WhatsApp tem taxas de abertura 5 vezes maiores que e-mail, diz estudo da OmniChat

Para a plataforma líder em chat commerce no Brasil, uso da ferramenta é o melhor caminho para vender mais na Black Friday deste ano

Compartilhe:

Imagens: Divulgação

Mauricio Trezub, CEO da OmniChanel: uso do WhatsApp como maior potencializador de vendas na Black Friday

Mauricio Trezub, CEO da OmniChanel: uso do WhatsApp como maior potencializador de vendas na Black Friday

Na Black Friday, quem responde rápido pelo WhatsApp sai na frente. A ferramenta é a melhor ferramenta para personalizar em escala e reduzir atritos no pagamento, de acordo com a OmniChat, principal plataforma de IA conversacional para vendas no Brasil, especializada em unificar e automatizar a comunicação entre marcas e consumidores por meio de canais como Instagram Direct, Messenger, Webchat e, claro, WhatsApp que, de acordo com a companhia, tem taxas de abertura até 5 vezes maiores que o e-mail, conversão até 10 vezes superior ao e-commerce tradicional e é o preferido por grande parte dos consumidores brasileiros.

“A Black Friday da inteligência artificial começa muito antes de novembro, que normalmente se estende até o Natal. Não dá para implantar um projeto de IA duas semanas antes e esperar milagre, é preciso treinar, testar e ajustar o agente com antecedência. O varejo quer oferecer uma experiência de compra encantadora, e isso só é possível quando a IA conversa com o cliente de forma hiper personalizada, com o tom de voz da marca e contexto real”, afirmou Maurício Trezub, cofundador e CEO da empresa.

Fundada em 2016, a OmniChat atende mais de 500 marcas como Hering, Decathlon, Crocs, Arno e Natura por meio de uma tecnologia própria, combinando inteligência artificial generativa e interações humanas para potencializar as estratégias de marketing e vendas. De acordo com Trezub, as companhias de todos os tamanhos que querem melhorar as vendas na Black Friday, do dia 28 de novembro devem seguir um plano de ação focado principalmente no uso de WhatsApp combinado com IA, garantindo o atendimento 24/7 com fluxos automatizados para cobrir horários de pico e fora do expediente. Agentes treinados devem responder dúvidas frequentes, apresentar ofertas e encaminhar para o humano quando necessário, com histórico completo da conversa.

A IA também deve ser treinada para adaptar ofertas, linguagem e recomendações ao perfil do cliente, já que em datas de alto volume, isso mantém a conversa consultiva e aumenta engajamento. É importante também reduzir as desistências no último passo das compras, por meio da reativação de links de pagamento, facilitação do PIX e opções alternativas no próprio WhatsApp. O executivo também lembra que o pós-venda importa, então é necessário enviar atualizações de pedido e entrega no mesmo thread e, depois da confirmação, convidar para avaliação ou recompras relevantes.

Na visão de Trezub, com IA, automação e time humano bem orquestrado, o WhatsApp deixa de ser apenas SAC e vira motor de receita, da primeira mensagem ao pagamento, passando por recuperação e fidelização. Em uma data tão competitiva, velocidade, personalização e zero fricção podem fazer toda a diferença para o cliente. Ele explica:

“Imagine uma IA que reconhece o perfil do consumidor, entende o que ele busca e recomenda produtos que realmente vão gerar impacto na vida dele. É velocidade com experiência e essa combinação vende até 15 vezes mais”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E
FIQUE POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO MERCADO

    Quer receber notícias pelo Whatsapp ou Telegram? Clique nos ícones e participe de nossas comunidades.

    `