835-1910). A pensata encaixa no atual momento do Janela, espaço de locação para eventos em Pinheiros, bairro nobre da capital paulista.
Os empresários Pedro Coutinho e Mauro Monteiro, idealizadores do empreendimento aberto em 2021, preferem trazer para dentro do local – e não defenestrá-las – as tendências geradas pelos comportamentos atuais, como pregava Twain. O Janela lançou recentemente um cardápio de Baby Porções, assinado pela chef e nutricionista Paula Cedin, recheado de elegantes finger foods e pratos minimalistas de clássicos que carregam leveza, sabor e estética, para atender a um público impactado pelo uso de medicamentos para emagrecimento, como Ozempic e Mounjaro.
O movimento é visto como uma janela de oportunidades para a dupla, que se inspirou no que viu em Nova York, um dos maiores polos de gastronomia e cultura do mundo. Por lá, renomados restaurantes redesenham seus cardápios para torná-los mais enxutos, com menus degustação reduzidos. O menos é mais.

No Janela, os Baby Burguers e os Baby Martinis são alguns dos protagonistas que se agigantam no paladar dos frequentadores. “Bateu muito forte para a gente essa questão das porções menores e dos drinks reduzidos. Faz parte de termos a sensibilidade da contemporaneidade e da criatividade”, afirmou Coutinho, ao observar que demandas do tipo foram trazidas por muitos clientes.
Se o apetite dos clientes por drinks e petiscos é reduzido, o dos sócios está aguçado por negócios, com investimento de R$ 1 milhão na ampliação de 50% da capacidade do espaço.
O ambiente traz a personalidade dos empreendedores e uma estética diferenciada, a partir de móveis e decoração que unem o moderno ao rústico. “Há um acolhimento com a estética. Acreditamos muito no potencial que isso pode proporcionar na experiência dos convidados e na dinâmica do evento, que se torna mais agradável para ser desfrutado da melhor maneira”, frisou Monteiro.
Novos ambientes trazem mais possibilidades. Durante a semana, o Janela recebe muitos eventos corporativos, de marcas que desejam imprimir sua identidade em ativações, além de clientes sociais que buscam uma experiência acolhedora.
“O mercado corporativo tem se surpreendido com nossa informalidade elegante, ao atender suas expectativas de proporcionar a seus clientes, parceiros ou colaboradores uma experiência diferenciada”, afirmou Coutinho.
A aposta em um espaço ambientado e de bom gosto gera um potencial de atração. “Há uma questão do encantamento”, complementou o empresário.

Nos finais de semana, as comemorações dão o tom, com festas de aniversário, casamentos e confraternizações. Na versatilidade disponível, há agora espaço exclusivo para pista de dança, com bar de design assinado, separado da área de jantar ou almoço.
Uma tenda cenográfica pode receber ativações de marca e experiências imersivas em diferentes formatos de conteúdo. E um espaço privativo pode ser destinado como Sala da Noiva ou adaptado para outros usos criativos.
O aumento do Janela não visa majorar preços: o ganho será no maior número de pessoas que devem frequentar o local. “Pretendemos fazer 40% mais eventos no ano que vem e quase dobrar o Ebitda”, disse Coutinho.
“Quem faz um poema abre uma janela”, dizia o poeta brasileiro Mario Quintana (1906-1994). O Janela abre possibilidades para as pessoas sentirem, em prosa e verso, suas pequenas porções de emoções em grandes intensidades.

