De olho em um mercado que movimenta R$ 150 bilhões no Brasil, a Visa entra de cabeça no setor de vale-alimentação, vale-refeição e vale-cultura para encarar gigantes como Ticket, VR, Alelo e Pluxee (antiga Sodexo), que dominam 90% do segmento. Outras grandes empresas, como a própria Visa, agora ingressam na chamada “trilha do voucher” a partir de arranjos abertos, com as bandeiras de cartões autorizadas a transacionar benefícios do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). É um novo jogo, com mais competidores, e bons competidores. A mudança entra em vigor na segunda-feira (3).
“Imaginamos que vai haver um mercado cada vez mais competitivo, o que é saudável para todo mundo, e cada vez mais inovador, o que também é benéfico. É um ganha-ganha-ganha para todos os participantes, principalmente os usuários finais”, afirmou ao BRAZIL ECONOMY Alessandro Rabelo, diretor executivo de Soluções da Visa do Brasil.
Os pagamentos com cartões de vale-alimentação, vale-refeição e vale-cultura passarão a ser processados por uma nova infraestrutura de pagamento. No chassi de débito e crédito entra o trilho voucher.
No caso do Visa Voucher, o consumidor não precisará ter outro cartão para pagar suas compras, seja em mercados (alimentação) ou restaurantes (refeição), uma vantagem em relação aos players tradicionais.
“Ao o consumidor escolher a opção voucher de pagamento, o processamento já define de qual saldo debitar (alimentação, refeição ou cultura), dependendo do estabelecimento em que ele está comprando (mercado, restaurante ou livraria). E tudo pode ser acompanhado pelo app, que exibe os valores separados, com muita transparência”, explicou Rabelo.
O desafio será apresentar propostas aos setores de Recursos Humanos das empresas para poder operar os benefícios corporativos de seus funcionários, em um segmento que agora conta com mais concorrentes.
Nesse cenário, outro diferencial da Visa, segundo o executivo, é a aderência a outras tecnologias e soluções digitais de pagamento, como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay, entre outras, além de toda a parte de tokenização para o mundo online.
“Nós, como novos players, trazemos para dentro do sistema uma simplificação interessante para o consumidor. Tiramos a complexidade e oferecemos inovação”, destacou Rabelo.


 
                                                         
                                                         
                                                        