NOVA ergue a taça para celebrar 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul

Em parceria com o Consulado de Porto Alegre, empresa resultante da fusão de cinco cooperativas lança espumante com a variedade Trebbiano Toscano

Celso Masson
Compartilhe:

Imagens: Divulgação

Heleno Facchin, CEO: “A missão é criar experiências para a sociedade por meio da uva do nosso cooperado”

Heleno Facchin, CEO: “A missão é criar experiências para a sociedade por meio da uva do nosso cooperado”

Oficializada em agosto de 2024, a marca NOVA Vinhos e Espumantes é recente, mas sua história teve início bem antes, no final do século XIX, com a chegada de imigrantes italianos à Serra Gaúcha. Após décadas de desafios para implementar a vitivinicultura na região, o cooperativismo se mostrou a forma mais adequada de unir esforços para desenvolver a atividade. Da pioneira Cooperativa Vinícola São Victor, de Caxias do Sul, fundada em 21 de novembro de 1929, seguiram-se a São Pedro, de Flores da Cunha (1930), a Linha Jacinto, de Farroupilha, a Aliança, também de Caxias, e a Santo Antônio, de Nova Pádua, as três últimas iniciadas em 1931.

Cada uma, a seu modo, garantiu o sustento de famílias produtoras de uvas, vinhos, espumantes e sucos. Embora concorressem no mercado, compartilhavam valores comuns de trabalho, resiliência e compromisso com as pessoas. Com o tempo, impôs-se a necessidade de inovação, modernização e um novo olhar estratégico para o futuro.

O rótulo dos 150 anos celebra o legado da contribuição italiana para a viticultura no Sul do Brasil
O rótulo dos 150 anos celebra o legado da contribuição italiana para a viticultura no Sul do Brasil

Foi assim que, em 2010, as cinco cooperativas uniram forças e fundaram a Nova Aliança Vinícola Cooperativa, hoje apenas NOVA, marca-mãe definida após um processo de rebranding. A ideia da fusão era criar sinergias operacionais e perpetuar o legado construído por quase um século, com base em valores como sustentabilidade, ética e valorização da comunidade. Atualmente, são mais de 600 famílias cooperadas e diversas unidades de negócio.

Essa longa trajetória, que teve papel decisivo na prosperidade dos imigrantes italianos que se fixaram no Sul do Brasil, acaba de ser reconhecida na forma de um espumante criado especialmente para homenagear os 150 anos da imigração italiana, iniciada em 1875. Em parceria com o Consolato Generale d’Italia di Porto Alegre, a vinícola elaborou o NOVA Espumante Branco Seco Trebbiano Toscano – Edizione Speciale. “A Trebbiano Toscano foi escolhida por ser uma das primeiras variedades cultivadas no país”, afirma o CEO da NOVA, Heleno Facchin.

As uvas são cultivadas por cooperados no núcleo de Pinto Bandeira, referência na produção de espumantes de alta qualidade. Com 11% de álcool e perfil jovem, o NOVA Trebbiano foi pensado para acompanhar pratos leves e da cozinha mediterrânea. “Nossa missão é criar experiências positivas para a sociedade por meio da uva do nosso cooperado”, destaca Facchin.

Segundo o enólogo André Gasperin, responsável pela vinificação, esse espumante combina tradição e inovação. O processo de elaboração, no método Martinotti (criado na Itália em 1895, mas patenteado na França por Eugène Charmat, nome que se tornaria mundialmente conhecido), utiliza uvas inteiras da mesma variedade em uma única fermentação em autoclave. “Essa técnica preserva os aromas primários e intensifica a expressão da fruta”, explica Gasperin.

O resultado é um espumante fresco, frutado e equilibrado, com notas de abacaxi, maçã verde e flores brancas. A edição é limitada a 12 mil garrafas numeradas, reforçando seu caráter exclusivo e comemorativo. Uma homenagem líquida ao passado e ao futuro da imigração italiana no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E
FIQUE POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO MERCADO

    Quer receber notícias pelo Whatsapp ou Telegram? Clique nos ícones e participe de nossas comunidades.