Nutanix investe em simplificação de data center para evitar apagões como da Amazon

Com casa nova no Brasil e faturando US$ 2 bilhões em todo o mundo, Nutanix aumenta em 15% a base de clientes no País durante o último ano fiscal

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Imagens: Divulgação

Leonel Oliveira: de aluno que não gostava de telecomunicações para diretor-geral da Nutanix no Brasil

Leonel Oliveira: de aluno que não gostava de telecomunicações para diretor-geral da Nutanix no Brasil

No início desta semana, uma falha na Amazon Web Services (AWS), serviço de computação em nuvem da Amazon, provocou uma onda de pânico em mais de 500 empresas em todo o mundo, entre elas iFood, Zoom, PicPay e Mercado Livre. A instabilidade, que durou cerca de 15 horas, teve origem em um problema no data center da companhia na Virgínia, nos Estados Unidos, e acendeu um alerta sobre a vulnerabilidade de sistemas que sustentam parte da economia digital global.

Quando panes desse porte acontecem, os principais players de tecnologia voltam a discutir como garantir mais segurança, agilidade e estabilidade às operações em nuvem. Para a Nutanix, uma das líderes mundiais em soluções de infraestrutura hiperconvergente, a resposta passa pela simplificação. Fundada em 2011, em San José, na Califórnia, por ex-executivos do Google e da Oracle, a companhia emprega hoje mais de 7 mil pessoas e fatura anualmente cerca de US$ 2 bilhões.

“Sabemos que as falhas acontecem e que a tecnologia está suscetível a erros, como no caso da Amazon. Mas criamos uma simplificação radical de como se constroem data centers. Esses sistemas são tradicionalmente complexos, e nossa solução unifica todos os formatos para que não haja elementos de falha ou vulnerabilidade, garantindo maior controle e estabilidade do ambiente”, explica Leonel Oliveira, diretor-geral da Nutanix no Brasil desde 2014.

Segundo ele, a proposta da empresa é transformar os data centers em estruturas tão integradas quanto os smartphones, que concentram todas as funções da vida digital. “Nosso sistema é baseado em uma arquitetura hiperconvergente, em que as funcionalidades se entrelaçam para entregar eficiência e performance a qualquer organização”, reforça o executivo.

Natural do ABC Paulista, Leonel Oliveira começou sua trajetória como eletricista e formou-se no Senai, motivado pela curiosidade em entender o funcionamento dos aparelhos. O que começou como um interesse técnico se transformou em uma carreira de destaque. Hoje, ele lidera uma operação que vive um ciclo de crescimento consistente. No quarto trimestre fiscal de 2025, a Nutanix ampliou em 15% sua base de clientes e em 35% o ecossistema de canais no País.

A expansão foi impulsionada também pela inauguração de uma nova sede na zona sul de São Paulo, projetada para funcionar como um hub de inovação e criação. O espaço foi concebido para promover experiências, workshops e testes de soluções voltadas à modernização de data centers, automação e inteligência artificial. “Vendemos soluções, e isso depende da credibilidade e do comprometimento das pessoas. Por isso, o olho no olho é essencial, mesmo em uma empresa de tecnologia. O espaço físico reforça essa conexão”, destaca Oliveira.

Segmentos estratégicos

A Nutanix atende grandes marcas no Brasil, como Mercedes-Benz, Farma Conde e Neoenergia, além de reforçar sua presença em setores estratégicos. “Estamos muito focados nos mercados financeiro, de saúde e educação, mas também temos um papel importante junto aos governos, que valorizam a soberania de dados. Atendemos órgãos federais, estaduais e municipais, fundações e autarquias. Qualquer cliente que precise modernizar e transformar digitalmente seu ambiente é estratégico para nós”, diz o executivo.

Entre os casos de destaque da operação brasileira está o projeto desenvolvido para a Leão Alimentos e Bebidas, controlada pela Coca-Cola Brasil e seus fabricantes regionais. A companhia é responsável pela gestão da cadeia produtiva nacional de bebidas sem gás, chás e energéticos do portfólio da Coca-Cola no País.

Com o principal data center localizado na região metropolitana de Curitiba, a Leão enfrentava sobrecarga e limitações de crescimento. A Nutanix implementou uma solução de nuvem hiperconvergente que centralizou todos os dados em uma única interface de navegador, permitindo monitorar a saúde do negócio em tempo real. “A Leão identificou na tecnologia hiperconvergente uma aliada para impulsionar seus negócios, ao otimizar a infraestrutura e simplificar o gerenciamento do ambiente”, explica Leonel Oliveira.

Em um mercado em que a confiabilidade dos dados e a continuidade operacional são vitais, a Nutanix aposta em sua arquitetura unificada para consolidar posição no Brasil. “Acreditamos que simplificar é o caminho. A tecnologia deve ser um meio para fortalecer o negócio e não um obstáculo. Nosso papel é garantir que as empresas possam crescer com segurança, flexibilidade e resiliência”, conclui o executivo.

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