Entenda a onda barefoot luxury, seja a bordo de um iate ou no imóvel da praia

A expressão em inglês que significa “luxo descalço” traduz um novo modo de viver bem: mais conectado à natureza, ao tempo e ao próprio corpo

Celso Masson
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Imagens: Divulgação

Sequoia Square, uma das áreas de lazer batizadas com nome de árvore no Infinitá Treehouse, da Blue Heaven Empreendimentos, em Itajaí (SC)

Sequoia Square, uma das áreas de lazer batizadas com nome de árvore no Infinitá Treehouse, da Blue Heaven Empreendimentos, em Itajaí (SC)

Primeiro foi o silêncio. O luxo do excesso e da ostentação pedia mais quietude, sem ruídos inconvenientes. Depois, veio o tempo. Pausas para a introspecção e mergulhos de autoconhecimento entraram na agenda como antídotos necessários à rotina estressante do trabalho em ritmo acelerado. Agora, é a vez dos pés no chão. A expressão inglesa barefoot luxury (literalmente “luxo descalço”) traduz um novo modo de viver bem. O conceito nasceu em destinos paradisíacos do Sudeste Asiático e ganhou força ao se tornar mantra de resorts e spas mundo afora. Em seguida, subiu a bordo de iates mediterrâneos. Até inspirar o design de empreendimentos imobiliários de alto padrão no Brasil.

Em Balneário Camboriú, vitrine mais verticalizada do litoral catarinense, o Auris Residenze desafia a paisagem de arranha-céus com a proposta de um “refúgio vertical” que respira, purifica e devolve à cidade um pouco da harmonia natural que o urbanismo acelerado costuma roubar. Idealizado pelo Fischer Group e assinado pelo arquiteto italiano Marco Casamonti, do premiado estúdio Archea Associati, o projeto é descrito como o primeiro “edifício-árvore” da região.

Ilustração da fachada lateral do Auris Residenze, em Balneário Camboriú (SC), considerado o primeiro edifício árvore da região
Ilustração da fachada lateral do Auris Residenze, em Balneário Camboriú, considerado o primeiro edifício árvore da região

Com apenas 26 unidades (uma por andar), o Auris incorpora tecnologias que tornam o bem-estar um ativo de valor: sistemas de filtragem que garantem água potável em todos os pontos do edifício, ar purificado com controle de CO₂ até nas garagens e paisagismo funcional com espécies nativas integradas à fachada.

Certificado pelos selos internacionais WELL e LEED, o empreendimento traduz de forma concreta a filosofia do novo luxo: aquele que privilegia a saúde, o conforto e a longevidade. “Mais do que um endereço, o Auris representa um modo de viver que une sofisticação e autenticidade, arte e tecnologia, mas com o olhar voltado à vida em sua essência”, resume a proposta do grupo, cuja história remonta ao Hotel Fischer, inaugurado nos anos 1950 e símbolo da hotelaria de luxo em Santa Catarina.

O litoral catarinense é também onde floresce a filosofia Building With Nature, adotada pela Blue Heaven Empreendimentos. Com assinatura de dois renomados escritórios de arquitetura – Triptyque e Architects Office – o Infinitá Treehouse, em Itajaí, pode não ser considerado um “edifício árvore”, mas a flora mundial está bem representada em sua área de lazer, cujos ambientes foram batizados com os nomes Magnólia, Carvalho, Acácia, Sequoia e Baobá.

Deck com hidromassagem e lounge de design clean no Azimut Grande 25 Metri. O luxo do futuro será cada vez mais emocional e menos material
Deck com hidromassagem e lounge de design clean no Azimut Grande 25 Metri. O luxo será cada vez mais emocional

“Quando escolhemos nomes de árvores para os espaços de lazer, não é apenas uma homenagem simbólica. É a materialização da ideia de que morar bem significa estar conectado com a essência da vida”, afirma Fabrício Bellini, CEO da Blue Heaven. Os apartamentos têm entre 350m² e 805m² e os preços partem de R$ 9 milhões.

O projeto já foi premiado internacionalmente, tanto no Global Architecture & Design Awards 2023 quanto no People’s Choice Award do LOOP Design Awards 2024. Todos os apartamentos serão entregues com piscinas de vidro e pisos em pedras vulcânicas. Na lateral do edifício, o jardim suspenso a 65 metros de altura contribui para o conforto térmico e reaproveitamento de água pluvial com potencial de redução de até 60% no consumo.

Sobre as águas

Quem já colocou os pés em um veleiro ou iate sabe que sapatos não são bem-vindos a bordo. Mesmo os chinelos precisam ter solados claros. E o melhor mesmo é andar descalço. Por isso, nada mais apropriado que incorporar o conceito de barefoot luxury nas embarcações de alto padrão. A italiana Azimut Yachts, que possui uma unidade produtiva no Brasil desde 2010, evidencia essa onda com maestria. Suas embarcações continuam a ostentar a qualidade e o desempenho que consagraram a marca, mas agora em seu design náutico segue uma nova ótica: menos brilho, mais bem-estar. “O luxo do futuro será cada vez mais emocional e menos material”, afirma Andrea Consolini, CEO da Azimut Yachts do Brasil. “Hoje, o verdadeiro privilégio está em viver o tempo de forma plena, cercado por beleza, liberdade e propósito.”

A crença do CEO se materializa no Azimut Grande 25 Metri, lançado no Brasil e já considerado um ícone do luxo sensorial. O iate combina leveza estrutural, graças à superestrutura em fibra de carbono, com design contínuo entre interior e exterior. As janelas panorâmicas inundam os ambientes de luz natural, enquanto a varanda lateral retrátil se abre diretamente para o mar, transformando o convés em uma extensão do oceano. Dentro, materiais nobres e texturas orgânicas em tons neutros criam uma atmosfera de serenidade e conforto.

Mais do que uma tendência estética, o barefoot luxury é um movimento de valores. Ele reflete uma busca por autenticidade e equilíbrio num mundo saturado de excessos. Seja ao pisar descalço no deck de um iate ou no piso de madeira natural de um apartamento que respira, trata-se de uma nova forma de expressar o privilégio. Não pela ostentação, mas pela leveza de ser.

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