Em comemoração aos cinco anos de sua criação, a nstech, uma das maiores empresas de software para supply chain da América Latina, lança nesta quarta-feira (1) a plataforma Transportation Network System (TNS). A solução consolida mais de 100 ferramentas desenvolvidas ao longo da trajetória da companhia brasileira, que incorporou 36 empresas nesse período.
Segundo Vasco Oliveira, CEO e fundador da nstech, a empresa entra em uma nova fase a partir do TNS, um software inteligente que evolui a cada nova interação com clientes e sistemas, ampliando a inteligência coletiva e a eficiência operacional do supply chain.
A TNS faz referência ao TMS (Transportation Management System), termo conhecido no setor. Mas a solução da nstech vai além. Enquanto o TMS é um componente de gestão de transporte, a TNS é uma rede colaborativa que conecta dados e operações em tempo real, criando valor coletivo para todos os participantes.
A plataforma cobre toda a jornada, da gestão de risco ao abastecimento e ao controle de pátio, com infraestrutura web e mobile, conectores plug-and-play e APIs para integração com sistemas legados.
“Há maior integração e colaboração entre embarcadores, indústrias, varejistas, operadores logísticos, transportadoras, motoristas autônomos, seguradoras e postos de combustível. Conseguimos reduzir muitas ineficiências e todo mundo ganha um pouco mais”, afirmou o executivo.
“É uma nova categoria de software. É muito mais do que apenas uma plataforma tecnológica. É um grande movimento que une todo o ecossistema com o objetivo de melhorar a logística brasileira”, disse Oliveira.
O TNS faz parte de um plano de investimentos em pesquisa e desenvolvimento da nstech que somam R$ 200 milhões em 2025. “Apresentamos muita inovação.”
A nstech registrou receita recorrente de R$ 1 bilhão em 2024, 26% superior ao período anterior. A expectativa é fechar este ano com cerca de 25% de crescimento. No ano passado, passaram pelas ferramentas da companhia R$ 360 bilhões em fretes.
Entre as estratégias de crescimento da companhia está justamente o TNS, solução que será disponibilizada para a base de 75 mil clientes da nstech. “Crescemos 70% na mesma base e 30% em novos logos”, afirmou Oliveira. “O setor ainda é altamente fragmentado e pouco digitalizado”, acrescentou.
Uma das missões da nstech é minimizar os custos logísticos no Brasil, que vêm aumentando ao longo dos anos. Em 2012, o gasto representava 11,5% do PIB (Produto Interno Bruto). Em 2023, chegou a 18,4%, segundo o Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS), representando um aumento de quase 60% em pouco mais de uma década.
“A logística tradicional enfrenta inúmeras barreiras e nós acreditamos que a integração entre pessoas, processos e tecnologia pode transformar o setor. É isso que propomos com a TNS”, afirmou Oliveira.
Internacionalização
A nstech atua em 15 países — Além do Brasil, Angola, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, EUA, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela. A operação internacional representa menos de 10% da receita da companhia.
Porém, tem crescido acima dos resultados do Brasil. “Entendemos que tem uma oportunidade de sermos um player mais dominante na região”, disse Oliveira. “Vamos avançar na América Latina”, vislumbrou o CEO.