Com investimento no core, Shop2gether foca em taylor made para crescer 30%

Plataforma de e-commerce do Icomm Group aplicar R$ 49 milhões em tecnologia, curadoria e logística para expandir vendas e alcançar R$ 500 milhões em faturamento em dois anos

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Imagens: Divulgação

CEO do Icomm Group, João Almendra: visão voltada para inovação, tecnologia e rentabilidade

CEO do Icomm Group, João Almendra: visão voltada para inovação, tecnologia e rentabilidade

Em uma empresa que vende roupas, calçados e acessórios online, o core é investimento. A visão de João Almendra à frente do Icomm Group, detentor das marcas Shop2gether e OQVestir, baseia-se na evolução da companhia em tecnologia e inovação desde que assumiu o cargo de CEO há pouco mais de um ano. Nesse período, de um lado está o desenvolvimento de inteligência de dados e personalização da jornada do cliente; do outro, um crescimento planejado de 30% no triênio 2025-2027, o que corresponderá a um faturamento aproximado de R$ 500 milhões, diante da receita de R$ 370 milhões registrada em 2024.

Para este ano, R$ 40 milhões foram separados para avanços tecnológicos que garantem uma fluidez mais alinhada às demandas dos consumidores, e outros R$ 9 milhões para logística, visando entregas mais rápidas e eficientes. “Investimento é o nosso core”, ressaltou Almendra ao BRAZIL ECONOMY.

A longo prazo, as ações visam colocar o grupo como principal plataforma de e-commerce de moda premium do País. “Temos um plano bem consistente. Os nossos investimentos são focados em aperfeiçoar a curadoria dos produtos, ter uma tecnologia eficiente e proporcionar uma experiência que atenda bem nossos clientes em um único ecossistema”, afirmou o executivo, com mais de 20 anos de experiência em varejo e passagens por Americanas e Magazine Luiza.

Sob o guarda-chuva do Icomm Group estão as plataformas Shop2gether — com produtos de vestuário masculino e feminino de 500 marcas nacionais e internacionais, entre roupas, calçados, acessórios e lançamentos (e tíquete médio de R$ 700) — e a OQVestir, primeiro e-commerce de moda do Brasil, com mais de 15 anos de atuação e que leva ao consumidor as tendências de 300 marcas parceiras (tíquete médio de R$ 550).

Para se diferenciar das dezenas de concorrentes, a companhia aposta em soluções que levam personalização às sugestões para os clientes. “Trabalhamos para oferecer experiências específicas de navegação e vitrines, um tailor made para cada pessoa. Para isso, usamos muita análise de dados, muito comportamento de navegação nas plataformas”, disse Almendra.

Com ferramentas de recomendação e uso de inteligência artificial para otimização, a empresa dá continuidade à estratégia iniciada no ano passado com a solução Fashion Guide, um assistente virtual baseado em GPT (Generative Pre-trained Transformer) para auxiliar seus clientes com dúvidas de moda. “Isso fortalece a fidelização.”

Entre as novidades mais recentes está uma nova solução de check-out, mais rápida, mais leve e que ajuda na conversão de vendas. “É um novo carrinho, que é a parte mais sensível do site. Possui funcionalidades que ajudam o cliente a preencher dados corretamente ou identificar informações que estão faltando”, frisou o CEO do Icomm Group.

A ferramenta, instalada em setembro, terá sua prova de fogo agora na Black Friday, quando a companhia espera um aumento de 65% no volume de pedidos em relação ao mesmo período do ano passado.

Outra novidade que está sendo testada é a busca por imagem dentro dos e-commerces, uma tendência captada junto ao Google. “Observamos que 25% do tráfego da busca no Google é por foto. Se a pessoa gosta de um tênis, ela tira uma foto e procura pelo item. Temos jornadas nesse sentido”, salientou Almendra, que vislumbra para um futuro próximo a busca por voz nos e-commerces.

No campo dos produtos — mais de 30 mil itens expostos no Shop2gether e no OQVestir — ainda cabem novidades. A entrada de marcas esportivas como New Balance, Nike e Adidas Originals no portfólio foi um avanço conquistado neste ano, principalmente para encorpar o portfólio de tênis.

“Estamos ofertando um tier que não existe em outros e-commerces. Estamos fortalecendo a parte de sneaker destination”, disse o executivo.

Logística

Para todo o esforço de evolução tecnológica, foco no cliente e curadoria aprimorada, há também uma preocupação com a entrega dos produtos. São R$ 9 milhões investidos na modernização dos processos logísticos para ganho de eficiência.

“Ampliamos nosso range de CEPs que atendemos, para alcançar cada vez mais regiões na velocidade esperada. Entendemos que esse ponto é um diferencial e parte importante da moda premium”, afirmou o CEO do Icomm Group, que visa expandir a presença na região metropolitana de São Paulo e em algumas praças do interior para entregas em um dia.

“Temos elevado o nível da nossa entrega expressa, que é um dos pilares da experiência premium”, completou.

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